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Usando o remarketing para atrair mais leads para concessionárias

O remarketing é uma maneira de atingir quem visitou seu site, mas não fechou uma compra. A abordagem consiste em direcionar anúncios a essa audiência. As peças aparecerão online, enquanto os usuários estiverem navegando por outras páginas.

Essa tática, também conhecida como retargeting, pode ajudar a atrair leads à sua concessionária. Assim, a tendência é aumentar as taxas de conversão.

Remarketing para concessionárias de veículos

As antigas estratégias de publicidade vêm perdendo espaço. Quando uma revendedora de carros anuncia no rádio ou na TV, acaba divulgando a marca a um público numeroso, mas nem sempre interessado naquele produto.

Com as tecnologias digitais, alterou-se o caminho para chegar até os consumidores. É preciso entender a jornada de compra da pessoa e oferecer a ela conteúdo relevante, no momento certo.

Nem sempre você conquistará clientes de primeira. Porém, campanhas de links patrocinados, marketing de conteúdo e outras ferramentas ajudam a traçar perfis cada vez mais específicos – e certeiros – dos leads.

Retargeting na jornada de compra de carros

Adquirir um automóvel, tanto zero quanto seminovo, não é uma decisão que se tome da noite para o dia. Pode levar meses até que o sujeito decida qual é o modelo mais confortável, econômico, bonito ou qualquer outra qualidade que lhe pareça importante.

É comum que os futuros compradores leiam comparativos e acompanhem sites especializados em reviews. Também visitarão páginas de diversas concessionárias, principalmente para verificar as condições de pagamento e o tempo de entrega do veículo.

Uma marca com visibilidade na rede tem mais chances de atrair esses clientes em potencial. A partir da primeira visita, então, entra em prática o remarketing. A estratégia, se bem desenhada, pode garantir ótimos resultados.

Como trabalhar o remarketing com seu público

O maior desafio está em filtrar leads qualificados, pois alguns visitantes podem ser apenas curiosos, sem real intenção de compra. Já outros, mesmo que queiram um carro novo, abandonam a página sem deixar nome, e-mail ou outro meio de contato.

Como o processo de retargeting não é instantâneo, o primeiro passo envolve aumentar o público do site para, a partir daí, selecionar o alvo.

Conteúdo relevante

Uma maneira de gerar tráfego é o marketing de conteúdo. A companhia pode manter um blog com informações sobre o universo automotivo, das notícias de lançamentos às curiosidades sobre mecânica e leis de trânsito.

Deve-se recorrer ao SEO (Search Engine Optimization), o uso de palavras-chave para facilitar o acesso orgânico. Por exemplo, se alguém for ao Google e digitar “por que o motor 1.0 é mais econômico?”, poderá encontrar um post da loja com a resposta.

As keywords também auxiliam a segmentar links patrocinados e outros tipos de anúncios. Vale especificar. O termo “carro novo Porto Alegre” é abrangente demais. “Ford Ranger Porto Alegre” pode atingir um nicho mais certeiro, com maior potencial de conversão.

Segmentação

Eis outra diferença entre a publicidade tradicional e os anúncios de remarketing. O banner não deve direcionar o usuário a uma área genérica do site, como o catálogo de automóveis seminovos.

Em vez disso, trabalham-se anúncios para cada modelo de carro, individualmente. O banner do Ford Ka 2015 é linkado a uma página específica, com todas as informações relevantes sobre aquele item.

As ferramentas de marketing digital permitem restringir o alcance da publicidade conforme a faixa etária, a localização geográfica ou os hábitos de consumo do indivíduo. Contudo, a tecnologia só gera resultados quando utilizada por um profissional inteligente e capaz de interpretar dados.

Tempo ao tempo

Quando bem estruturada, a campanha de retargeting faz com que o nome da concessionária chegue ao público bem cedo, no topo do funil de compra. Com a marca na cabeça dos leads, ela se torna uma opção real para a aquisição do veículo.

Ainda assim, trata-se de uma decisão de médio prazo. Por isso, não espere um salto imediato nas conversões. O planejamento das campanhas deve prever, pelo menos, alguns meses de execução.

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