Fator | Performance Driven Marketing

12 formas de transformar o Instagram em uma máquina de dinheiro

Durante anos, para que as empresas aumentassem diretamente as vendas no Instagram, elas tiveram que confiar em seus links de biografia para direcionar os seguidores para as páginas de destino do site. Mas as coisas mudaram!

Abaixo estão 12 maneiras de impulsionar as vendas no Instagram, tornando-o uma plataforma além do reconhecimento da marca e ajudando você a ganhar o dinheiro que sua empresa merece:

1. Conta comercial ou nada!

Em primeiro lugar, verifique se você tem uma conta comercial no Instagram, não uma página pessoal!

Um grande motivo para você não estar gerando vendas no Instagram é por não estar aproveitando os benefícios dos perfis de negócios! Se você usar o Instagram como forma de promover seus negócios, precisará aproveitar esses perfis!

Mudar para um perfil de negócios é simples. Nas configurações da sua conta, clique em “Alternar para o perfil comercial”. Faça login no Facebook no aplicativo do Instagram. Em seguida, basta selecionar a página do Facebook que você deseja conectar. Depois de fazer isso, basta preencher o seu perfil!

O uso de um perfil comercial permite:

  • Acessar o Instagram Insights, que fornece às empresas todos os dados que  precisam saber sobre sua conta e desempenho postagens.
  • Adicionar um botão de contato para que se possa enviar um e-mail, iniciar uma ligação, DM, etc. 
  • Mostrar qual é a categoria do seu setor,  ajudando na busca de quem procura especificamente por este segmento.
  • Colocar link de produtos e adicionar URL ao seus storys e postagens do Instagram! Esse recurso está disponível apenas para perfis com 10K seguidores ou mais

2. Imagens para compras feitas para compras

A verdade é que, quanto melhor suas coisas parecerem, mais você venderá. Então, por que você não está levando a fotografia mais a sério?

O valor percebido de seus produtos e a confiabilidade de sua marca são frequentemente julgados pela qualidade do seu conteúdo visual. Isso significa que ter uma bela fotografia de produtos de alta qualidade pode ajudar bastante a impulsionar as vendas para o seu negócio.

Pense na última vez em que você fez compras on-line e se deparou com uma foto ruim do produto, escura ou desfocada. Talvez você não tenha conseguido descobrir o tamanho real do produto ou não sabia ao certo qual seria a cor. Talvez houvesse tanta coisa na foto que você não sabia qual item estava à venda.

As probabilidades são de que você não comprou esse item.

Ao contrário das compras em uma boutique ou loja de departamentos, quando você navega on-line, não pode pegar o produto. Você não pode tocá-lo, segurá-lo nas mãos ou sentir a textura com os dedos. Tudo o que você tem são as fotografias para basear suas decisões de compra.

Portanto, como empresa, idealmente, suas imagens precisarão não apenas ser criativas e atraentes, mas destacar adequadamente seus produtos de uma maneira útil. Por exemplo, o @ShopAndi faz um trabalho fantástico ao criar imagens de qualidade e que podem ser compradas com os seus elásticos de cabelo:

 

Além de compartilhar imagens atraentes e planas de produtos, elas também compartilham imagens de estilo de vida que mostram às pessoas como estilizar e o tamanho / escala dos produtos nos modelos / influenciadores.

Olhando para a conta deles, eles têm uma grade visual com a marca, clara quanto ao que eles vendem e atraentes. Assim como eles, você pode criar imagens atraentes que fazem as pessoas quererem comprar, fazendo estes passos:

  • Criando edições de fotos e de visual consistente que sejam diretrizes da marca (seus seguidores devem reconhecer quem você é quando estiverem percorrendo o feed). 
  • Variando os tipos de fotos que você está postando ( estúdio, estilo de vida, estabelecer planos, etc)
  • Criando “moodboards” e “inspirationboards” 
  • Enquadrando suas imagens usando a regra dos terços e layouts interessantes
  • Utilizando uma boa iluminação e “golden hours” para sessões ao ar livre
  • Usando cenários e adereços que contam a história da sua marca / campanha
  • Usando influenciadores do seu setor para adicionar tráfego e interesses às suas imagens

Em suma, a representação visual da sua marca on-line pode ser a primeira experiência que seus clientes têm com ela. Desse modo, certifique-se de ser atenciosa e única !

BÔNUS: Dimensionamento de fotos do Instagram

Evite baixa qualidade e tire fotos com o dimensionamento em mente. O formato do Instagram torna suas imagens quadradas, dentro de um quadro de 612 x 612 pixels; portanto, considere a forma quadrada ao fotografar, caso contrário as coisas podem ser cortadas!

3. Quem é você? Conclua sua biografia

Mesmo que pareça óbvio, muitas empresas não escrevem uma biografia completa e convincente da conta, pensando que não tem importância.

Que erro!

Se você não preencher completamente o seu perfil, as pessoas não saberão se você é uma empresa legítima a qual eles podem fazer compras! Portanto, adicione uma biografia atraente e única que mostre o valor da sua empresa e o conteúdo que você fornecerá na conta. Este é o lugar para mostrar quem você é e o que você é! Por exemplo, Wildrootgoatyoga possui um ótimo logotipo, conteúdo e recursos visuais, mas suas informações comerciais carecem de material interessante:

 

Sim, já sabemos que você é @wildrootgoatyoga com seu nome de usuário, portanto houve uma oportunidade perdida de educar seus clientes em potencial apenas reajustando a opção “Wildroot Gota Yoga ”no seu slogan. Em vez disso, você poderia ter escrito algo para melhor envolver e informar os clientes sobre o que você é como:

  • Horários / Dias de funcionamento
  • Frases inspiradoras relacionada a impresa
  • Hashtags
  • Descrições cativantes sobre o que você se preocupa com / o que te faz diferente

Não cometa o erro de pular os detalhes! As pessoas percebem quem é polido e quem não é!

Mantenha sua biografia do Instagram leve, com marca e envolvente. Crie uma biografia que agrade à comunidade do Instagram que você deseja alcançar e reflita o tom das imagens que planeja compartilhar.

Convença-os do valor!

4. Link Trees: dê opções às pessoas

No Instagram, você tem apenas uma oportunidade de direcionar um clique diretamente para o seu site, mas com o LinkTrees, você pode fazer mais! Com o Linktree, você nunca mais precisará alterar seu link de biografia!

Linktree é uma ferramenta gratuita para otimizar o tráfego do Instagram, seja você um blogueiro, um artista ou uma plataforma de conteúdo. Você receberá um link de biografia para abrigar todo o conteúdo para o qual dirige os seguidores e eles receberão opções de localização como abaixo:

 

Como empresa, esse recurso baixado por meio de um aplicativo ajuda a direcionar o tráfego específico para os locais que você deseja. . O melhor é que você pode acompanhar!

Usar o Linktree é uma maneira excelente e gratuita de direcionar mais tráfego para seu público-alvo no Instagram e, assim, aumentar as vendas. Se você ainda não experimentou, eu recomendo que você faça isso agora mesmo!

Envie seguidores para qualquer lugar: artigos, vitrines de sites, eventos, receitas e muito mais!

5. Ofereça promoções e benefícios exclusivos

Coloque um pouco de diversão no feed de seus seguidores com bônus, ofertas especiais e anúncios internos. Como 41% dos Instagrammers afirmam seguir uma marca para aproveitar vantagens e brindes, esta é uma oportunidade para impulsionar algumas vendas!

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de fazer isso é criar imagens com sobreposições de texto.

A sobreposição de texto permite incluir sua promoção diretamente na foto, que é uma maneira elegante de anunciar vendas e descontos. Por exemplo, @mycalmblanket criou uma promoção moderna e visualmente atraente em seu Instagram, destacando a oferta que eles estavam executando.

Como o My Calm Blanket  você também pode criar promoções com as quais as pessoas se envolverão, além de estimular algumas vendas. Se você não possui ferramentas de criação como as da Adobe, existem inúmeras opções gratuitas para usar! Aplicativos gratuitos como Phonto, Canva e Easil permitem escolher a fonte, a mensagem e o posicionamento do texto diretamente sobre a sua imagem, criando uma imagem formatada pronta para o Instagram!

Para dar um passo adiante, você pode aumentar as vendas definindo geograficamente suas promoções, eventos e vendas. Acredite ou não, as postagens com “geotags” obtêm mais envolvimento do que aquelas que não. Isso é específico para locais onde as pessoas podem ir a pé para seu negócio.

Executando uma venda por dia em sua loja? Publique uma imagem e identifique geograficamente a localização da sua loja comercial para que as pessoas saibam facilmente para onde ir  para fazer compras! As geotags informam aos clientes onde eles podem encontrar seus produtos, experimentá-los e comprá-los.

6. Marque os produtos em suas postagens do Instagram

Com uma conta comercial do Instagram, você pode marcar seus produtos em suas postagens!

Isso significa que você está transformando o Instagram em uma loja digital para seus clientes encontrarem produtos, preços e URLs que eles podem comprar diretamente. Como a maioria das coisas em marketing e comércio eletrônico, você precisa tornar a experiência de compra o mais fácil e “sem cérebro” possível. Quando você faz isso, aumenta as vendas.

Para aproveitar ao máximo os “pinos para compra”, adicione todos os seus produtos no Instagram via Shopify ou em um carrinho de compras de sua escolha. Isso facilita para seus seguidores ver preços e detalhes do produto. Observe que, para ativar as compras no Instagram, você deve configurar e ser aprovado para compras na rede social.

Por exemplo, se você estiver navegando pelo feed do Instagram e vir um produto em que está interessado, tudo o que você precisará fazer é tocar na foto para ver o preço e as opções de compra. Por exemplo, aqui está uma mochila que eu vi no Urban Outfitters:

 

Quando um usuário clicar no botão, ele poderá ver os nomes e preços dos produtos e, como não há redirecionamentos envolvidos no processo, você não desativará os clientes que estão apenas navegando! As compras são feitas em toda a plataforma do Instagram através de páginas de destino!

Isso é conveniente para usuários do Instagram que já estão prontos para comprar, porque não precisam alternar entre sites e aplicativos para ver produtos!

7. Os anúncios do Instagram são seus amigos

Se você está procurando uma forma de publicidade paga para impulsionar as vendas, a publicidade no Instagram pode ajudá-lo a alcançar um público novo e direcionado! Por meio de anúncios do Instagram, como os anúncios do Facebook, você pode promover seu conteúdo de forma a alcançar clientes com maior probabilidade de se interessar por seus produtos.

Por exemplo, eu amo mulheres empreendedoras e influenciadoras, então @MarinadeGiovanni publicou um post patrocinado no meu feed pessoal:

Ela provavelmente segmentou mulheres interessadas em Instagram, marketing de mídia social, moda e maquiagem, bem como empreendedorismo feminino. Como ela, você também pode segmentar seu público-alvo usando anúncios do Instagram! Os anúncios do Instagram têm a mesma aparência que as postagens regulares do Instagram, menos invasivas, assim como o Pinterest! A única diferença é a pequena tag “Patrocinado”, que a maioria das pessoas não notará à primeira vista:

 

Os dois tipos diferentes de anúncios do Instagram são anúncios de feed e de história. Existem quatro tipos de anúncios de feed do Instagram: 

  • Anúncios em fotos
  • Anúncios em vídeos
  • Anúncios em slides
  • Anúncios em carrossel

Existem também dois tipos de anúncios de histórias:

  • Anúncio-úncio de imagem
  • Anúncio- único de vídeo

Eles funcionam como anúncios de feed, pois pareciam histórias comuns do Instagram com uma pequena etiqueta de “Patrocinado” na foto. As possibilidades são infinitas quando falamos de publicidade no Instagram e os benefícios que ela traz para  os objetivos de vendas!

BÔNUS: Execute Campanhas de Retargeting

Para aumentar seus anúncios no Instagram, use o redirecionamento para envolver as pessoas que já visitaram seu site! Para começar, basta baixar PixelFacebook e fazer upload de todo o catálogo de produtos no Business Manager.

Os anúncios serão acionados automaticamente com base nos produtos visualizados no seu site e nas imagens dos produtos enviados, com o sistema de back-end do Facebook determinando o conteúdo mais relevante com base em como você categorizou seus anúncios! Legal né?

8. Conteúdos divertidos que geram engajamento

Por mais bobo que isso pareça, nem tudo tem a ver com vendas diretas. Às vezes, você precisa investir em sua tribo de seguidores Instagram para obter um retorno maior e uma lealdade aprimorada. Quando você realiza competições divertidas e eventos, você está recompensando seus clientes mais fiéis, para que eles tenham mais chances de comprar de você novamente.

Para começar, pense sobre o que deseja doar e a melhor maneira de envolver seu público-alvo com sua marca. Por exemplo, se eu fosse uma empresa de calçados masculinos procurando promover um novo sapato de edição limitada, talvez os seguidores compartilhassem as fotos de “The Places You Go”. As fotos podem ser inseridas usando uma hashtag da campanha e apresentando os lugares únicos em que os sapatos as levaram.

Se você está tendo dificuldades com as ideias do concurso, confira nossa lista abaixo:

  • Legenda deste concurso de fotos
  • Código de desconto
  • Concursos de votação
  • Imagens com hashtags
  • Produtos em imagens / vídeos 
  • Conte uma história
  • Ganhe um ano grátis de X produto/serviço
  • Cartão-presente

Desperte interesse na sua oferta! Oferecer descontos por participação ou brindes é uma das maneiras mais eficazes de aumentar suas vendas no Instagram. É um método econômico para promover seus produtos e aumentar as vendas. Por meio desse método, você também pode aumentar a conscientização de seus produtos ou serviços, pois os clientes compartilham notícias sobre a oferta com seus amigos.

9. Stories de compras fazem as compras acontecerem

Stories são o que deveriam ser: um lugar no Instagram que conta uma história!

Vejo marcas e empresas cometendo esse erro o tempo todo: elas compartilham conteúdo, mas isso não segue uma progressão lógica!

Não cometa esse erro,  os story é um lugar fantástico para contar a história de seus próximos lançamentos e remarcações. Além de apresentações em vlogs sobre os “bastidores da empresa”.

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo seus stories no Instagram é planejar a progressão de suas postagens no Instagram e usar recursos que promovam a compra de seus produtos! A Free People fez um trabalho fantástico ao promover seus acessórios e chapéus para o cabelo:

Em seu story promocional no Instagram, primeiro perguntaram ao cliente “Bad Hair Day?”.  Prossiga dizendo a eles: “Podemos ajudar com isso …” . A partir daí, eles contam a história de muitos fracassos dos cabelos soltos, e depois apresentam acessórios que representam a solução para estes problemas. Cada uma das soluções passa para a compra e, no final, elas solicitam que você compre toda a coleção de acessórios para o cabelo.

Como eles, você também pode promover seus produtos de uma maneira que faça sentido!

Ao postar o produto no seu story, você pode usar URLs deslizantes ou mencionar  as tags do produto!

Para fazer isso, selecione a imagem ou o vídeo do Instagram que você deseja (escolhi meu cão Nigel e eu) e clique no link do clipe de papel que abrirá a opção de vincular o URL a um vídeo IGTV ou a um link da Web ou a nota postada no rosto ícone de aparência que permitirá a opção de Produtos. Depois de selecionar “produtos”, seu inventário do Business Manager será aberto para você destacar os produtos que deseja!

Crie álbuns de destaque para destacar suas ofertas, novos produtos e muito mais. 

Mantenha seus álbuns de destaque simples, rotulados e atraentes.

Por exemplo, voltando ao Free People, eles compartilharam o álbum de destaque “Acessórios”, como visto acima. Além disso, eles também apresentam tops, coleções de moda e outros, onde as pessoas podem comprar especificamente estes produtos. É estrategicamente posicionado para que os seguidores possam ver as novidades quando chegarem ao perfil principal.

Use as postagens do seu Stories da mesma maneira que uma loja física usa suas vitrines. Exiba seus produtos, compartilhe ofertas especiais e muito mais!

10. Hashtags funcionam, real oficial

Hashtags são unificadoras de conteúdo e ajudam a promover seus negócios e produtos para novas multidões de pessoas que tentam encontrar pesquisas específicas.

Por exemplo, se eu fosse uma pessoa tentando encontrar sapatos de bebê ecológicos, poderia digitar #Ecofriendlybabyshoes no Instagram e encontrar as empresas que vendem itens que estou tentando encontrar diretamente. Se você é um negócio que procura esse tipo de pesquisa, precisa começar a aprimorar seu conhecimento de hashtag! 

Faça uma lista de hashtags que representam sua marca e pesquise-as para avaliar sua popularidade no Instagram. Você deve escolher hashtags de cauda longa ou combinadas que não sejam tão saturadas .Como #InandOutBurger em vez de apenas #Burger. Eles atraem um público menor e mais direcionado.

Além de encontrar as hashtags corretas, selecione também hashtags de marca. As hashtags com marca direcionarão suas postagens e criarão reconhecimento da empresa. À medida que os usuários começam a reconhecer seus produtos, as hashtags devem ganhar impulso!

11. Influenciadores fazem bons amigos 

Influenciadores são uma maneira incrível de aumentar o número de seguidores e alcançar vendas diretas!

Como plataforma visual, o Instagram oferece o caminho perfeito para envolver seu público-alvo usando a ajuda de influenciadores. Uma boa estratégia de marketing de influenciador do Instagram pode ajudá-lo a obter alto tráfego e mais engajamento, o que gera vendas!

Uma boa maneira de fazer isso é pedir ao influenciador que crie conteúdo valioso que analise e destaque seus produtos. Para aumentar o número de vendas geradas pelo conteúdo do influenciador, forneça aos influenciadores um código de desconto/ link promocional. Por exemplo, a influenciadora @AlexisJakeKaiser, tem um código promocional para seus seguidores para Fab Fit Boxes e 310 Nutrition Shakers:

Se você pretende usar vários influenciadores para promover seus produtos, atribua a cada um código exclusivo para acompanhar suas conversões individuais . Agora, para aproveitar ao máximo os influenciadores da sua marca, identifique os tipos de influenciadores desejados e qual é o objetivo final de usá-los. Considere algumas das táticas dos influenciadores, como:

  • Aumentar a exposição da marca;
  • Compartilhar promoções e mensagens específicas da marca;
  • Apoiar outros objetivos de marketing de conteúdo;
  • Direcionar as vendas dos influenciadores através de páginas de destino e códigos

Qualquer que seja o seu objetivo, o ideal é nunca fazer com que um influenciador poste algo parecido com um impulso óbvio da marca. Tenha cuidado com o uso de influenciadores, mas se você fizer da maneira certa, eles podem gerar números incríveis para seus produtos.

12. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Não tenho certeza de você, mas acho que todos gostamos de ser reconhecidos, certo? Bem, seus seguidores e clientes não são diferentes!

Ao incluir o conteúdo dos seus seguidores no seu feed do Instagram, apresentando produtos e fixando-os na postagem, ele promove uma sensação de apreciação e conexão do cliente. De fato, 65% dos Instagrammers dizem que se sentem honrados quando uma marca os menciona!

Há muitos benefícios em apresentar seus clientes, especialmente se eles ajudarem a visualizar o uso de seus produtos. Ao compartilhar conteúdo útil como esse, você terá compradores motivados e uma melhor chance de fazer uma venda!

O conteúdo gerado pelo usuário é outra forma de publicidade boca a boca!

Celebre seus clientes existentes. Pense no conteúdo deles como uma espécie de prova social viva para clientes em potencial que ainda têm dúvidas.

 

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.