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Tendências de SEO para 2017

Com um novo ano iniciando (finalmente depois do carnaval), começam novas especulações e tendências sobre SEO. Embora certas práticas sejam universais e funcionem há anos na otimização para mecanismos de busca, sempre existem novidades a serem implementadas.

E quando você começa a investir mais tempo na otimização do seu site, você se perguntará “o que há de novo no mercado de SEO?“. Bom, abaixo selecionamos algumas tendências (e outras REALIDADES) para se acompanhar em 2017:

 

1 – HTTPS não é apenas para e-commerce

O HTTPS realiza a criptografia da comunicação entre o computador do usuário e o servidor do site. O protocolo, que era obrigatório para lojas virtuais, agora começa a se expandir para outros sites que tenham qualquer tipo de formulário ou que envie algum tipo de informação através da internet.

O custo para implantar um certificado de segurança é baixo e, além da segurança em si, o Google já confirmou que esse se tornará um fator de ranqueamento.

 

2 – Conteúdos mais extensos continuarão tendo melhor performance nos resultados de busca

Conteúdos mais extensos, acima de 2.000 palavras, sempre tiveram uma melhor performance nos resultados de busca. Esse comportamento não deve se modificar em 2017, e o resultado disso deverá ser um investimento maior na produção de conteúdo relevante para os sites que atuam com inbound marketing e que buscam estar bem ranqueados organicamente.

 

3 – Redes sociais devem se consolidar como um dos grandes canais de referência de tráfego

Pare e pense por um instante na quantidade de interações e engajamento que estão ocorrendo nesse momento nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, etc). As pessoas estão descobrindo produtos e serviços, utilizando as redes sociais para pesquisar opiniões e buscar suporte, as marcas estão ativas em múltiplas plataformas diariamente. Aliás, para 55% dos Brasileiros o Facebook é a própria internet! Ou seja, é muito tráfego de qualidade que pode ser gerado.

 

4 – Busca por voz vai aumentar

Com a popularização dos assistentes virtuais, como a SIRI e a CORTANA, a busca por voz está começando a virar uma tendência. E a partir do momento em que Google e Amazon começaram a investir em automação (com Google Home e Amazon Echo), o uso de voz começará a se tornar mais comum até mesmo dentro de casa. Você já consegue pedir um Uber usando apenas voz, em breve poderá fazer muito mais coisa.

 

5 – O Google vai se apegar ainda mais aos sites mobile

Não é segredo que o Google é um fã de interfaces mobile. Recentemente ele removeu os anúncios laterais da página de busca (para ter a mesma experiência em desktop, tablet e celular) e começou a privilegiar sites responsivos ou com versão para dispositivos móveis. E com o aumento das buscas através de celular, o Google deverá priorizar ainda mais experiências que sejam boas em telas pequenas, incluindo aí o carregamento acelerado de páginas móveis através de projetos como o AMP (https://www.ampproject.org/).

 

6 – Estratégias mobile-first ficarão cada vez mais comuns

Sim, o Google se apegou aos sites mobile pois o tráfego originado de dispositivos móveis está crescendo vertiginosamente. Para grande parte dos segmentos nós já temos mais de 50% do tráfego vindo de celulares, então pensar em uma estratégia que COMEÇA pelo mobile torna-se essencial na hora de pensar o design e propostas de valor.

 

7 – A experiência do usuário continuará sendo prioridade

Existem diversos benefícios em assegurar uma boa experiência de usuário para quem visita seu site. Ao criar interfaces mais amigáveis você garante mais tempo do usuário online, maior engajamento com o conteúdo e redução da taxa de rejeição.

Com impacto direto no SEO, esses benefícios ainda trazem resultados diretos em conversão para as empresas.

 

8 – Links externos continuarão sendo uma referência essencial para o posicionamento

Links externos continuarão sendo um dos fatores mais determinantes para o posicionamento orgânico de páginas. Ao invés de se preocupar em como conseguir mais links, construa um conteúdo de qualidade de forma que as pessoas queiram compartilhar e linkar para você sem precisar pedir. Infográficos e estudos de caso detalhados são estratégias que tem ótima performance em rankings.

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A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.