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SEO x SEM. Qual a melhor estratégia para minha empresa?

Uma das perguntas mais comuns que escuto de nossos clientes mais “antenados” em estratégias de marketing digital é: Devemos investir em otimização para mecanismos de busca (SEO) ou em Links Patrocinados (SEM)?

Ambas as estratégias são parte crucial do que chamamos de MARKETING DE PERFORMANCE. Entretanto, percebemos que muitas pessoas tem a visão de que a presença digital de sua empresa deve ser construída através de uma estratégia ou da outra. E aqui começa o nosso trabalho: Mostrar para o cliente que a melhor estratégia de marketing (de performance) digital utiliza um approach conjunto, composto por técnicas de ambas as táticas.

SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) são formas complementares de se atingir o mesmo objetivo: Melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca de forma a resultar em maior tráfego (e de melhor qualidade) para o site. Entretanto, embora ambas sejam eficientes dentro do que se propõe na estratégia de marketing, cada uma tem seus recursos e possibilidades que podem ajudar a atingir seus objetivos.

Vamos entender um pouco mais?

SEO é a estratégia de utilizar o conteúdo de seu site, estrutura de links, artigos/posts de blog e até mesmo a exposição em redes sociais (entre outras questões) de forma a melhorar o ranking do site em resultados da busca orgânica (não paga) nos mecanismos de busca. Esses mecanismos (como o Google!) levam em consideração todos esses fatores – dentro de seu algoritmo de relevância – na hora de decidir a posição do seu site no ranking de busca para determinada palavra-chave, como “Seguros em Porto Alegre”. O SEO é a base estrutural para a visibilidade de seu site nos resultados dos mecanismos de busca. Os ajustes que você realiza para otimizar o seu conteúdo e relações online terão um impacto constante e a longo prazo no posicionamento de seu site. Entretanto, esses ajustes, embora extremamente importantes e impactantes, podem levar um longo tempo para terem efeito nos resultados das buscas.  O Google, por exemplo, indexa o conteúdo dos sites ao seu tempo e pode-se levar em consideração um prazo de até 6 a 9 meses antes de você começar a perceber os resultados da otimização do site.

Por outro lado, o SEM (Search Engine Marketing – Links Patrocinados) tem efeito IMEDIATO. Assim que a campanha é ativada, com sua estrutura de palavras-chave claramente definida, você começará a ver o impacto em tráfego e visibilidade no Google. Enquanto a inclusão nos resultados orgânicos leva em consideração a alta relevância dos sites, uma campanha de SEM pode “forçar” o Google a colocar seu site entre os primeiros resultados para algumas palavras-chave realmente competitivas. Com essa visibilidade ampliada, o aumento do tráfego é percebido rapidamente.  Entretanto, os efeitos da campanha de SEM não são tão constantes e “duráveis” como na estratégia de SEO (exceto caso você tenha um orçamento de marketing ILIMITADO :-). Ou seja, assim que a campanha gerar cliques suficientes para  exaurir todo o orçamento definido, o tráfego irá parar. O segredo do SEM está na garantia do canal de entrada de novos visitantes. Se as pessoas não clicarem no seu anúncio e visitarem seu site, você não paga!

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Agora que repassamos as características gerais de cada estratégia, é a hora de entender como elas funcionam em conjunto. Na realidade,  a melhor estratégia de marketing de performance digital reúne – obrigatoriamente – ações de SEO e SEM. Esse mix de ações permite ao cliente atingir uma audiência mais ampla e resulta na evolução do site de um canal institucional para uma ferramenta de negócios.

E quais as vantagens de mesclar ambas estratégias?

Aumento de visibilidade para todas as palavras-chave do seu nicho, incluindo as mais competitivas.

A campanha de SEO permite auxiliar na melhoria do ranking para diversas palavras-chave no seu nicho, entretanto as chances são grandes de você não conseguir ter um ranking bom para TODAS elas. Algumas serão menos relevantes e outras serão simplesmente competitivas demais. E quando envolve a concorrência, muitas vezes você estará brigando frente a frente com grandes empresas, com alta relevância e reputação e um bom histórico nos mecanismos de busca.  Nesse momento as campanhas de SEM – através do pagamento por clique – permitem que empresas de diversos portes concorram de igual para igual nessas palavras-chave tão difíceis, garantindo um tráfico qualificado e constante que o SEO não consegue atingir.

Direcionar para um público muito específico

Você precisa buscar um tráfego específico, que busca por palavras-chave diferenciadas mas não quer dedicar tempo demais produzindo conteúdo relacionado à ela no seu site, de forma a otimizá-lo? Para isso o SEM funciona muito bem. Através das campanhas de busca paga, você poderá direcionar um tráfego qualificado para seu site através de palavras-chave que não são necessariamente as mais relevantes em seu conteúdo. Essa é, também, uma forma extremamente eficiente de testar novas áreas de negócio para sua empresa.

Utilize os dados de SEM para abastecer sua estratégia de SEO

Um dos grandes benefícios do Search Marketing é a grande quantidade de dados disponíveis para os analistas trabalharem a evolução de suas campanhas no dia a dia. É possível entender quais palavras-chave estão direcionando mais visitantes para seu site, quais variações os visitantes utilizam para encontra-lo, e até mesmo quais palavras-chave tiveram maior sucesso em transformar buscas em tráfego e conversões. Entretanto, esses dados não são exclusivos para as campanhas de busca paga, e devem ser utilizados como forma de abastecer sua campanha de SEO. Descobriu uma palavra-chave na campanha que direciona o tráfego mais qualificado para seu site? Por que não começar a otimizar o conteúdo de seu site para essa palavra-chave? Existe algum termo que se mostrou eficiente em converter visitantes em clientes de forma rápida? Utilize-o mais em seu site!

Utilize sua estratégia de SEO para melhorar sua campanha de SEM

No google, tudo funciona a partir da relevância. Mesmo a busca paga leva em consideração a relevância das palavras-chave escolhidas para exibir seus anúncios e definir seus custos. A estratégia do buscador é simples: Se você possui um site altamente relevante para determinadas palavras-chave, elas terão um custo menor para VOCÊ anunciar do que para seus concorrentes.  Portanto, se você descobriu boas palavras-chave, que direcionam tráfego qualificado e geram conversões, trabalhe-as na estratégia de SEO também. Melhore a relevância de seu site para elas e você perceberá a redução gradual do custo por clique das mesmas, inclusivo em uma velocidade mais elevada do que a melhoria dos rankings de SEO.

Essas são apenas quatro razões para mesclar estratégias de SEM e SEO. Através delas você poderá potencializar a presença digital de sua empresa, tendo como resultado um aumento do tráfego através dos mecanismos de busca.

Quer descobrir e aplicar outras excelentes estratégias de SEO e SEM para sua empresa? Faça contato conosco. A Fator Digital é um parceiro certificado Google (http://goo.gl/ehxnq)

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A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.