Fator | Performance Driven Marketing

SEO para construtoras. Você deve investir?

Antes de iniciar, afinal o que é SEO? E porque ele importa para uma construtora ou incorporadora? O SEO é um termo de marketing digital importante e entender como ele funciona vai ajudar potenciais clientes a encontrar sua empresa. Em linhas gerais: Você investiu em um website, agora é hora de assegurar que ele está funcionando muito bem!

 

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). De forma simples, são modificações realizadas no site para mecanismos de busca (como Google e Bing) encontrem seu site quando alguém buscar por algum assunto relacionado ao seu negócio.

 

Por exemplo, quando você busca no Google por algo, percebe que milhares de resultados aparecem. Quantas vezes você passa da primeira ou da segunda página? Raramente, certo? Na verdade, a maior parte das pessoas sequer passa da primeira página.

 

Um bom trabalho de SEO ajuda sua empresa a aparecer no topo dessa lista. E embora pareça confuso, com um pouco de planejamento é possível direcionar uma parte desse tráfego que hoje está se perdendo, para seu site. E talvez você até já esteja fazendo algumas dessas questões sem nem perceber.

 

Adicione informações de contato

Você tem os dados de endereço e telefone da sua empresa listados no site? Estão no rodapé e na página de contato, pelo menos? Isso é algo simples e muito funcional para adicionar dados de contato de sua empresa na busca. O Google (e outros mecanismos de busca também) é capaz de identificar esses dados e ajudar a listar de duas formas:

1 – Para exibir resultados mais próximos de onde o usuário está no momento
2 – Para trazer mais informações, como aquele bloco lateral com nome, endereço, telefone e fotos da empresa.

 

Analise as palavras-chave do seu site

Palavras-chave são termos que você adiciona de forma intencional ao site porque as pessoas utilizam no google quando buscam por uma empresa como a sua. O cenário ideal é usar o que chamamos de “termos da cauda longa”, que são frases de três ou mais palavras que detalham de forma mais específica os produtos/serviços da sua empresa.

 

O objetivo aqui é imaginar que você é um potencial cliente e entender quais palavras-chave você usaria para encontrar sua empresa. Por exemplo, se você está em Porto Alegre, a palavra-chave principal pode ser “Construtora em porto Alegre”. Você também pode ter um blog e produzir posts com variações desses termos, como “Incorporadora em porto Alegre” ou “construtora Zona Sul”. Você deverá incluir essas palavras-chave diversas vezes no seu site, porém de forma natural.

 

Priorize o conteúdo

O mais importante a ser feito para melhorar os rankings em buscas locais é manter uma rotina de produção de conteúdo de qualidade, relevante e com termos regionalizados no seu site.  Uma forma de conseguir isso é através de um blog, destacando notícias locais (preferencialmente reescrevendo com suas palavras) e trazendo informações como estudos de caso.

 

Adicione vídeo

Os mecanismos de busca gostam de vídeo pois usuários de internet gostam de vídeo. Embora o impacto no posicionamento seja menor (pois o mecanismo não consegue “entender” as palavras-chave usadas no vídeo), os vídeos costumam ter maior engajamento dos usuários e são muito mais compartilhados hoje do que textos e links em redes sociais. Aliás, usá-los em redes sociais pode ser uma estratégia interessante para atrair tráfego qualificado, visto que eles geram mais interações, como curtidas e comentários.

 

Escreva sobre empresas locais que sejam relacionadas à sua

Não sabe mais o que escrever no blog para usar termos regionalizados? Comece falando sobre uma experiência positiva que você teve com algum fornecedor recente. Isso traz diversos benefícios: Primeiro, você adicionará conteúdo relevante ao site, ajudando mecanismos de busca a encontrá-lo. Segundo, você estará entregando informação de valor para seus clientes, que entenderão sua preocupação em ter bons fornecedores para entregar bons produtos.

 

Assegure-se que seu site é amigável aos dispositivos móveis

O mobile não é uma tendência, mas sim uma realidade. Cada vez mais as pessoas utilizam seus smartphones para realizar buscas no Google, principalmente quando se trata de serviços locais. E esse tráfego não para de crescer. Tenha certeza que seu site é responsivo e bem estruturado para ser acessado em uma tela pequena, principalmente com informações de contato claramente dispostas.

 

Essas são apenas algumas formas de você atrair mais tráfego local, garantindo um melhor posicionamento orgânico no seu site e mantendo sua empresa visível quando buscam pelos produtos/serviços dela.

 

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.