Fator | Performance Driven Marketing

SEO: Escolas precisam pensar como empresas locais

Cada vez que uma pessoa realiza uma busca no Google, a ferramenta filtra os resultados com base na localização geográfica desse usuário. Se a procura for por um serviço ou um estabelecimento comercial, a tendência é que os nomes mais próximos apareçam em destaque. Isso vale, inclusive, para instituições de ensino.

Portanto, o site da escola ou da faculdade precisa estar otimizado como uma empresa local. As regras de SEO, nesse caso, são ainda mais específicas.

Otimização para motores de busca: pense como empresa local

O chamado Local Search Engine Optimization envolve estratégias que vão além do uso de palavras-chave em blog posts e Google Ads. Elas compreendem uma série de boas práticas para “ensinar” ao algoritmo do Google que o seu educandário é o resultado mais relevante. Porém, antes de saber quais são essas táticas, vale entender como o motor de busca funciona.

Quando alguém procura por “colégio particular” no Google, o site automaticamente oferece opções locais. A pessoa não precisa digitar “colégio particular em Porto Alegre”, por exemplo. O sistema infere, a partir da expressão utilizada, que os endereços próximos serão os mais úteis para o indivíduo.

Por outro lado, há quem prefira os termos específicos. É quando o internauta joga “colégio particular em Porto Alegre” no Google. Nesse caso, o algoritmo tem uma demanda explícita e aciona outras informações da base de dados. Entram em ação os mapas.

Como uma escola ou faculdade é um lugar físico, situado em determinada rua, ela pode aparecer como um pontinho no Google Maps. Geralmente, o serviço destaca até três opções. Logo, se você fornecer o material que a ferramenta precisa, as chances de figurar no topo da página aumentam.

3 formas de melhorar o SEO local da instituição de ensino

1. Reforce o SEO Local

A primeira dica para reforçar o SEO Local da instituição de ensino é recorrer ao Google Meu Negócio. Trata-se de um serviço gratuito que proporciona visibilidade a informações essenciais, como o endereço e os horários de funcionamento da empresa.

Você também pode aproveitar a funcionalidade dos Google Posts. São textos curtos que ficam no ar por uma semana. Costumam ser usados para anunciar promoções e eventos específicos, como o período de matrículas.

2. Tenha um site mobile friendly

Não se esqueça, ainda, de ter um site mobile friendly. Isso porque a maior parte dos brasileiros com acesso à internet navega pelo smartphone. Segundo os dados mais recentes do IBGE, 116 milhões de cidadãos estão conectados. Desses, 94,6% utilizam o celular.

Na opinião de alguns profissionais do Marketing, a otimização de empresas locais parece mais óbvia para uma tele entrega de pizza. Afinal, esse tipo de compra tende a ser uma decisão imediata e feita, muitas vezes, via dispositivo móvel.

Contudo, ainda que Educação seja um investimento de longo prazo e, por isso, mais ponderado, o ranking do Google privilegia páginas responsivas. Ou seja, é importante que seu espaço digital funcione em todos os tamanhos de tela.

3. Monitore sua presença online

Verifique se os dados do educandário, como e-mail e rede sociais, estão corretos em todos os diretórios web afora. Atualize listas telefônicas antigas para o Google notar a consistência – e a credibilidade – das informações. E preste atenção nos reviews dos clientes: quanto mais estrelinhas, melhor o posicionamento.

Claro que esse último elemento depende da opinião alheia, não sendo muito fácil de controlar. Por essa razão, você deve investir em meios de criar engajamento com a comunidade acadêmica e resolver quaisquer problemas que possam surgir. Nossa sugestão: acredite no poder do Whatsapp.

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.