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Quanto devo investir no Google Ads?

O Google Ads é um canal poderoso para anunciar e vender seus produtos e serviços. A estratégia certa com esta ferramenta pode ajudá-lo a obter um ROAS (Retorno sobre o valor de anúncio investido) massivo. No entanto, pode ser assustador quando você descobrir que existem anunciantes por aí gastando mais de seis dígitos mensalmente.

Você pensaria que precisa de uma fortuna para anunciar no Google. Felizmente, isso não é inteiramente verdade. Publicidade nos motores de busca não é como anunciar offline. Não há montantes realmente fixos aqui, e vou ser sincero, isso pode ser uma vantagem para sua estratégia e carteira – ou um pesadelo. Vamos ver o lado bom! Uma das melhores coisas sobre a publicidade no Google é que você sempre terá controle total sobre seu orçamento e como é gasto.

Conte-me mais

Até agora, você sabe que cada palavra-chave tem um custo. Você provavelmente sabe que o Google Ads funciona leiloando seus anúncios com os de outros anunciantes e, claro, entende que na maioria das vezes pagará toda vez que seus anúncios são clicados. 

 Então, qual é o gasto ideal no Google Ads, você pergunta? Bem, isso depende…

OK, não entre em pânico, não vou deixar você apenas com essa resposta. Quando se trata de definir um orçamento para publicidade on-line, a matemática pode ser complicada. Como analistas de marketing estratégico, tentamos todos os dias apresentar soluções criativas para atender às necessidades de nossos clientes nos orçamentos de publicidade desejados, por isso compartilharei algumas dicas e truques para obter seu orçamento ideal.

 Fatores que determinam seu orçamento

Ao contrário da publicidade tradicional, os orçamentos de Google Ads variam por setor, local, intenção de palavra-chave, tipo de campanha e, às vezes, mesmo por tipo de público. Entre todos esses fatores, há um que marcará a diferença: palavras-chave. Todas as combinações de palavras-chave incluídas em suas campanhas têm uma intenção e, com base nisso, você aumentaria ou diminuiria seu CPC médio. É importante entender o que as pessoas estão fazendo nos diferentes níveis de pesquisa, pois os usuários terão termos diferentes para fazer isso. 

Vejamos um exemplo: 

As palavras-chave no topo do funil de vendas geralmente são mais caras que as palavras-chave na parte inferior do funil. As principais palavras-chave do topo funil geralmente contêm uma quantidade enorme de tráfego, mas os leads geralmente são de baixa qualidade (o que significa que provavelmente estão apenas fazendo pesquisas aleatórias).

As palavras-chave no meio do funil são mais baratas e o tráfego mensal médio não é grande, mas nem limitado. No entanto, as pessoas ainda não sabem o que querem.

Por fim, as palavras-chave na parte de baixo do funil geralmente são-chave de cauda longa que as pessoas prontas para converter estão usando. Como essas palavras-chave são ricas em intenção e são compostas por três ou quatro palavras-chave, o volume de tráfego é limitado a poucas pessoas por mês. Tudo isso influencia o CPC médio e os torna muito mais baratos.

 

 Mas claro que, com o aumento da concorrência, esse cenário não é mais tão maravilhoso assim. 

Como (1) palavras-chave de fundo de funil são mais baratas, (2) poucos usuários as procuram, (3) e quem as procura está pronto para comprar, os anunciantes farão lances mais altos porque são mais valiosos, o que frequentemente faz com que aumente o CPC através da concorrência nessas palavras-chave. 

Meu orçamento mensal

Antes de fornecer um número, vamos dar um passo atrás. Você precisa ter certeza do que deseja realizar. É reconhecimento da marca ou você está buscando vendas? Onde você quer ser visto, na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display? Você está executando campanhas de shopping? Quão agressivos são seus concorrentes e quão agressivos você quer ser?

Aqui na Fator acreditamos no poder dos anúncios de pesquisa. Eles são ótimos para aumentar o conhecimento da marca, influenciar a consideração e até obter uma venda para você. Se você também acredita e deseja iniciar uma campanha de pesquisa, estabeleça seu orçamento mensal mínimo usando seu CPC médio e definindo um mínimo de cliques esperados por dia. Eles não devem ter menos de 10 a 15 cliques e multiplicá-lo por 30 dias (duração média de um mês). Isso também ajudará a ter uma amostragem adequada para medir a performance das campanhas. 

Normalmente, nossas recomendações com esta fórmula variam de R$ 1.000 a R$ 10.000 como um orçamento mensal mínimo. Na Fator, sugerimos um orçamento inicial e fornecemos uma lista de campanhas para investir esse orçamento, porém planejando a mudança nas primeiras semanas (ou meses) de forma gradual, de acordo com os resultados encontrados.  

Não esqueça!

Não fique frustrado. Os primeiros meses são para você testar, falhar, aprender e otimizar. No entanto, seu orçamento não deve ser apenas um número aleatório que você gosta. Lembre-se de que, acima de tudo, a publicidade no Google pode ser lucrativa se você for competitivo. 

Os orçamentos variam de acordo com o setor e o local. Portanto, supere a tentação de usar benchmarks como dados finais para a tomada de decisões. O que funciona para outra empresa pode não funcionar para você, as vezes até mesmo no seu próprio segmento. 

Mantenha o controle do seu orçamento com ferramentas como o Google Analytics. Lembre-se, quanto maior o seu orçamento, mais oportunidades de crescimento e dados para otimizar sua estratégia você terá.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

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