Proprietários de restaurantes geralmente se vêem com problemas quanto a definir sua estratégia de marketing. Ainda no ciclo entre migrar do off-line para o digital, acabam anunciando nas mídias mais tradicionais, como rádio ou revistas e jornais locais. Apesar do alcance cada vez mais questionável, essas mídias ainda tem um grande público, e através de promoções e descontos, ela consegue gerar alguns resultados rápidos (com custos elevados, claro).
Mas e quando pensamos na mídia digital? Fica fácil entender o custo mais baixo, a alta possibilidade de qualificar o público e investir apenas nos melhores horários. E aqui o Google AdWords, com seus anúncios no topo do buscador usado por 97% dos brasileiros, pode fazer a grande diferença. Alguns benefícios diretos:
Custo por aquisição (CPA)
Termos relacionados a restaurante costumam ter custos por clique muito mais, geralmente abaixo de R$ 1. Isso pode parecer um valor elevado, porém pessoas que estão buscando um local para jantar geralmente são compradores altamente motivados! Se 1 em 8 fizerem uma reserva, isso significa que você investiu R$ 8 para pelo menos duas pessoas jantarem no seu restaurante. Ou seja, R$ 4 para cada pessoa sem precisar dar um cupom de desconto de jornal local!
Entender os resultados do investimento de marketing
Se o seu website permite fazer reservas online (e deveria!), você pode saber na hora quais reservas vieram a partir de seus anúncios no Google e entender exatamente qual o seu ROI (Retorno de Investimento) nessas campanhas. É comum restaurantes investirem uma nota preta em campanhas de marketing tradicional sem nenhuma métrica de resultado posterior que não sejam estimativas sem muito embasamento estatístico.
Potencializar a marca
O nicho de restaurantes é altamente competitivo e simplesmente ter o seu restaurante na primeira página do Google significa uma grande exposição da marca a custo zero. Zero? Sim, se a pessoa ver seu anúncio mas não clicar, ela certamente verá sua marca, mas você não pagará nada (lembre-se: você está pagando apenas pelo clique!).
Além disso, cada vez que um potencial cliente visita seu site, você pode usar ações de remarketing para seguir mostrando os banners do seu restaurante por outras páginas que ele navega, gerando grande exposição da marca.
Ligação para os restaurantes com um clique
Quando um usuário busca pelo restaurante em seu celular (um comportamento que já domina as buscas locais no Brasil), além do anúncio, aparece o telefone do restaurante em destaque. Com um clique ele pode ligar diretamente para o restaurante e fazer sua reserva.
Controle do investimento e horário
Você não precisa investir um valor alto para iniciar uma campanha no Google. Com cerca de R$ 500 você pode atingir um público de pelo menos 500 potenciais clientes que irão acessar seu site e conhecer o restaurante. E isso dentro da sua região!
E se você quiser investir apenas em determinados horários, para buscar o público que está prestes a sair para jantar, por exemplo, o Google AdWords é perfeito: Você pode estabelecer que sua campanha só rodará a partir das 18h e ficará ativa até às 21h!
Se você possui um restaurante e não está explorando o potencial do AdWords, certamente está perdendo uma grande oportunidade.