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Por que mesclar SEO e Adwords em sua estratégia?

Uma piada recorrente diz que o melhor lugar para esconder um cadáver é na segunda página de resultados do Google. Isso porque a esmagadora maioria dos usuários acessa apenas os primeiros links. Diferentes empresas, como ImForza e Chitika, estimam que esse número chegue a 95% das pesquisas realizadas na plataforma.

Ou seja: para ser encontrado no maior mecanismo de busca da web, seu negócio precisa estar visível logo de cara. Existem duas maneiras para isso. Ou você otimiza seu site para melhorar o tráfego orgânico, ou investe em campanhas de links patrocinados, certo? Na verdade, as duas estratégias andam juntas. Entenda por quê.

Por que mesclar SEO e links patrocinados

Mais da metade dos brasileiros com acesso à internet usa o smartphone para pesquisar no Google. Os dados são da consultoria SEMrush.

Quando um usuário pega o celular e procura por “oficina mecânica em Porto Alegre”, é bem provável que encontre vários anúncios antes dos resultados orgânicos. Se você trabalha no ramo, torçamos para que seu estabelecimento esteja nessa primeira lista.

Dados do próprio Google apontam que os anúncios do topo têm uma taxa de visibilidade de 73%. Se o link ficar abaixo da “dobra” (quando você precisa rolar a página para baixo), o índice cai para 44%.

Em outras palavras, o posicionamento se torna estratégico para conquistar mais clientela. Por isso, é necessário escolher boas palavras-chave e investir em buscas pagas.

Só que a publicidade não atinge todo mundo. Um estudo da companhia britânica Varn indica: embora 58,9% das pessoas não saibam diferenciar um link pago de um resultado orgânico, outras 32,2% não só sabem, como passam reto pelo conteúdo patrocinado.

Isso significa que uma campanha de Adwords deixará de lado cerca de um terço do público. Sendo assim, cabe encontrar outras abordagens. Uma das mais eficazes é alimentar um blog que siga boas práticas de SEO.

Resultados orgânicos + links pagos = credibilidade

Quando se trabalham links pagos, fica fácil observar quais termos geram maior tráfego. Essas keywords podem ser a base para o SEO de todo o site. Inclua-as em postagens com cunho informativo. A medida ajuda a alçar sua marca aos primeiros resultados do Google.

Claro que tal esforço demora alguns meses até render retorno. No entanto, seu empreendimento vai construindo credibilidade. Não se trata de um valor facilmente mensurável, mas, ainda assim, geram-se bons dividendos adiante.

Pense: quando você decide experimentar um restaurante novo, qual opinião pesa mais? A de um amigo próximo ou a de um blogueiro desconhecido? Bem, se os dois indicarem o mesmo lugar, as chances de satisfação são altas.

O mesmo acontece nas buscas do Google. Se um negócio aparece nos anúncios e TAMBÉM nos resultados orgânicos, transmite uma imagem de solidez e importância no mercado.

Além dessa reputação conquistada, há, ainda, uma última vantagem: quanto mais espaço você ocupa na página, menos links sobram para a concorrência. Logo, a conversão tende a subir mais e mais.

Entendeu a importância de mesclar SEO e Google AdWords na sua estratégia de marketing? Então aproveite e conte-nos o que achou do artigo de hoje! E não se esqueça de acompanhar o blog da Fator Digital para conferir outras dicas de como melhorar sua performance na web.

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A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.