Fator | Performance Driven Marketing

Otimize sua landing page e garanta resultados ainda melhores

Uma campanha de links patrocinados ajuda a dar visibilidade à marca, além de aumentar as chances de vendas. A precisão dos resultados e o baixo investimento tornam essa estratégia ainda mais atrativa.

No entanto, não basta dominar ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads. Uma vez que a pessoa clica no seu anúncio, ela será direcionada a outro site. Aí, se a landing page for confusa, pesada ou pouco informativa, tanto esforço pode ir por água abaixo.

Em outras palavras: está na hora de prestar mais atenção à página de destino dos seus leads. Essa é uma etapa decisiva do funil de marketing e precisa ser trabalhada adequadamente.

Mobile first: sua landing page deve ser responsiva

Um relatório da empresa Hitwise apontou que 58% das buscas no Google são feitas pelo celular. Os dados, divulgados em agosto de 2016, referem-se apenas aos Estados Unidos, mas demonstram uma tendência mundial.

Não à toa, a gigante da tecnologia anunciou, em novembro do mesmo ano, mudanças em seu algoritmo. O sistema de ranking dos resultados orgânicos passaria a priorizar sites otimizados para dispositivos móveis.

O web design tradicional sempre foi pensado para um formato específico de tela. O padrão costumava ser o computador de mesa, então a maioria das páginas utilizava menus horizontais, por exemplo. A questão é que essa deixou de ser a realidade da maioria das pessoas. A navegação, agora, também é vertical.

Portanto, a landing page deve ser responsiva. Esse termo designa os sites que se adaptam a qualquer aparelho. Assim, a experiência do usuário fica mais fácil, pois não é preciso dar zoom nem esperar horas até o material carregar.

O Google define algumas boas práticas a serem adotadas. Além de leves, os sites devem conter metadados e estruturas indexáveis em qualquer versão – seja mobile, seja para desktop. Convém ir atrás de um bom desenvolvedor web.

Outras dicas para uma landing page de sucesso

Embora a forma da página de destino seja importante, o conteúdo não fica atrás. É necessário que seus leads entendam a mensagem logo de cara. Isso significa disponibilizar informações precisas, que não demandem tempo ou esforço em demasia.

A regra do menos é mais costuma funcionar, desde que o consumidor encontre a resposta para o que procura. Frases curtas, poucas imagens e um bom call to action no fim da mensagem são o melhor caminho.

Vale lembrar que o CTA depende do objetivo da empresa. Um serviço de tele entrega de pizza precisa ter o número de telefone num local visível da página. Já uma corretora de imóveis pode solicitar um pequeno cadastro – a partir dessas informações, será possível enviar ofertas de apartamentos condizentes com o perfil do interessado.

O testemunho de clientes anteriores colabora para atribuir credibilidade à companhia. Se o depoimento tiver uma foto ao lado da assinatura, então, fica com um aspecto superprofissional. Avalie quais são as personas que você pretende atingir e inclua falas de indivíduos reais com características semelhantes.

Por fim, cogite a possibilidade de desenvolver múltiplas landing pages. Nada impede que a empresa possua campanhas de marketing concomitantes, cada uma com um foco distinto (públicos variados, por exemplo).

Direcionar todos os anúncios para o mesmo espaço pode ser uma saída mais prática (e barata), mas não tão assertiva. Uma promoção-relâmpago geralmente tem objetivos específicos – digamos, impulsionar as vendas numa data comemorativa. Esses fins demandam um conteúdo personalizado, diferente das páginas genéricas de um site institucional.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.