Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

O que são palavras-chave negativas e qual a sua importância (Brinde: Template com lista de negativas para sua conta de Ads)

O gerenciamento do Google Ads pode ser um processo complicado e confuso, que envolve a verificação regular de todas as palavras-chave para garantir que você obtenha o melhor ROI. Existem muitas maneiras de otimizar e alterar as campanhas, mas uma das soluções mais simples é frequentemente ignorada por muitos gerentes de Ads: Palavras-chave negativas.

Essa solução simples é conhecida como palavras-chave negativas e é uma ferramenta poderosa quando usada corretamente. Não importa se você as usou antes ou não, as palavras-chave negativas ajudam a informar ao Google para quais frases você não deseja que seus anúncios sejam exibidos. Por mais simples que pareça, essa estratégia pode economizar muito dinheiro, decidindo pelos cliques pelos quais você não deseja pagar.

Para ajudar você a entender melhor a estratégia de palavras-chave negativas e mostrar seu poder, fizemos um guia detalhado sobre como os usuários podem utilizar palavras-chave negativas em suas próprias campanhas. Além disso, ao final do artigo, vamos disponibilizar pra você um excel com nossa lista de negativas que usamos por padrão em novas contas. Para os iniciantes que não têm idéia do que são palavras-chave negativas ou como usá-las, preste atenção, pois exploraremos bastante!

O que são palavras-chave negativas?

Palavras-chave negativas são uma maneira de dizer ao Google para o que você não deseja que seu anúncio seja exibido. De fato, o Google os explica como: um tipo de palavra-chave que impede que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase.

Como funciona? É bem simples.

Se você adicionar uma palavra-chave negativa à sua campanha, irá instruir o Google a não exibir seu anúncio para nenhum termo de pesquisa que contenha essa palavra-chave. Por exemplo, suponha que você é uma loja de jogos on-line e configurou uma campanha que segmenta a palavra-chave “jogos”. Usando o algoritmo de pesquisa padrão do Google, seu anúncio será exibido para uma variedade de palavras-chave e palavras-chave de correspondência ampla, incluindo “jogos grátis” e “jogos de graça”.

Como você não está oferecendo jogos de graça, qualquer pessoa que clicar no seu anúncio dessa palavra-chave ficará desapontada e ficará sem dinheiro. Com o tempo, isso pode consumir muito do seu anúncio, que você pode gastar em palavras-chave mais relevantes. Para interromper a exibição do seu anúncio para essas palavras-chave em particular, você precisa adicionar a palavra-chave negativa “grátis” à sua campanha. Depois de adicionado, o Google deixará de exibir seu anúncio para todas as consultas de pesquisa relacionadas a essa palavra-chave, simples.

Como as palavras-chave negativas são diferentes das outras palavras-chave?

Nos termos mais simples, as palavras-chave negativas ajudam a economizar dinheiro, eliminando palavras-chave irrelevantes. Somente uma palavra-chave pode até não fazer muita diferença para sua campanha e seus resultados. No entanto, depois de criar uma lista extensa de palavras-chave, você começará a perceber coisas como taxas de cliques mais altas, gastos mais baixos e conversões mais altas.

Palavras-chave negativas também permitem aumentar sua precisão e segmentar seus clientes de forma mais inteligente. Obviamente, você pode usar apenas uma lista de frases de palavras-chave de correspondência exata, mas pense em todas as palavras-chave que pode estar perdendo! É muito mais eficiente dizer ao Google o que você não deseja que seja exibido, em vez de listar todas as palavras-chave exclusivas que você deseja que sejam exibidas.

Como criar sua própria lista de palavras-chave negativas

Agora você sabe o que são palavras-chave negativas e como elas funcionam, é hora de começar a criar sua própria lista.

Seguindo o exemplo do nosso varejista de jogos on-line, vamos dar uma olhada em como você pode criar sua própria lista de palavras-chave negativas. A primeira etapa é acessar o planejador de palavras-chave do Google Ads e inserir sua palavra-chave. Como você pode ver abaixo, inserimos a palavra-chave “jogos” no planejador de palavras-chave, e tivemos alguns dos resultados abaixo como sugestão de keywords relacionadas:

    • Jogos de corrida
    • Jogos online
    • Jogos online grátis
    • Jogos de tiro
    • Jogo online
    • Jogar online
    • Jogos para crianças
    • Jogos de tiro em primeira pessoa
    • Jogar online


Imagine que você é um revendedor de jogos que vende jogos lançamento para XBOX, PS4 e PC. Com seu modelo de negócios em mente, você começará a examinar todas as palavras-chave sugeridas e relacionadas para ver se há alguma exclusão que possa economizar seu dinheiro. Sempre pense na intenção da consulta e no que o usuário está tentando encontrar. Algumas palavras-chave podem parecer relacionadas ao seu negócio, mas, na realidade, estão procurando algo completamente diferente.

Nesse caso, encontramos três palavras-chave recorrentes que são de interesse. A primeira palavra-chave é “grátis“, como mencionamos anteriormente. Os usuários que pesquisam “jogos grátis ficam decepcionados quando acessam seu site e descobrem que todos os seus jogos têm um preço. Eles voltarão rapidamente aos resultados da pesquisa em questão de segundos, custando um dinheiro precioso.

A segunda palavra-chave de interesse é “online“. Inicialmente pode parecer que essa é uma boa palavra-chave para um varejista de jogos online, mas o contexto da palavra-chave é completamente diferente. As pessoas que pesquisam “jogos online provavelmente procuram jogos para jogar online, por exemplo, jogos grátis! Como varejista de jogos, você entende que esse é um perfil de usuário que você não deseja atrair, pois acabará desperdiçando seu orçamento de Ads.

A palavra-chave final é “jogar” e segue o mesmo padrão da segunda palavra-chave. Os usuários que procuram “jogar” provavelmente estão procurando jogos para jogar online. Como existem muitos jogos gratuitos disponíveis no mercado, atrair esse tipo de pessoa para o seu site não seria uma boa ideia.

Para impedir que esses usuários vejam seus anúncios, você precisará criar uma lista de palavras-chave negativas com as palavras-chave “grátis“, “online” e “jogar” (entre outras variações!). Ao impedir que essas pessoas vejam seus anúncios, você estará aproveitando o restante do orçamento e melhorando seu ROI.

Aumente seu ROI ainda mais

Agora você entende como as palavras-chave negativas podem ser benéficas para suas campanhas de Google, certo? Então é hora de colocar a mão na massa e começar a criar sua primeira lista de negativas. Lembre-se de sempre pensar na intenção dos usuários por trás das consultas de pesquisa e conseguir identificar palavras-chave não relevantes que permaneçam recorrentes.

Não sabe ainda por onde começar? Então vamos disponibilizar para download a nossa planilha de palavras-chave negativas, que lista 292 palavras-chave que você pode utilizar como padrão para suas campanhas! É um documento muito valioso para você iniciar a estrutura!

292 palavras-chave negativas para usar nas suas campanhas de Google Ads

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.