Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

O que esperar de sua nova agência de Google Ads

Se você nunca trabalhou com uma agência de Google Ads antes, preferindo sempre gerenciar por conta própria suas campanhas de mídia, pode estar se perguntando o que esperar dela ao iniciar o trabalho. 

Que perguntas eles farão? O que eles vão querer que você faça? E o que você pode fazer para tornar o relacionamento mais tranquilo e ajudar para que a estratégia funcione? 

Como CEO de uma agência especializada em Google Ads em Porto Alegre, tenho uma certa experiência nessa relação entre cliente e agência e no que pode ser feito para melhorar e deixar tudo mais fluído. Mais do que isso, se você está migrando suas estratégias – que antes eram feitas dentro de “casa” – para uma agência, aqui estão algumas questões que você pode esperar da nova agência:

1 – Eles o incentivarão a colocar a casa em ordem

Você pode pensar que sua agência de Google Ads recém-contratada desejará falar sobre mercados-alvo, estratégia de marketing, campanhas de anúncios anteriores e seus produtos e serviços. E eles vão. Mas eles também vão querer falar sobre o seu site. Bastante. 

Problemas com seu site podem rapidamente atrapalhar até mesmo a campanha de pesquisa mais bem estruturada. Fatores como responsividade, tempo de carregamento, usabilidade e questões técnicas são extremamente importantes para o sucesso de seus esforços de mídia paga. Até coisas como a estética e a estrutura do seu site podem ter um impacto considerável. 

Portanto, antes de sua nova agência lançar as novas campanhas, eles podem (devem) sugerir que você arrume sua casa.

2. Eles tornarão o rastreamento obrigatório

As agências usam o rastreamento como uma maneira de medir seu sucesso. É assim que eles podem dizer o que está funcionando em sua campanha. Caso contrário, eles só podem gerenciar “adivinhando”. E isso não é possível!

Portanto, esteja preparado para sua agência insistir em instalar o código de acompanhamento em algumas de suas páginas da web. Eles também podem solicitar landing pages e páginas de agradecimento para ajudar nesse rastreamento.

Se você possui uma equipe sólida de desenvolvimento web, isso não deve ser um problema. Mas se as coisas ficarem complicadas, uma boa agência será capaz de orientá-lo para ajudá-lo a superar qualquer problema.

3. Eles precisam de um orçamento definido

O Google permite que você invista R$ 50 ou R$ 50mil em campanhas, isso é indiferente. Mas para sua agência é essencial que esse investimento esteja previsto e definido previamente, para que a estratégia e as otimizações sigam esse orçamento como base. 

Por exemplo: Quando trabalhamos com clientes com verba reduzida no Google Ads, preferimos segmentar as campanhas por regiões menores, geralmente a cidade do anunciante. Há uma tendência mais forte que esse público converta. Além disso, com verbas menores, pode ser importante criar segmentações mais específicas para “afunilar” a base de potenciais clientes.

4. Eles querem que você compare maçãs com maçãs

Você provavelmente fará algumas pesquisas antes de aceitar trabalhar com uma agência de Google Ads (o que é certo!). Parte dessa pesquisa pode incluir a estimativa de resultados.

É interessante analisar esses resultados, mas ao mesmo tempo é essencial entender que cada produto, serviço e empresa é diferente, assim como os resultados encontrados. É preciso entender que algumas empresas tem marcas mais fortes que outras, resultando em taxas de conversão melhores. 

Outras empresas tem estratégias agressivas de preço, fazendo com que mesmo uma marca pouco conhecida venda muito bem.

5. Eles vão pedir para você compartilhar informações

Muitas vezes as empresas gostam de manter as informações extremamente restritas, incluindo (e as vezes principalmente) em relação aos fornecedores. 

Isso geralmente ocorre em empresas menores. Empresas maiores estão mais acostumadas a compartilhar informações confidenciais com outros departamentos, parceiros e fornecedores externos, geralmente através da assinatura de uma NDA (acordo de não divulgação de informações). Mas algumas empresas menores relutam em compartilhar números de vendas ou informações sobre sua estratégia de negócios.

Mas quanto mais informações você compartilhar com sua agência de Google Ads, melhor. Quanto mais a agência souber sobre o seu negócio, melhor poderá atendê-lo e melhor poderá otimizar a estratégia como um todo.

6. Eles preferem um ponto de contato

Quando uma empresa não tem experiência anterior em trabalhar com agências de Google Ads, os gerentes às vezes querem colocar todos na sala. Afinal, não é melhor obter uma ampla gama de informações para o seu novo programa? Sim e não.

Obter uma diversidade de opiniões é uma coisa boa. Mas também pode ser ineficiente (e confuso) convidar 10 pessoas para uma reunião de mídia, especialmente quando eles têm níveis diferentes de autoridade e conhecimento do perfil de estratégia a ser adotada. 

Quando isso acontece, a agência inevitavelmente gasta muito tempo educando alguns participantes – enquanto entedia outros.

Pior ainda, pode atrasar a tomada de decisões. Em vez de obter aprovações que podem levar as coisas adiante, você passará a tarde inteira conversando sobre uma vírgula no seu anúncio.

Portanto, geralmente é eficiente fazer com que a agência trabalhe com um ponto de contato em seus negócios. E verifique se esse ponto de contato tem tempo para se reunir com a agência regularmente.

Você ainda pode trazer especialistas no assunto para discussões. Mas deve ser a exceção, não a regra.

Por exemplo, quando estivermos trabalhando em algo que impactará um produto cliente específico, convidaremos o gerente de produto para a discussão. Mas normalmente não colocamos todos os gerentes de produto em todas as discussões.

Por onde começar com uma agência de Google Ads?

Se você ainda não sabe pode onde começar, a Fator Digital é uma agência especialista em Google Ads em Porto Alegre, com selo de parceira do Google há anos. Temos uma equipe qualificada de analistas que precisam se manter certificados para permanecer na equipe, garantindo um conhecimento elevado sobre a plataforma e as estratégias possíveis.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.