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O que é o GCLID?

Se você estiver navegando pela conta de Google Analytics do seu site, ou ainda testando acessos que ocorreram através de anúncios do Google Ads, provavelmente já se deparou com um GCLID. 

Encontrado adicionado ao final de uma URL, esse parâmetro estranho pode causar alarme quando visto pela primeira vez. O que é este GCLID e por que está no meu site? Eu fui hackeado? Isso está quebrando meus anúncios? O que isso significa?

Se você está procurando respostas sobre o GCLID e o que ele faz, veio ao lugar certo. 

O que o GCLID representa

O GCLID basicamente é o acrônimo de Google Click Identifier.  É um identificador único que segue o mesmo formato de outras redes de anúncios que cobram por clique, como o próprio Facebook Ads (que tem o conhecido FBCLID!). 

Embora esses identificadores de clique já existam há algum tempo, é provável que você não os tenha notado, a menos que verifique seu analytics regularmente. Eles geralmente não são detectados, apesar de desempenharem um papel crucial em seus anúncios e análises do Google que abordaremos mais adiante.

Na realidade, o Google poderia ter nomeado seu identificador de clique como quisesse, e poderíamos estar falando sobre GCI ou GCID agora. No entanto, os caracteres e o parâmetro adicionado ao URL são irrelevantes; o mais importante é entender o que faz e por que está lá.

O que o GCLID faz?

Como você deve saber, o Google possui várias ferramentas e serviços que oferece a usuários como Google Analytics, Google Ads, Search Console e assim por diante. Para que todos esses serviços se comuniquem e compartilhem dados, eles precisam ser repassados de alguma forma, e utilizar um parâmetro de rastreamento exclusivo é simplesmente a maneira mais fácil e eficiente de fazê-lo. Isso significa que, a cada clique que seu anúncio do Google receber, ele terá um código de acompanhamento incorporado no endereço do URL. Esse código de rastreamento é o GCLID com um número exclusivo que pode ser usado no seu Google Analytics para exibir mais informações sobre o clique recebido.

O GCLID envia informações como:

  • Fonte
  • Campanha
  • Palavra-chave
  • Tipo de rede utilizado
  • Criativo de anúncio (se estiver sendo exibido na rede de display do Google)
  • Mídia

Todas essas informações são importantes para acompanhar o sucesso de suas campanhas de Ads e otimizar suas campanhas para obter um retorno maior. Sem saber qual é a sua palavra-chave com maior conversão, você lutaria para melhorar seu ROI. Felizmente, todos esses dados interessantes são salvos em suas análises para que você possa tirar proveito deles.

Como o GCLID é adicionado às suas URLs

Depois de entender a importância dos GCLIDs e como eles são essenciais para a análise e o rastreamento, você provavelmente está se perguntando como eles chegam a URL em primeiro lugar. Se você não os adicionou, algo deve estar acontecendo para aparecerem ali, certo?

Atualmente, como parte do serviço de anúncios do Google, os usuários têm a opção de ativar a “codificação automática”. É essa marcação que adiciona automaticamente o GCLID ao final do URL sem que você precise fazer nada. Isso não apenas economiza muito tempo, mas também ajuda a minimizar o risco de erros do usuário que podem interromper seus anúncios completamente.

Embora os usuários do Google Ads sejam livres para usar suas próprias ferramentas de rastreamento de terceiros, muitos optam pelas análises do próprio Google. Não é apenas gratuito, mas com a capacidade de exibir uma série de gráficos e tabelas, tornou-se o padrão do setor para rastreamento. Se você optar pelo software de rastreamento de terceiros, notará que seus anúncios não conterão GCLIDs. Em vez disso, eles incluem um identificador de rastreamento personalizado exclusivo para esse software.

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