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Novo E-Commerce? Gere Confiança para seus Clientes Comprarem!

Os consumidores estão comprando cada vez mais online, mas isso não quer dizer que uma nova loja virtual terá facilidade para vender. A compra via internet ainda é um processo relativamente novo e muitos potenciais clientes tem medo de inserir dados de cartão de crédito em qualquer site.

Para uma nova loja virtual, é importante seguir determinadas regras para criar um elo de confiança e facilitar essa primeira compra do cliente (que pode ser a primeira de muitas). Sem uma primeira compra não teremos uma segunda, uma terceira… não teremos um cliente!

Mas como gerar confiança em uma loja virtual? Aqui vão algumas dicas simples:

Invista em Design de Qualidade

Qualquer pessoa que compra online consegue diferenciar sites com visual atrativo de outros mais “amadores”. O design ruim, além de transparecer uma imagem de pouca confiabilidade, muitas vezes passa ao visitante a ideia de que talvez sua empresa nem exista mais e apenas esqueceram um site velho online.

Bom design é relativo (“quem ama o feio, bonito lhe parece”), mas algumas regras são universais: Uso de boas imagens, espaços em branco para o layout “respirar”, fontes agradáveis e bem escolhidas e geralmente um ambiente clean e agradável.

Escrita Impecável e sem Erros de Português

Essa regra é primária. Erros de português, frases com uma construção verbal ruim ou até mesmo uma escrita juvenil ou informal demais são péssimos para seu negócio. É impossível para um potencial cliente confiar em uma empresa que sequer consegue construir uma frase sólida.

Dica: Se produzir textos não é o seu forte, contrate um profissional. Há diversas opções no mercado com custos diferentes.

Além da questão da confiança, há diversas teorias de especialistas que defendem que o algoritmo do Google não é fã de erros de escrita, penalizando os rankings de sites ruins.

Relacionamento nas Redes Sociais

Além do já famoso “Reclame Aqui”, os consumidores costumam procurar as redes sociais de uma loja virtual para conhecer mais sobre a empresa antes de comprar. Eles querem ver se estão sendo atualizadas, se interagem com os clientes, respondem dúvidas e resolvem problemas. É o Sac 2.0.

E se você tem uma fanpage ou conta no twitter que não é atualizada há meses, pior ainda. Novamente seu potencial cliente pode achar que sua empresa já fechou há muito tempo!

E não esqueça de seguir o mesmo padrão de comunicação do seu site nas redes sociais: linguagem, forma de conversar e tudo mais.

Prova de Confiança

O consumidor atual busca provas de confiança de lojas virtuais, principalmente através de pessoas que já compraram antes. A melhor forma de fazer isso é através de elementos sociais distribuídos em diversos locais do site, como por exemplo:

  • Reviews de clientes que compraram anteriormente
  • Trechos de diálogos de redes sociais da empresa
  • Aval de celebridades e referências
  • Número de produtos comprados

A melhor forma de conseguir essas provas de confiança é mesclando múltiplas ações, como por exemplo: um review de um produto realizado através de um post no instagram de um cliente. Você tem o aval de um consumidor de verdade, com fotos do produto e falando sobre a compra na sua loja virtual!

Formas de Pagamento e Reembolso

Apresente diversas formas de pagamento, principalmente através de gateways conhecidos e confiáveis, como PagSeguro, Moip e outros. Muitos possuem políticas de segurança que garantem ao consumidor o reembolso do valor em caso de problemas.

Porém, não exagere. Se você listar dezenas de formas de pagamento, poderá confundir seu potencial cliente e dificultar seu processo de compra. Seja objetivo e ofereça os mais importantes e utilizados.

Selos e Certificados de Segurança

Um selo de segurança é uma forma eficiente de mostrar para os clientes que a empresa possui uma preocupação com o uso de informações financeiras através de ferramentas e certificados do mercado.

Utilize os selos no rodapé e em outros locais que apareçam em todas as páginas do seu site, além de destacá-los na página de checkout, principalmente no momento exato em que seu cliente poderá inserir os dados de cartão de crédito, gerando uma sensação mais elevada de segurança no processo.

Formas de Contato e Endereços

Isso simples e básico, porém é onde muitas lojas virtuais pecam. Para gerar confiança online, você precisa mostrar para seu consumidor que tem diversas formas de entrar em contato com você, como telefone, chat e até mesmo um endereço físico onde poderá pedir ajuda.

O mais importante é mostrar para seu cliente que, por trás de sua loja virtual, existem pessoas e não robôs!

A maioria nunca entrará em contato por telefone nem e-mail, porém o simples fato dessas opções estarem disponíveis já os deixará mais seguros.

Existem outras formas de gerar confiança para seu cliente, mas essas talvez estejam entre as mais importantes. O que acha que poderia ajudar sua loja virtual a vender mais?

Se precisar de apoio para construir sua loja virtual, converse conosco. A Fator Digital é um fornecedor oficial cadastrado no E-commerce Brasil e apto a construir sua loja!

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Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

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