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Marketing Digital para Escritórios de Advocacia: 5 dicas importantes

O marketing dentro de escritórios de advocacia, tirando exceções, costuma ser o último item da checklist de ações estratégias. Entretanto, um planejamento eficiente de marketing é essencial e a principal estratégia para manter seu escritório competitivo em frente a outros concorrentes do segmento. Para ajudar a criar esse processo de construir um planejamento de marketing para um escritório de advocacia, aqui estão algumas ideias para começar:

1 – Um site com design profissional e otimizado

O site é a primeira porta para seu negócio. Geralmente as pessoas vão realizar uma busca, cair no seu site e fazer um julgamento instantâneo se irão fazer negócios com você. E as pessoas irão julgar o livro pela capa, ou seja, a primeira impressão de seu escritório estará diretamente ligada com a qualidade visual do site.

Mais do que design, o site deve estar corretamente estruturado, apresentando de forma adequada os serviços e como o visitante pode entrar em contato com você. Tudo isso fará parte de uma estratégia para construir uma relação rápida de confiança e incentivar aquele visitante a escolher seu escritório ao invés de todos os outros concorrentes. O site precisa estar ancorado nos 3 pilares abaixo:

  • Objetivo e fácil de navegar, com conteúdos de fácil leitura e acesso simplificado às principais áreas.
  • Disponibilizar um formulário de contato para motivar o visitante a realizar o contato, seja tirando dúvidas ou fazendo questionamentos a respeito dos serviços do escritório.
  • Responsivo, pois hoje temos uma parcela superior à 50% dos visitantes que já utiliza seu celular para navegar online, buscando informações e realizandos contatos.

Além do design, a estrutura do site e seu conteúdo devem ser planejados com atenção aos mecanismos de busca. Se seu escritório for de alcance local/regional, isso se torna ainda mais importante, pois há uma grande tendência dos usuários em buscar negócios locais. Para esse posicionamento, você precisa de conteúdo de qualidade sobre os serviços que deseja estar bem posicionado.

2 – Utilize campanhas no Google AdWords

O Google é a plataforma de marketing mais eficiente para advogados. Como uma estratégia “sutil” de marketing, que se mescla à resultados orgânicos, os links patrocinados do Google permitem destacar o escritórios nos primeiros resultados do buscador e trazer acessos altamente relevantes do dia para a noite.

Alguns benefícios diretos do AdWords:

  • Controle de verba – Permitindo que você decida o investimento mensal, que pode ser de R$ 500 a R$ 50.000.
  • Controle de região – A possibilidade de definir que os anúncios apareçam apenas para quem está buscando em determinada cidade ou estado é um diferencial estratégico muito importante para segmentar o público-alvo.
  • Segmentação por palavra-chave – Com a definição de palavras-chave, você tem a certeza de fazer o escritório aparecer no exato momento em que um potencial cliente está buscando pelo serviço que seu escritório presta!

3 – Utilize Remarketing

Algumas vezes as pessoas vão acessar seu site, olhar e ir embora. Por que? Muitas vezes porque elas não estão prontas para realizar uma decisão de compra (ou de contato, no caso de uma empresa de serviços). Quando pesquisam por um advogado ou escritório, isso se torna ainda mais relevante, pois é comum o usuário manter as opções abertas, navegando por diversos sites antes de realizar o contato.

Durante essa jornada de compra você precisa se manter na cabeça daquele público, mantendo seu escritório em evidência, com a identidade visual destacada. A melhor forma de fazer isso é através do remarketing, que permite que sigam aparecendo anúncios para o público-alvo durante a navegação dele por outras páginas. Isso é muito comum para lojas virtuais, e muito eficiente para escritórios de advocacia.

4 – Crie conteúdo de qualidade para seu site

Sites de escritórios de advocacia costumam ter um conteúdo técnico e extremamente cansativo, que parece ter sido escrito exclusivamente para outros advogados lerem! O primeiro passo para garantir engajamento e bom posicionamento em mecanismos de busca é ter um conteúdo mais amigável, compartilhável pelo público-alvo e que pode ajudar a criar links externos para seu escritório.

Antes de criar um novo conteúdo para o site, pense no quanto ele pode ajudar o público-alvo, o quão fácil é sua leitura e certifique-se de que ele servirá como respostas para dúvidas do seu cliente (quanto menos técnico, melhor!).

5 – Utilize E-mail marketing e Automação

O e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia para se relacionar e crescer uma empresa, e isso inclui um escritório de advocacia. Mas para funcionar, você precisa enviar conteúdo de qualidade (tópico anterior) e de forma bem segmentada, enviando o que é relevante para cada público que você trabalha.

Uma das formas mais eficientes de criar listas de e-mail segmentadas é através do próprio site, criando formulários para os visitantes assinarem a newsletter e receberem as novidades do escritório com base em seu perfil. Mais do que isso, ofereça um benefício tangível imediato, como um ebook (segmentado), acesso a um webinar ou qualquer outro privilégio interessante.

Além de enviar uma newsletter segmentada, você pode criar fluxos de automação para ajudar públicos específicos. Por exemplo: Se um usuário assina sua newsletter a partir de um artigo sobre imposto de renda, ele pode automaticamente começar a receber e-mails com outros artigos do escritório dentro desse tópico, com intervalos regulares.

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Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

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