Fator | Performance Driven Marketing

Marketing Digital para Advogados: O que fazer e o que não fazer

Como advogado, você sabe o quão competitivo é o seu mercado para captar e reter novos clientes. Boca a boca, anúncios em rádio, jornais – alguns, além de proibidos pela OAB, são ineficientes ou muito caros pelo retorno que possuem.

 

Mas ao invés de buscar fazer o marketing como antigamente, o melhor caminho pode ser utilizar o digital para fazer a divulgação de forma sólida e eficiente. E antes de entrar no mundo das redes sociais, campanhas de performance, sites…. Aqui estão algumas dicas do que fazer e do que NÃO fazer para iniciar uma estratégia de marketing corretamente:

 

Converse com a OAB sobre a linguagem e formatos utilizados nas ações


O código de ética da OAB limita o perfil de ações de marketing que você pode realizar e a linguagem que pode ser abordada. É importante validar a estratégia e ter certeza que não haverão problemas posteriores.

 

Converse com agências de marketing e faça orçamentos

 

Todo escritório precisa de um site, esse é o pilar de qualquer estratégia digital. O comportamento do consumidor está alinhado com a nova comunicação, onde se utilizam mecanismos de busca e redes sociais para praticamente tudo,  desde consulta sobre uma multa de trânsito até um contrato de empresa. Se você não tiver uma equipe interna de marketing, a melhor estratégia é conversar com agências qualificadas para desenvolver sua presença na web. Você precisará entender:

 

  1. Como será estruturado o site a ser construído?
  2. Quem produzirá o conteúdo para o site?
  3. Será utilizado um CMS (plataforma para gerenciar o conteúdo)?
  4. A agência pode disponibilizar dados de acesso e relatórios mensais?
  5. É possível fazer um trabalho de otimização para o site ficar melhor posicionado?

 

Não seja sobrecarregado pelo SEO


A otimização para mecanismos de busca é uma das estratégias mais buscadas por escritórios de advocacia, pois garante um posicionamento orgânico de qualidade e um tráfego grande de novos e potenciais clientes. Mas os mecanismos de busca mudam seus algoritmos frequentemente e a melhor forma de lidar com essas mudanças e assegurar bons posicionamentos é produzindo conteúdo de qualidade, que sejam relevantes para o público-alvo do escritório e que acabará resistindo ao tempo e às mudanças.

 

Faça o trabalho de redes sociais, mas direcione seu foco

 

Instagram, Twitter, Google+, Snapchat, Linkedin, Facebook… Existem diversas redes sociais hoje, e muitas podem ser realmente úteis para compartilhar o que você faz e interagir com potenciais clientes (ou com pessoas que podem conectar você com potenciais clientes). Você precisa entender que a melhor rede social é aquela que você usa com frequência e de forma natural, e se tentar usar tudo, acabará fazendo um trabalho ruim em todas.

 

Invista em Search Marketing

 

Embora o SEO e as redes sociais possam ser consideradas “grátis” para sua presença digital, não deixe de investir em estratégias como o Google AdWords. Além de uma sutil forma de marketing, ele garante a sua presença no exato momento em que o potencial cliente procura por seu serviço, aumentando as chances de gerar leads qualificados para seu escritório.

 

Tenha um blog

 

Através de um blog você pode disponibilizar conteúdo relevante e de qualidade para que potenciais clientes possam consumir (e até mesmo compartilhar) essas informações. Se seu escritório é focado em direito tributário, postar um texto explicando o impacto de determinados impostos em diversos segmentos de empresas pode ajudar seu escritório a se tornar referência na área e fazer com que as pessoas compartilhem seu conteúdo com contatos relevantes.

 

Não espere por uma estratégia mágica


Um site amigável e uma presença nas redes sociais podem ajudar a captar clientes, mas ainda assim você precisará se envolver muito mais com marketing. Não existe mágica, portanto é importante investir tempo e recursos para explorar cada canal de forma eficiente e ajudar a gerar leads relevantes para seu escritório.

 

Mas a parte mais importante do marketing digital para advogados é: INICIAR. Não gaste tempo pensando em todo o processo, simplesmente converse com alguns profissionais do mercado de marketing que podem dar as dicas iniciais e comece a colocar em prática.

 

Conheça o trabalho da Fator.ag

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.