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Marketing digital multicanal: Como ele ajuda na captação de alunos.

Com o segmento de ensino superior cada vez mais concorrido, torna-se importante uma abordagem mais diversificada no planejamento de marketing digital. Embora cada vertente de marketing tenha seus próprios métodos para atingir os variados objetivos, desde exposição de marca até geração de leads, é a combinação de todos os esforços que traz resultados mais sólidos e garante uma estratégia mais eficiente.

Também é importante que todos os envolvidos no marketing para o ensino entendam como todos esses componentes funcionam juntos e de forma independente para capturar potenciais alunos em cada etapa do processo decisório. Na Fator Digital as áreas da agência que nos ajudam a atingir as metas de nossos clientes envolvem SEO (Search Engine Optimization), Google AdWords e Redes Sociais.

Como cada canal funciona independentemente?

SEO

SEO é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital para instituições de ensino, bastando considerar que 75% dos potenciais alunos iniciam sua pesquisa por uma faculdade através de mecanismos de busca. Com tantas faculdades e cursos competindo entre si, é muito importante estar bem ranqueado organicamente para as palavras-chave mais relevantes e garantir a visibilidade para potenciais alunos que estão procurando online.

Na Fator existem diversos níveis de envolvimento em SEO com nossos clientes. Entretanto, vamos focar nos principais fatores on-page: Otimização técnica e conteúdo de qualidade.

O primeiro passo para um site estar bem posicionado é garantir uma estrutura técnica de qualidade, com um código fonte limpo e construído com base nas boas práticas de desenvolvimento. Para atingir esse objetivo, nós começamos a construção dos sites de Instituições de Ensino com foco total na arquitetura de informações, cuidando regras importantes como:

  • Divisão hierárquica de conteúdos
  • Acesso a qualquer página com poucos cliques
  • Títulos e URLs amigáveis
  • Navegação intuitiva

Um bom site para um mecanismo de busca é aquele que é um bom site para o usuário: Fácil de usar e com conteúdo relevante.

Após planejar as otimizações técnicas, que muitas vezes envolvem programação, é preciso pensar no conteúdo de qualidade. As páginas de cursos deverão ter informações suficientes para qualquer perfil de aluno, com dados de estrutura e benefícios para o mercado de trabalho. Se a instituição atua apenas em determinada cidade, o nome dela deve estar presente para garantir maior visibilidade local.

Além da própria apresentação dos cursos, uma estratégia de inbound marketing tem grande impacto no posicionamento orgânico ao disponibilizar conteúdo relacionado de alta relevância e impacto para o público alvo.

Google AdWords

O AdWords é uma estratégia eficiente para direcionar rapidamente tráfego segmentado de qualidade para um site ou landing page. Isso pode ser atingido através de palavras-chave em mecanismos de busca, banners em sites da rede do Google e remarketing (onde você impacta potenciais alunos que já visitaram seu site porém não converteram). Além disso, é o método mais eficiente para medir o retorno de investimento (ROI), visto que é fácil de analisar e monitorar os resultados e ainda possível de ser ajustado durante o curso da estratégia.

Enquanto o SEO é uma estratégia de longo prazo e grande envolvimento de recursos, a busca paga tem o diferencial de trazer imediatamente um público qualificado de potenciais alunos e gerar leads rapidamente. Mas você pode usar os dois em conjunto!

Redes Sociais

As redes sociais se transformaram em uma importante ferramenta para o segmento de ensino a partir do momento que mais da metade dos estudantes utilizam elas para pesquisar sobre universidades. Embora seja bem mais difícil medir o ROI nas redes sociais (excetuando os anúncios, que podem ser corretamente integrados ao Analytics), é um canal que deve ser integrado à todas as estratégias de marketing para uma presença online consistente. Alem disso, é um local de relacionamento entre a instituição e os potenciais alunos, criando um senso de comunidade e um ambiente onde ele já se sente “inserido” na instituição.

Como eles funcionam juntos?

Embora eu tenha explicado como cada uma dessas estratégias de marketing digital funcionam independentes, é ainda mais importante entender como elas se complementam e porque garantir a visibilidade e consistência em todos os potenciais pontos de contato é essencial para converter potenciais alunos e ampliar a força da marca da instituição.

Um potencial aluno pode ser impactado pela marca da faculdade de diferentes formas, mas a equipe de marketing geralmente vai focar no último estágio da campanha, busca ou anúncio que garantiu a conversão (last touch). Entretanto, os relatórios de Funis Multi Canal do Analytics  permitem entender que diversas outras interações ocorrem no processo antes da conversão. Por isso é importante entender como todos os canais acabam funcionando em conjunto, mesmo que apenas um deles seja o responsável “final” pela conversão.

As redes sociais são importantes na estratégia para criar credibilidade para uma marca. Visto que muitos estudantes pesquisam sobre instituições no Facebook, ter uma comunidade engajada e que se comunica na fanpage da instituição é essencial para motivar os potenciais estudantes sobre a instituição ou determinados cursos.

Quando as redes sociais conseguem engajamento do aluno e despertar sua atenção para a instituição, elas poderão ainda funcionar em paralelo com o remarketing e as campanhas de Google AdWords, garantindo a visibilidade de um curso ou da marca da universidade durante outros momentos de interesse do potencial aluno.

Resumindo: Garantir a visibilidade da instituição através de todos os possíveis canais e pontos de contato é essencial para uma estratégia de marketing otimizada e abrangente. Existem diversas formas dos alunos pesquisarem sobre cursos e instituições e não podemos nos focar apenas naqueles pontos finais da conversão (a última estratégia que gerou a conversão), deixando de lado todos os passos iniciais que o aluno realizou.

Uma abordagem diversificada garante que objetivos de curto e longo prazo sejam atingidos e que seja possível impactar potenciais alunos que estão em diversas etapas do processo de decisão.

Marketing Digital para Instituições de Ensino

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