Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Marketing de Conteúdo para Concessionárias

“Conteúdo” é a palavra do momento no marketing digital, principalmente quando estamos falando do Google e seu algoritmo, que vem privilegiando cada vez mais os sites que trazem informação relevante para seus clientes. E isso não é diferente nos sites de concessionárias e lojas de veículos, que como qualquer outro, precisa de conteúdo relevante e que gere engajamento.

Embora todo mundo fale sobre a importância do conteúdo, poucos realmente explicam COMO produzí-lo com qualidade e que comunique com seu público alvo. Por isso separamos abaixo 4 passos básicos que podem ser usados para produzir conteúdo de qualidade para concessionárias e lojas de veículos gerarem engajamento com seu público e aumentarem a visibilidade dos seus sites no Google, aumentando o volume de tráfego orgânico recebido.

1. Identique o público para o qual você está falando

Parece algo simples, porém é geralmente negligenciado. Boa parte das concessionárias que produzem conteúdo (e infelizmente não são muitas no Brasil), parecem não falar com nenhum segmento ou público de forma ordenada.

O marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo de valor para alguém, e não conteúdo inútil para qualquer um. Ao invés de tentar falar com qualquer pessoa que visita seu site porque eles são “pessoas que compram carros”, comece a pensar neles de forma segmentada, entendendo seus perfis. Comece fazendo uma lista de pessoas que compram carros, algo como por exemplo:

  • Famílias jovens
  • Estudantes
  • Homens solteiros
  • Empresários
  • Advogados

Escolha UM segmento e vá para o passo 2.

2. Identifique suas necessidades, dores e preocupações.

Assim que você tem sua audiência definida, torna-se mais fácil identificar pontos que chamam a atenção dela. Por exemplo, se você selecionou famílias jovens na lista, pense no estágio de vida delas e que funcionalidades elas buscam em um veículo. Crie uma segunda lista com isso em mente. Por exemplo:

  1. Precisam de mais espaço interno
  2. Um carro que consuma menos
  3. Funcionalidades de segurança, como airbags.
  4. Itens de conveniência (DVD integrado, por exemplo?)

Assim que você tiver essa lista, vamos para a etapa 3.

3. Alinhe as necessidades deles com o veículo que melhor resolve esses problemas.

Usando as famílias jovens do nosso exemplo anterior, que tipo de veículo está mais alinhado com as necessidades e interesses delas? É fácil concluir que uma mini van ou um SUV (dependendo do poder aquisitivo) deverão ser as principais escolhas para essa audiência.

Com essa informação, você pode fazer um brainstorm de tópicos que interessam para criar um conteúdo de qualidade que trará muito valor para o segmento de marketing escolhido. Comece criando um vídeo que mostre uma mini-van ou SUV de seu estoque, mostrando os detalhes de segurança, o espaço interno e diferenciais. Faça um review detalhado, pois se for do interesse do seu público, ele ficará engajado até o fim.

4. Tenha um objetivo

Um dos grandes problemas que vemos com a maioria do conteúdo online é que ele não parece ter um objetivo. É essencial que você saiba o que deseja que seu leitor faça assim que terminar de consumir a informação que você disponibilizou.

Por exemplo: Se você tiver um vídeo no youtube com o review de um modelo de carro, adicione um link para a página do seu site que lista apenas aquele modelo. Faça com que o usuário siga engajado e vá para o passo seguinte, convide-o a conhecer pessoalmente ou até mesmo fazer um test-drive em sua loja física!

Você também pode conferir um artigo completo onde detalhamos 10 dicas de marketing digital para concessionárias e lojas de veículos.

 

Marketing Digital para Concessionárias e Lojas de Veículos

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.