Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Marketing B2B no Facebook – Como empresas de TI podem ter sucesso

O Facebook pode atuar como uma excelente ferramenta de marketing B2B. Embora a abordagem ao público e o ciclo de vendas sejam diferentes do que é praticado no varejo, alguns elementos permanecem. É preciso gerar visibilidade de marca, prospectar clientes e desenvolver estratégias de retargeting.

Como fazer marketing B2B no Facebook

Um dos objetivos de uma campanha é tornar a marca conhecida. Essa regra não vale apenas para quem anuncie ao público geral. Executivos e diretores de escritórios estão nas redes sociais, então é natural que uma companhia focada em B2B aproveite esses espaços para oferecer serviços.

É claro que, para uma empresa de TI, esse processo nem sempre é tão simples. São muitos formatos de campanhas possíveis, um para cada audiência. Ainda assim, pode-se traçar uma estratégia de marketing efetiva, que garanta o retorno esperado. Acompanhe as informações e confira o potencial da plataforma.

Segmentação

O Facebook permite filtrar o alcance da publicidade. Você pode traçar um perfil de público com base nas conversões anteriores. Isso evita que o post seja exibido para gente que não tenha interesse no seu produto.

E não estamos falando apenas de idade, gênero ou localização geográfica. Você pode segmentar os usuários por profissão, indo atrás apenas de gerentes ou proprietários de pequenos negócios, por exemplo. Imagine oferecer um sistema de gestão de estoque diretamente ao dono do supermercado, ou então ao diretor de operações: as chances de retorno são muito maiores.

Esse controle fino possibilita trabalhar com vários anúncios ao mesmo tempo. Cada um pode ser direcionado a audiências específicas, oferecendo serviços diferentes.

Se a pessoa ainda não curte a página da sua empresa, ela pode receber uma oferta de degustação gratuita do serviço. O pessoal que já segue a fanpage pode visualizar outro banner – digamos, um desconto na aquisição de um segundo software. Mensagens personalizadas despertam mais a atenção da clientela.

Prospecção

Outra vantagem incontestável do Facebook é a geração de leads qualificados. Isso porque a ferramenta coleta não só dados pessoais, mas também meios de contato dos usuários.

Os lead ads incluem um breve formulário junto à peça publicitária. O recurso funciona como um call to action: “insira seu e-mail e cadastre-se para receber as novidades”; “clique aqui para saber mais sobre serviços gerenciados”.

O sujeito que vai do banner ao site da companhia avança no funil de compra. Ou seja, é alguém interessado em conhecer melhor aquela solução de TI. Toda essa movimentação rende estatísticas. Os números funcionam como material para a equipe de marketing refinar ainda mais as estratégias futuras.

Quando você instala um pixel do Facebook no seu site, pode conferir quantos visitantes chegaram lá via anúncios pagos, qual foi o tempo médio de permanência do público e qual a taxa de rejeição – gente que abandona a página em poucos segundos.

Remarketing

Os leads que estacionam em dada etapa do funil de compra não devem ser encarados como clientes perdidos. Você pode ver neles a oportunidade de trabalhar o retargeting.

As configurações do Facebook Ads permitem restringir o anúncio a quem já tenha visitado uma URL anteriormente. Um exemplo: a landing page do seu serviço de hospedagem na nuvem.

A pessoa chegou a se interessar, mas não efetuou a compra. Pois, após a visita à página, ela continuará recebendo publicidade do serviço. Você define quanto tempo a campanha durará. Com esse lembrete constante, o lead pode se convencer de que a sua empresa de TI é a melhor opção. Logo, vira cliente.

Viu só como o Facebook pode ser ótimo para marketing B2B? Então aproveite para conferir outras dicas no blog da Fator Digital.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.