Fator | Performance Driven Marketing

Inbound Marketing: A estratégia perfeita para Clínicas de Cirurgia Plástica

A internet é um poderoso meio de informação. Quando um consumidor se interessa por um produto ou serviço, a pessoa irá pesquisar sobre o assunto no Google. Isso vale para qualquer segmento, do material escolar à cirurgia plástica. Por isso, se você tem uma clínica nessa especialidade médica, precisa marcar presença on-line.

Anúncios cumprem uma função importante, mas apostar somente na publicidade pode fazer você errar o alvo. É que a decisão em realizar uma intervenção estética costuma levar alguns meses. Nesse tempo, o público precisa ser educado para entender os prós e contras do procedimento. Entra em jogo, então, o Inbound Marketing.

Inbound Marketing para clínicas de cirurgia plástica

Essa estratégia permite identificar clientes em potencial e nutrir esses leads com conteúdo relevante. Assim, o usuário avança no chamado funil de compra até que esteja pronto para a abordagem comercial.

O método funciona em três etapas. Entenda como aplicá-lo ao ramo da cirurgia estética.

Topo do funil

Na fase inicial, o público tem dúvidas. Cabe à empresa fornecer as respostas.

Uma boa maneira de trabalhar o topo do funil é com um blog. A clínica deve publicar posts regulares que esclareçam os principais questionamentos da audiência: como é feita a rinoplastia? Qual o tempo de recuperação após uma bichectomia? Prótese de silicone atrapalha a amamentação? Note que se trata de conteúdo educativo, quase didático.

Para ter um bom alcance orgânico nas buscas do Google, é preciso recorrer a técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Empregar palavras-chave populares aumenta a visibilidade e, consequentemente, o tráfego de visitantes até o site.

Meio do funil

Além do blog sobre cirurgia plástica, você também pode oferecer whitepapers e e-books. Eles concentram mais informações sobre o tema. Por exemplo, um título possível seria “Tudo o que você precisa saber sobre correção das orelhas de abano”.

Imagine um usuário que se dispôs a fornecer seu endereço de e-mail para completar um cadastro e fazer download do material. Ele provavelmente já está avançando ao meio do funil. Logo, tem mais chances de tornar-se um cliente.

Uma forma de continuar o contato é pelo envio de uma newsletter semanal. Esse é o momento de cativar o indivíduo. Experimente trabalhar com formatos de alto impacto. Publique depoimentos de pacientes, ao estilo antes/depois. Promova webinars sobre a relação entre cirurgia reparadora e autoestima. Transmita confiança e seriedade, valores que poderão diferenciar sua marca frente à concorrência.

Fundo do funil

Avançando mais um pouco, chega-se ao fundo do funil. Essa é a etapa da decisão. O lead já sabe como a cirurgia plástica funciona. Entende que, após o procedimento, conquistará mais segurança e autoestima. Falta apenas lidar com o preço.

Nesse estágio, chega o momento da abordagem comercial. Pode ser um e-mail ou, de preferência, um telefonema. O atendente terá a incumbência de explicar sobre condições de pagamento e possibilidades de negociação (existe, até mesmo, consórcio para cirurgia plástica).

O interessante do Inbound Marketing é a possibilidade de filtrar o público conforme as diferentes fases do funil de compra. Atinge-se uma grande audiência, mas o contato direto é feito apenas com as pessoas que apresentam reais chances de conversão.

Quer mais detalhes sobre como estruturar um plano de marketing para sua clínica de cirurgia plástica? Fale com a Fator Digital! Aproveite, também, para dar uma olhada em outros posts do nosso blog.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.