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A importância do relacionamento por e-mail na captação de alunos

Há algumas semanas compartilhamos um artigo com dicas valiosas para geração de leads em em instituições privadas de todos os níveis de ensino. Agora daremos continuidade ao tema explorando o próximo passo do processo, ou seja, a etapa de relacionamento por e-mail para a captação de alunos ou, em outras palavras, em como converter os leads em alunos.

O Impacto do E-mail entre Instituição e Aluno

Os e-mails são extremamente importantes, pois através deles que é realizada a maior parte da comunicação entre instituição e cliente em potencial, e como em qualquer outro forma de comunicação, muito é revelado em termos de posições, atitudes e imagem da instituição. Por isso, todos seus elementos devem ser levados em conta no momento da confecção, como ficará claro abaixo.

Tom dos e-mails

Quando falamos em educação, estamos tratando de um dos bens imateriais mais importantes que qualquer pessoa tem. É necessário ter isso em mente na preparação dos e-mails. Por isso, os e-mails devem ser sérios, mas não a ponto de utilizar termos de difícil compreensão para o lead. Lembre-se que você está falando, na maior parte das vezes, com um público mais jovem, que muitas vezes prefere uma comunicação mais informal. Além disso, deve sempre ser escrito conforme a norma culta. Realizar a revisão do e-mail antes de enviá-lo é fundamental, pois qualquer erro de digitação ou gramatical pode desmoralizar a instituição, prejudicar sua imagem e jogar por água abaixo todos os esforços feitos até aquele momento.

Segmente de Acordo com o Perfil

A análise do perfil dos leads é fundamental para atingir os objetivos da comunicação (isto é, transformar o lead em aluno), já que sem público-alvo definido nenhum esforço em marketing é capaz de funcionar. Assim, é necessário segmentar os leads em grupos menores de acordo com critérios bem estabelecidos, como idade, objetivo da realização do curso (ser promovido no trabalho, buscar um melhor trabalho, apenas estudar), classe social, modalidade escolhida (presencial ou EaD), dentre outros. Lembre-se que é melhor enviar um e-mail altamente relevante para 100 contatos do que um tiro no escuro ao enviar para um mailing de milhares de alunos que talvez nem tenham interesse no perfil de curso divulgado.

Personalize a Mensagem

Se a segmentação é necessária, a personalização é fundamental, afinal ninguém gosta de ser tratado como mais um dentro de um grupo. Uma ótima forma de fazer isso é colocando o nome do(a) lead no e-mail ao invés de simplesmente “Caro(a)”. Além disso, fazer a concordância de gênero em adjetivos e pronomes pessoais também é importante, pois assim todo o e-mail fica padronizado.

Tamanho do E-mail

Recomenda-se que todos os e-mails, independente de sua função e objetivo, não sejam muito longos, pois isso pode fazer o leitor perder o interesse no meio da leitura e mesmo desistir de ler o e-mail. Por isso, o ideal que o e-mail seja mais curto, e caso seja necessário que contenha uma maior quantidade de texto, o ideal é colocar um botão ou hiperlink que direcione o lead para a página com o conteúdo na íntegra.

Uma dica interessante é quebrar o texto em parágrafos pequenos, de 2 ou 3 linhas. Isso facilita bastante a leitura e o entendimento.

Título/Assunto do e-mail

Muitas instituições acabam optando por títulos chamativos e espetaculosos para chamar a atenção do lead. Mas isso pode surtir justamente o efeito contrário, já que o usuário pode considerar o e-mail como spam e nem chegar a abri-lo. O ideal é optar por títulos curtos e com palavras não promocionais.

Você pode ir além e adicionar aqui a personalização, usando um assunto como “Fulano, Conheça o Curso Ideal para Você!

Utilizando as dicas acima, tenha certeza que a qualidade da comunicação via e-mail de sua instituição por ensino com os leads irá apresentar um salto em qualidade, aumentando as chances dos leads efetivamente serem transformados em alunos.
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