Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

A importância do CRM em negócios B2B

A relação entre empresas B2B vai muito além da venda. Fidelizar clientes envolve todas as etapas do processo, tanto antes quanto após a aquisição de um produto ou serviço. É por isso que a ação certa, no momento certo, faz a diferença no mundo dos negócios.

Um sistema de CRM contribui para a estratégia de marketing B2B e pode aumentar a conversão. Veja como atingir ótimos resultados.

CRM em negócios B2B: soluções customizadas

A gestão de relacionamento com o cliente não se resume à aplicação de um software. O programa coleta dados e oferece estatísticas em tempo real, sim. Porém, para que o processo seja satisfatório, é necessário conhecer os indicadores de performance (KPIs, na sigla em inglês) adequados à sua realidade.

Sabendo o que avaliar, fica mais fácil entender quais são os pontos nevrálgicos da companhia e, claro, resolvê-los. Por exemplo, o time de vendas pode estar gastando tempo demais com telefonemas que não rendem retorno. Pois o sistema de CRM aponta quais são os melhores horários para efetuar as ligações, de modo que a equipe ganhe em produtividade.

Também é possível registrar quais contatos já foram feitos e em que pé está cada negociação. Dessa maneira, qualquer colaborador pode retomar a conversa do ponto em que ela parou, sem que o interlocutor precise repetir informações. Essa medida demonstra competência e aumenta as chances de sucesso na operação.

No entanto, uma mesma abordagem pode surtir efeitos distintos, conforme o perfil de cada consumidor. É por isso que os protocolos devem ser segmentados de acordo com o porte de cada empresa, seu ramo de atuação e o orçamento disponível. O CRM proporciona mecanismos para filtrar e categorizar a clientela. Assim, trabalham-se nichos, de forma individualizada.

Marketing de nicho e monitoramento em tempo real

Cada nicho demanda uma estratégia de marketing diferente. Só que todas elas podem ser realizadas ao mesmo tempo, de forma automatizada.

Digamos que você ofereça um serviço de catering para eventos corporativos. Entre a clientela fixa, há uma multinacional que realiza convenções trimestrais com os colaboradores. Tendo esses dados no sistema de CRM, você pode programar o envio de uma newsletter, cerca de um mês antes da próxima reunião geral, apresentando as novidades no cardápio.

Ao mesmo tempo, é possível trabalhar com leads menores. Uma loja que promova uma festa de fim de ano para seus funcionários pode não precisar do catering com tanta frequência. Ainda assim, vale a pena trabalhar estratégias de Inbound Marketing para manter o interesse desse público até o momento certo de realizar a abordagem comercial.

O grande trunfo do sistema de CRM é poder monitorar o funil de venda em todas as etapas. Podem-se eleger prioridades e definir esquemas de trabalho mais produtivos. A equipe aloca esforços com inteligência – e os dados ficam disponíveis a todos os colegas, garantindo-se transparência e um maior envolvimento rumo ao alcance das metas.

Quando Marketing e Vendas sabem o que deu certo e o que pode melhorar, os departamentos podem pensar, juntos, em ações que reforcem o posicionamento da marca no mercado.

Além disso, os processos internos também podem ser acompanhados pelo gestor, mesmo sem a pessoa estar no escritório. Com o acesso remoto, o chefe consegue ver se os objetivos do dia foram atingidos, quais tarefas foram executadas naquele período e se a taxa de conversão está dentro do esperado.

Entendeu por que o CRM é essencial para uma estratégia eficiente de marketing B2B? Se você quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o blog da Fator Digital. Nós podemos encontrar soluções para melhorar a performance do seu negócio.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.