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Google AdWords: 10 benefícios para pequenas empresas

O Google AdWords é uma das estratégias de marketing digital online mais eficientes e utilizadas por empresas dos mais diversos tamanhos. Não importa se você acabou de iniciar uma pequena empresa no bairro ou uma grande loja virtual para atender todo o Brasil, você pode criar anúncios localizados para atingir exclusivamente as pessoas que você deseja alcançar.

Com um custo controlado e uma transparência imbatível, o Google AdWords reserva uma série de benefícios para as pequenas empresas. Reservamos alguns abaixo:

1. O Google AdWords permite que sua empresa seja encontrada

Independente do tamanho, qualquer empresa que está investindo em marketing digital quer ser encontrada na primeira página dos resultados do Google. Se você deseja destacar seus produtos ou serviços para um público qualificado e específico, durante determinado intervalo de tempo, então usar o AdWords é a melhor opção para sua empresa.

Embora seja muito difícil para pequenas empresas competirem com sites já estabelecidos nos resultados orgânicos do Google, o AdWords facilita essa competição, permitindo com que pequenos anunciantes concorram diretamente com os grandes no topo dos resultados e no exato momento em que potenciais clientes buscam seus produtos/serviços.

2. Google AdWords permite atingir clientes na sua região de atuação

O AdWords permite configurar diversos formatos de localização e segmentação para os anúncios, facilitando o processo de exibir exclusivamente para o local que você deseja, atingindo apenas o público almejado. Essas segmentações são muito eficientes se você tem uma loja ou comércio local e quer atingir apenas o público na sua região.

E você pode não apenas escolher as regiões que QUER exibir seus anúncios, como também aquelas que quer EXCLUIR de sua estratégia, removendo assim um público que você não quer correr o risco de atingir!

Com essa estratégia você pode reduzir seu custo por clique e aumentar o Retorno de Investimento (ROI) da campanha.

3. O Google AdWords é facilmente mensurável

Como proprietário de uma pequena empresa, você precisa cuidar cada passo realizado no marketing digital para garantir o mínimo de perdas e o máximo de ganhos, certo? Para garantir isso, é necessário monitorar as campanhas frequentemente e medir os resultados de cada estratégia implementada.

E para isso o Google AdWords é muito eficiente, pois traz informações detalhadas sobre as campanhas e informações aprofundadas através de relatórios e resultados que são simples de serem compreendidos.

É possível segmentar as informações por cliques, visualizações, palavras-chave, orçamento, etc. Integrando corretamente ao Analytics, você também pode monitorar seus próprios objetivos, como tráfego no website, palavras-chave de melhor performance, vendas e leads qualificados.

 

4. AdWords é uma plataforma de marketing muito flexível

O Google AdWords é adaptável a qualquer tipo de negócio, independente de segmento de atuação ou tamanho, transformando-o em uma das plataformas de marketing mais dinâmicas e flexíveis disponíveis. Essa flexibilidade permite que você mesmo gerencie e inicie, pause ou pare qualquer anúncio ou campanha a qualquer momento.

Você também pode configurar o orçamento das suas campanhas baseado no valor que você deseja gastar em marketing, permitindo ainda que você atinja pessoas em locais diferentes e usando dispositivos diferentes (computadores, tablets, celulares, etc).

5. Google AdWords pode resultar em um elevado ROI

O aspecto mais relevante do impacto no ROI do marketing é a possibilidade de pagar exclusivamente pelos cliques realizados pelos usuários que estão buscando seu produto ou serviço. Dessa forma, sendo específico no anúncio e na audiência, aumentam-se consideravelmente as chances de gerar conversões com o AdWords do que com um anúncio tradicional.

Pelo fato do AdWords ser mensurável, você pode realizar diversas configurações e rastrear rapidamente o impacto delas nos resultados das campanhas.

6. Google AdWords entrega resultados rápidos e transparentes

O AdWords é extremamente rápido. Você pode configurar uma campanha hoje e ter os primeiros resultados amanhã. Todo o processo inicial é simplificado e voltado à agilidade, de forma que você possa extrair o máximo da experiência da plataforma em poucos minutos ou horas depois de estruturar sua campanha.

Mais do que isso, com informações e um dashboard atualizados em tempo real, você pode analisar rapidamente os números e modificar sua estratégia sem precisar gastar uma pequena fortuna.

7. AdWords é mais rápido e fácil que o SEO

Com a teoria (incorreta) de que o SEO é grátis e fácil de ser realizado, muitas empresas acabam investindo muito tempo e recursos em estratégias de posicionamento que demoram meses para ter os primeiros resultados e nem sempre são satisfatórios.

Além disso, é importante reforçar que, assim como sua empresa, diversas outras tem o mesmo objetivo: chegar no topo dos resultados do Google. Isso deixa o desafio ainda mais difícil. E como uma pequena empresa, você provavelmente não poderá perder muito tempo para ter os primeiros resultados.

Utilizar o AdWords em paralelo ao SEO é a estratégia mais sólida, pois permitirá obter resultados rapidamente, trazendo tráfego qualificado através das palavras-chave mais importantes para o seu negócio.

8. O Google AdWords permite controlar o seu orçamento

Com o AdWords você tem total controle sobre o orçamento e gastos de suas campanhas. Você pode configurar desde o valor máximo por clique até o orçamento diário para cada campanha criada.

Além disso, você pode definir quanto quer gastar a cada mês e ajustar seu orçamento baseado nos resultados encontrados. Quando os anúncios estão performando bem, você pode aumentar a verba para trazer cada vez mais vendas.

E isso funciona de forma reversa, permitindo que você reduza o investimento naquelas ações que não estão gerando resultados rápidos.

Como uma empresa empresa, lembre-se de começar com uma campanha proporcionalmente pequena e ir aumentando a cada dia, de acordo com os resultados encontrados.

9. Google AdWords ajuda você a vencer a concorrência

O Google AdWords é um eterno leilão, onde você está constantemente concorrendo com seus competidores pelo lugar no topo dos resultados. E como essas posições estão constantemente mudando e trocando, é importante entender as melhores palavras-chave e quem são os concorrentes diretos para cada uma.

Aqui na Fator Digital temos uma ferramenta exclusiva para diagnosticar o posicionamento da empresa e concorrentes.

Ferramentas como essas permitem entender o que seus concorrentes estão fazendo, que palavras-chave eles concorrem com você e criam insights para você superá-los.

10. Google AdWords ajuda a construir o reconhecimento de sua marca

É um erro comum achar que o Google AdWords é utilizado EXCLUSIVAMENTE para anúncios, geração de leads e vendas de produtos ou serviços. Ele também permite impactar positivamente no branding e reconhecimento de marca do seu negócio.

Embora o reconhecimento de marca seja algo muito difícil para pequenos negócios, o AdWords vai além, ampliando a força da marca junto ao seu público alvo ao associar sua marca com as buscas dos seus potenciais clientes.

Além da própria rede de busca, o Google AdWords também permite utilizar a Rede de Display, o que habilita o anunciante a exibir banners em milhões de sites online, extremamente relacionados ao público alvo de sua empresa.

E da mesma forma como na rede de busca, você poderá segmentar de diversas maneiras: tipos de usuários, localização, idiomas, dispositivos e muito mais.

O Google AdWords deve fazer parte obrigatória da sua estratégia de marketing digital. Com resultados rápidos e um orçamento controlado, é uma plataforma que garante escalabilidade nos investimentos e retornos previstos.

Quer entender mais sobre o posicionamento da sua empresa e concorrentes, além dos potenciais resultados com o Google AdWords? Receba um diagnóstico grátis da Fator Digital.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.