Fator | Performance Driven Marketing

Google ADS x Social ADS, a luta pelo seu investimento de mídia

Desde o surgimento da Internet, o marketing digital ajudou a transformar muitas empresas, fornecendo a elas um fluxo interminável de tráfego de alta qualidade.

Embora o marketing digital não seja novidade para a maioria das pessoas, nos últimos anos houve algumas mudanças drásticas na forma como as empresas podem anunciar on-line. Os anúncios em banner simples não são mais o meio de referência.

Em Vez disso, a crescente popularidade das redes de mídia social e mecanismos de pesquisa gerou muitas novas oportunidades para os anunciantes aproveitarem.

Conhecidos como search ads e social ads, esses dois modelos de publicidade são usados ??por milhares de empresas para direcionar tráfego altamente direcionado aos seus sites. Mas para os profissionais de marketing iniciantes, esses dois modelos podem parecer incrivelmente semelhantes, o que geralmente levanta a questão:

Qual devo usar?

Para ajudá-lo a entender as diferenças entre os dois e decidir qual vale o seu investimento, vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada um. No final deste artigo, você não apenas terá um entendimento consistente de como os dois funcionam, mas também saberá qual é o mais adequado para você ou sua empresa.

O que é search ads?

A pesquisa paga é uma das estratégias de publicidade mais antigas do mercado e existe desde o início dos anos 2000. Tornado popular por empresas como Google e sua rede Google AdWords, mais de US $ 95 bilhões são gastos em pesquisa paga todos os anos. 

E, com base nas estatísticas atuais, esse número só deve aumentar à medida que mais e mais negócios tiram proveito da publicidade on-line.

A base da pesquisa paga gira em torno de um anunciante que paga um mecanismo de pesquisa para promover seu site a usuários específicos. Usuários específicos podem ser segmentados pela palavra-chave que eles pesquisam e pela localização do usuário.

A combinação dessas opções de segmentação permite que os anunciantes segmentem sua demografia ideal com muito mais facilidade do que eram capazes no passado. Por sua vez, isso os ajuda a obter resultados muito melhores para seus investimentos em mídia.

Considerando que o Google recebe mais de 42 bilhões de visitas por mês de quase todos os países do mundo, é fácil perceber por que a pesquisa paga é tão popular. Não importa em que setor ou empresa você esteja, há muito tráfego disponível.

Os próprios anúncios nessas plataformas geralmente seguem diretrizes rígidas e permitem apenas anúncios somente de texto que se misturam aos resultados do mecanismo de pesquisa. Comparados à publicidade em banner tradicional, eles podem parecer muito monótonos, o que não é exatamente o que os anunciantes desejam. No entanto, os resultados dizem o contrário, já que os anúncios aparecem como opção exatamente quando o consumidor busca pela solução, sendo assim mais assertivo. Além do fato de que o anunciante só paga quando o usuário clica no seu anúncio.

Considerando que bilhões são gastos todos os anos no Google AdWords, é claro que os anunciantes estão obtendo um retorno sólido.

O que é social ads?

Uma nova estratégia de publicidade, que está atraindo a atenção dos anunciantes de todos os lugares, recebe o nome de rede social ads devido a aos anunciantes pagarem para dar mais alcance para suas publicações nas redes.

Alimentado por gigantescos sites de mídia social online que obtém bancos de dados de comportamento de usuários imensuráveis, como Facebook e Instagram, o social ads é um novo tipo de publicidade que permite aos anunciantes segmentar indivíduos específicos com base em seus gostos.

Em vez de segmentar usuários com base em uma palavra ou frase específica, os anunciantes podem segmentar usuários com base em sexo, idade, gostos e interesses, para citar alguns.

Considerando que o Facebook e o Instagram têm mais de 3 bilhões de usuários combinados e mais de 24 bilhões de visitas mensais, é claro que os anunciantes estão tão animados com o crescimento do social ads.

Diferentemente dos anúncios somente em texto, geralmente vistos em pesquisas pagas, a publicidade em mídias sociais permite que os anunciantes exibam anúncios visuais que ajudam muito a melhorar a taxa de cliques e a interação dos usuários. De fato, os anunciantes também têm a opção de permitir que os usuários comentem e gostem de seus anúncios, assim como interagiam com conteúdo não pago.

É esse nível de interação dos usuários que torna o social pago tão diferente de outros modelos de publicidade.

Além de permitir que os usuários interajam com o anúncio, esses anúncios também se combinam muito bem com o conteúdo orgânico, tornando-os menos invasivos para o usuário final.

Em um mundo já cheio de anúncios, não bombardear os usuários com anúncios em todas as oportunidades é definitivamente uma coisa boa. Embora tenha havido várias brigas com plug-ins de bloqueio de anúncios no passado, por enquanto, as redes sociais pagas se destacaram.

Quais são as diferenças entre pesquisa paga e social?

Para muitos novos profissionais de marketing, a pesquisa paga e a social paga podem parecer muito semelhantes, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Ambos os modelos de publicidade se destacam em diferentes áreas; portanto, é essencial entender qual é o melhor para um determinado nicho ou setor.

As diferenças mais notáveis ??entre os dois modelos são que a pesquisa paga é melhor para segmentar usuários que já sabem o que desejam. Se um usuário estiver pesquisando para comprar um produto no Google e seu anúncio aparecer na parte superior, provavelmente ele clicará nele. A maioria dos usuários que já sabem o que desejam provavelmente procurará empresas diferentes que vendem o mesmo item para comparar preços.

Compare isso com redes sociais pagas, e é mais provável que os usuários sejam compradores por impulso que não estão necessariamente procurando algo em particular para comprar. Mas se eles virem algo em que estão interessados ??enquanto navegam nas mídias sociais, podem estar inclinados a comprá-lo.

Essa diferença sutil geralmente pode ter um enorme impacto no sucesso do método de publicidade em um nicho ou setor específico.

Para resumir as diferenças entre pesquisa paga e social paga, a questão basicamente está entre gerar e atender demanda. No Google se atende uma demanda já existente, quem já está buscando o produto ou serviço. Já nas redes sociais as publicações invadem o feed do usuário e tentam despertar nele o interesse e gerar uma nova demanda.

Com isso em mente, fica claro que seu produto ou serviço tem um grande impacto em qual dos dois você deve usar. Importante destacar que não são estratégias excludentes.

Declarando o vencedor

Se você ainda não percebeu, lamentamos ter esperanças, mas não há realmente um vencedor.

Como profissional de marketing, você deve estar se perguntando:

Qual é o melhor canal de publicidade para alcançar meu público-alvo?

Obviamente, isso depende do que sua empresa faz e de como seu público interage online. Para algumas empresas, o Google ADS será o vencedor, enquanto para outras empresas serão os social ads.

O mais importante é entender a jornada do seu cliente e onde você tem mais chances de sair em potencial.

Se você está vendendo tênis ou roupas, é muito improvável que as pessoas saibam exatamente o que estão procurando. Em vez disso, eles provavelmente estarão navegando para ver o que se destaca deles.

Neste exemplo, a execução de redes sociais pagas é provavelmente a melhor opção, pois permite que os anunciantes usem imagens para ganhar no apelo visual. Enquanto em outras circunstâncias para itens como máquinas de lavar, usar a pesquisa paga provavelmente seria melhor.

Uma boa maneira de ver quais canais de publicidade concorrentes do seu nicho estão usando é acessar o SpyFu e digitar o domínio. Isso informará se eles estão exibindo anúncios de pesquisa paga, quais palavras-chave estão segmentadas e quanto estão gastando.

Para verificar se eles estão exibindo anúncios sociais pagos, você deve visitar o Facebook e verificar a página de negócios deles.

Se eles estão gastando mais dinheiro em um determinado canal de publicidade, as chances são de que esse canal seja lucrativo para eles. Por que perder tempo e dinheiro descobrindo o que funciona quando você pode simplesmente pegar carona nas pesquisas deles?

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.