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Google Ads: 4 dicas para estruturar campanhas de performance visando longo prazo

Uma campanha bem estruturada no Google Ads pode ajudar você a atingir suas metas de negócios, aumentando a receita e o reconhecimento da marca com precisão incrível. Porém, antes de discutirmos a estrutura adequada da campanha, verifique se você possui um entendimento básico do Google Ads e um conjunto de metas claramente definidas. Em seguida, considere como o Google Ads ajudará você a atingir essas metas de negócios fazendo perguntas como:

  • Quando os usuários visitam meu site, o que eu quero que eles façam? Enviar um formulário? Comprar um produto?
  • Quais produtos ou serviços eu quero enfatizar?
  • Preciso de mais quantidade de contatos ou apenas de melhor qualidade?

Depois de responder essas perguntas podemos criar a estrutura inicial da sua campanha e aplicar algumas técnicas de ajuste fino que melhorarão seus resultados ao longo do tempo.

1. Escolha um tipo de campanha

Certos tipos de campanha ajudarão você a atingir suas metas do Google Ads melhor do que outras. Aqui estão suas opções básicas:

  • Pesquisa/Rede de Busca – mostra anúncios de texto nas páginas de resultados do mecanismo de busca relevantes para os termos de pesquisa do usuário. As campanhas de busca são ótimas para atrair usuários com probabilidade de executar uma ação, como ligar para sua empresa ou preencher um formulário, porque eles já estão buscando os serviços que você oferece.
  • Rede de Display – Coloca anúncios visuais – como imagens estáticas, animações e anúncios em vídeo – em sites e vídeos que correspondem aos parâmetros de segmentação definidos. Os anúncios gráficos podem familiarizar os clientes com sua marca antes que eles pesquisem suas ofertas e também lembrá-los de seu valor depois que eles visitam seu site (chamado de “remarketing”).
  • Compras – apresenta anúncios de produtos no Google Shopping, o mercado de comércio eletrônico do Google. Esses anúncios incluem todas as informações que os compradores precisam para fazer uma compra, incluindo um link para o produto em seu site.

Não há nada que o impeça de usar todos os tipos de campanha. Entretanto, nem todos os tipos serão benéficos da mesma forma para sua empresa. Lembre-se de revisar suas metas gerais e entender como cada tipo de campanha pode ajudar a atingi-las antes mesmo de investir seu primeiro real.

2. Crie sua estrutura de campanha e identifique palavras-chave

Um ponto de referência simples e eficaz para começar a criar campanhas, especialmente se você é novo no Google Ads, é a navegação do seu site. Por exemplo, digamos que uma empresa de artigos esportivos queira capitalizar no início da temporada de futebol. Ao referenciar seu próprio site, eles podem identificar o futebol como o foco da campanha e criar grupos de anúncios separados para chuteiras, almofadas, luvas etc.

Depois de criar sua estrutura de campanha inicial, a loja identifica palavras-chave valiosas seguindo estas etapas:

ETAPA 1: IDENTIFICAR PALAVRAS-CHAVE INICIAIS

A loja de artigos esportivos usa o Planejador de palavras-chave do Google Ads para identificar bons candidatos a palavras-chave, como “chuteiras de futebol” ou “luvas de goleiro”. Nessa ferramenta, marcadores de dados como custo por clique e volume de pesquisa indicam quais palavras-chave provavelmente terão um bom desempenho dentro do orçamento da loja.

ETAPA 2: REFINAR PALAVRAS-CHAVE COM BASE NO COMPORTAMENTO DO USUÁRIO

Depois que a loja exibe anúncios com essas palavras-chave iniciais há mais de um mês, eles usam o Relatório de termos de pesquisa dos anúncios do Google para verificar os termos exatos que as pessoas pesquisaram antes de clicar em um de seus anúncios. Em seguida, eles usam essas informações para alinhar suas palavras-chave com os termos de pesquisa que antecederam os cliques.

3. Segmente, segmente e segmente um pouco mais!

Ao segmentar palavras-chave individuais em seus próprios grupos de anúncios, você maximizará dados significativos e controlará sua conta. Por exemplo, colocar várias palavras-chave em um único grupo de anúncios pode limitar sua capacidade de identificar quais palavras-chave estão se dando bem com seu anúncio!

O que? Sim, anúncios e palavras-chave precisam se dar bem. Para melhorar o desempenho de seus anúncios, você precisará otimizar certos recursos, como o Índice de qualidade. O Índice de qualidade é parcialmente determinado pela relevância de seus anúncios para as palavras-chave atribuídas a eles. Se você tiver várias palavras-chave definidas para acionar um único anúncio, é difícil determinar os termos problemáticos que estão arrastando a relevância de um anúncio para baixo.

A única maneira de saber quais palavras-chave estão tendo um impacto negativo (ou positivo) é criar um grupo de anúncios distinto para cada palavra-chave.

Embora os grupos de anúncios de palavra-chave gerem os dados de desempenho mais úteis e precisos, eles exigem mais tempo para configurar e gerenciar. Se estiver além da sua capacidade, ainda é uma boa ideia separar as palavras-chave por baixo e alto volume de pesquisa. No mesmo grupo de anúncios, as palavras-chave que recebem muitas pesquisas podem ofuscar as de menor volume e consumir grande parte do seu orçamento. Isso pode ser ruim porque o termo mais pesquisado não é necessariamente o que converte melhor ou aumenta outros KPIs (indicadores chave de desempenho). Portanto, você pode reservar o orçamento para palavras-chave de menor volume e melhor desempenho, separando-as em grupos de anúncios distintos.

4. Toques finais

Os interesses do cliente e as tendências de pesquisa mudam com o tempo, para que você nunca “termine” a estruturação de uma campanha. No entanto, excluindo essas pequenas modificações, sua alteração estrutural final ocorrerá após você reunir alguns meses de dados de desempenho. Nesse ponto, você saberá com um alto grau de certeza quais palavras-chave estão apresentando bom desempenho (ou não). Além de ajustar parâmetros como tipo de correspondência e exibição de anúncios, agora você poderá segmentar públicos-alvo específicos, criar anúncios para palavras-chave de cauda longa e excluir palavras-chave negativas que estão desperdiçando seu orçamento.

A segmentação por público-alvo significa fazer referência a pontos de dados, como locais populares, horários do dia e dias da semana em que os usuários interagem com seus anúncios, para aprimorar as palavras-chave de alto desempenho e as configurações ideais de campanha.

Palavras-chave de cauda longa são frases curtas compostas por várias palavras-chave que têm como alvo pesquisas altamente específicas, como “tênis de corrida vermelho tamanho 36 para mulheres”. Frequentemente, quanto mais específico o termo de pesquisa, mais próximo o usuário está de comprar o produto. No entanto, se você adivinhar uma palavra-chave de cauda longa, ela provavelmente falhará devido ao baixo volume de pesquisa. E sem testar palavras-chave mais curtas, você não saberá por que ela falhou. Portanto, reunir os dados das palavras-chave mais curtas na palavra-chave de cauda longa primeiro é a melhor maneira de otimizar suas taxas de cliques e conversões.

Palavras-chave negativas são simplesmente palavras-chave que você impede de acionar seus anúncios. Essas palavras-chave desperdiçam orçamento em cliques sem gerar muitas (ou nenhuma) conversão. Por exemplo, nossa loja de artigos esportivos pode atribuir “jogo de futebol” como uma palavra-chave negativa para evitar veicular anúncios para aqueles interessados ??em assistir um jogo de futebol online.

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