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Gerando leads com o site da clínica de cirurgia plástica

A reputação de um cirurgião plástico pode ser construída no boca a boca, claro. O problema é que essa tática tão clássica de propaganda leva tempo demais. Além disso, os consumidores – e pacientes – de hoje em dia tiram dúvidas pela internet. É por meio da web que o público se informa, compara serviços e avalia qual será a melhor solução para sua necessidade (e seu bolso).

Sendo assim, um médico ou uma clínica de cirurgia estética precisam manter um site organizado e informativo. Trata-se não só de um sinal de credibilidade, mas também de um instrumento para atingir mais leads e transformá-los em clientes.

Gerando leads para uma clínica de cirurgia plástica

Tente imaginar como as pessoas chegam até você. É bem provável que elas partam de uma pesquisa no Google. E nem sempre saem vasculhando nomes de especialistas. Primeiro, precisam entender detalhes sobre o procedimento cirúrgico que pretendem realizar.

Por isso, é importante que o site tenha descrições minuciosas sobre os tipos de intervenções que são oferecidas na clínica. Cada um desses serviços deve aparecer numa página individual, o que facilita a indexação nos motores de busca. É importante que o texto possua variações dos termos, pois nem todo mundo utiliza a mesma palavra. Por exemplo, use “rinoplastia” e “plástica no nariz” ao longo da postagem.

Além desse material de apresentação, pode-se ir um passo adiante e trabalhar uma estratégia de marketing de conteúdo. Uma área de blog costuma ser um espaço adequado. O objetivo dos posts é sanar dúvidas mais específicas, com base nas questões que possam surgir entre o público.

Definindo palavras-chave para o blog de cirurgia plástica

Existem duas maneiras de elaborar pautas para o blog. A primeira é utilizar as perguntas mais frequentes, a partir da experiência dos profissionais da área. Cada tópico pode virar um post específico: quanto custa para colocar silicone? Como é o pós-operatório da otoplastia? Quanto tempo aguardar entre uma lipoaspiração e outra?

Nesse ponto, basta puxar pela memória ou conversar com colegas de trabalho. Anote os temas que pareçam mais pertinentes e publique atualizações com regularidade.

Porém, uma maneira mais assertiva de oferecer conteúdo relevante é a definição de palavras-chave. Ferramentas gratuitas e pagas fornecem os termos mais procurados pelos usuários do Google, do Bing e de outros buscadores. Expressões como “plástica no nariz preço” e “cirurgia de orelha de abano em criança” sugerem assuntos mais “quentes”, que vêm sendo pesquisados com frequência.

A definição estratégica das keywords colabora no posicionamento orgânico da publicação. Trabalhar o chamado SEO (Search Engine Optimization) pode levar o site aos primeiros resultados do Google, aumentando consideravelmente a visibilidade.

Transformando leads em clientes

Os curiosos que chegam ao site da clínica podem ser considerados clientes em potencial, ou leads. Contudo, nem todos seguirão adiante no funil. Para aumentar as chances de conversão, é necessário ter um bom call to action.

Uma única frase persuasiva já é suficiente. Ao fim de cada texto, pode haver uma mensagem do tipo “ligue para nós e agende uma avaliação sem compromisso”.

Os canais de contato são superimportantes para atrair o público. Portanto, telefone, e-mail e outras formas de comunicação direta precisam estar visíveis na página.

Outras ferramentas interessantes são o chat e o formulário de cadastro. Esse último é bom para coletar informações sobre o público, como idade, gênero e cirurgia procurada. Os dados servem para traçar um perfil médio dos leads e adequar o tom da comunicação a esse target.

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