Fator | Performance Driven Marketing

Fraudes de cliques em anúncios do Google realmente são um problema?

Se você usa “pay per click” (pagar por clique) em suas campanhas de marketing, deve estar ciente de uma nova ameaça que está afetando a indústria. Conhecido como fraude de cliques, empresas de todo o mundo estão perdendo bilhões para essa nova ameaça.

Com o marketing on-line gerando bilhões de dólares em receita para anunciantes e editores, era apenas uma questão de tempo até que alguém começasse a abusar do sistema.

Esse abuso fraudulento do PPC (pay per click) custa às empresas bilhões de dólares por ano e quase ninguém está imune a isso. Não importa se você é uma pequena empresa executando duas campanhas ou uma grande empresa executando milhares, isso pode afetá-lo.

Mas o que exatamente é a fraude de cliques e por que as pessoas fazem isso? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa nova ameaça online.

O que é uma fraude de clique?

Em suma, é o ato de clicar de forma fraudulenta nos anúncios pay-per-click quando o usuário não pretende comprar. Na verdade, na maioria das vezes esses cliques fraudulentos serão de concorrentes que também estão executando uma campanha de pagamento por clique na mesma palavra-chave.

Ao clicar no anúncio de um concorrente, a outra empresa será forçada a pagar pelo clique, independentemente de fazer ou não uma venda. Ao clicar repetidamente nos anúncios de alguém, os concorrentes podem acumular custos enormes para os anunciantes e causar muitos problemas. Da perda financeira à vantagem competitiva, eis as principais razões pelas quais as pessoas fazem isso.

Por que as pessoas clicam fraudulentamente anúncios?

Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas participam de fraudes por cliques e podem ser agrupadas em duas categorias principais: anunciantes e editores. Se você já experimentou cliques fraudulentos no passado, é provável que isso ocorra em um desses grupos.

Anunciantes

Como o setor de pagamento por clique é muito competitivo, é natural que os anunciantes tentem sabotar sua concorrência ao clicar fraudulentamente em seus anúncios. A maioria das empresas faz de tudo para obter vantagens competitivas, mesmo que isso envolva cometer fraudes.

Isso não apenas interfere nas estatísticas de publicidade de seus concorrentes, mas também os faz pagar por visitas de pessoas que nunca tiveram a intenção de comprá-las.

Isso faz com que os orçamentos de pagamento por clique dos concorrentes acabem mais rapidamente e impede que visitantes genuínos visitem seu website. Isso não apenas faz com que a empresa gaste grandes somas em cliques fraudulentos, como também aumenta o custo médio para capturar um lead.

Isso pode parecer truques sujos, mas quando é a diferença entre um visitante que visita seu site ou seus concorrentes, muitas empresas fazem o que for preciso para roubar visitantes.

Atualmente, os cliques fraudulentos de um concorrente são uma das formas mais comuns de fraude por clique. Não importa quão grande ou pequena seja uma empresa, é provável que eles tenham concorrentes clicando nos anúncios PPC.

Editores

No entanto, não são apenas os concorrentes que devem culpar.

No marketing pago por clique, sempre que um usuário clica em um anúncio, o editor é pago por exibir o anúncio em seu site. Para muitos sites, essa é sua principal fonte de renda e eles dependem dos usuários para clicar em seus anúncios.

Alguns proprietários de sites incentivam os usuários a clicar nesses anúncios várias vezes para “dar suporte ao site”. Obviamente, isso é totalmente contra os termos e condições de muitas redes pagas por clique, como o Google Ads, mas isso não impede as pessoas de fazer isso!

Uma maneira mais fácil para o proprietário do site ganhar mais dinheiro é apenas clicar nos próprios anúncios para aumentar sua receita com anúncios. Assim como os concorrentes que clicam nos anúncios, nenhum desses visitantes tem intenção de comprar e o dinheiro é desperdiçado.

É por isso que os anunciantes que executam campanhas PPC na Rede de Display do Google geralmente sofrem níveis muito mais altos de fraude. Não apenas os concorrentes estão tentando clicar nos seus anúncios, mas também os webmasters que são proprietários do site!

No passado, houve várias descobertas do crime organizado, incluindo o famoso MethBot, que custou aos anunciantes até US $ 3 milhões por dia em receitas perdidas. Com mais de 3 milhões de sites de publicação de terceiros, se você exibir anúncios gráficos do Google, aumentará enormemente suas chances de receber fraudes.

Técnicas de fraude de cliques

Cliques manuais

A primeira e mais fácil maneira de as empresas se envolverem em fraudes por cliques é apenas buscar pelos seus concorrentes e clicar em seus anúncios todos os dias. Esse pode ser um método de baixa tecnologia, mas definitivamente faz o trabalho. Algumas empresas foram até acusadas de incentivar seus funcionários a clicar nos anúncios dos concorrentes tantas vezes quanto possível.

O clique manual pode ser uma maneira simples e suja de custar dinheiro aos seus concorrentes, mas os profissionais fazem isso em uma escala muito maior.

Bots e malware

A segunda técnica que muitas pessoas usam é na forma de robôs e malware. Em vez de pagar alguém para clicar no mesmo anúncio repetidamente, é muito mais barato contratar um robô para fazê-lo. Eles não apenas o fazem de graça, mas também podem clicar em centenas, senão milhares, simultaneamente.

No passado, houve várias descobertas de robôs fraudulentos sendo feitos com o único objetivo de clicar em anúncios. Esses robôs não apenas custam bilhões às empresas, mas também podem impedir as empresas de exibir anúncios para sempre.

O último método é de longe o mais astuto. Algumas pessoas se esforçam ao máximo para usar os computadores de outras pessoas, sem elas saberem, para clicar em anúncios. Ao instalar malware nos computadores de outras pessoas, essas pessoas podem forçar as pessoas a clicar em anúncios e a faturar contas de seus concorrentes ou a receita de anúncios para si mesmas.

Como botnet, houve muitas descobertas no passado de criminosos usando esses esquemas para ganhar milhões. Os cliques não apenas parecem mais legítimos, mas também podem ser incrivelmente difíceis de impedir.

Como você pode parar com isso?

Agora que abordamos o mundo subterrâneo da fraude por clique e os danos que isso pode estar causando aos seus negócios, como exatamente você pode reagir?

Parar a fraude de cliques não é uma tarefa fácil. Você precisa estar sempre atento a novos IPs, clicando nos seus anúncios repetidamente. Isso significa que você precisa gastar bastante tempo verificando os logs do seu servidor. Como o Google Ads não fornece informações identificáveis ??em seus softwares, é recomendável que você instale um rastreador de terceiros.

Com o rastreador, você pode registrar todos que clicam nos seus anúncios e revisar os dados depois. Se for um usuário que clicou repetidamente nos seus anúncios, você também poderá adicioná-los à sua lista de exclusão de anúncios (leia nosso guia sobre como bloquear um IP no Google Ads). Isso impede que eles vejam seus anúncios no futuro e economize muito dinheiro.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.