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Facebook para Negócios: Tudo o que você precisa saber

O comércio social está crescendo dia a dia. E o Facebook representa uma imensa parcela dessa revolução crescente. As pessoas estão comprando mais produtos / serviços on-line devido às recomendações e promoções que encontram no Facebook. Uma tendência que não vai morrer tão cedo.

Embora o gigante da mídia social não atinja o status do Google em termo de canal de compras, ele definitivamente está se tornando uma forte influência nos hábitos e decisões de compra. Para quem usa o Facebook para negócios, esse é um ponto positivo.

De fato, estudos mostram que o Facebook é a principal plataforma de mídia social que influencia as pessoas quando se trata de tomar decisões de compra.

O poder de influência de decisão de compra do Facebook


Mesmo que o Facebook tenha melhorado o jogo para as empresas (em mais de uma maneira), muitos ainda hesitam em aproveitar todo o poder do marketing do Facebook . Mas, ao ignorá-lo, eles estão apenas deixando espaço para a concorrência.

Com mais de 2,2 bilhões de usuários (e contando), o Facebook é uma plataforma que toda empresa pode aproveitar. É onde todo mundo está. Então, por que seu público-alvo seria deixado de fora?

Aqui estão algumas coisas que todo empreendedor / profissional de marketing precisa saber antes de usar o Facebook para negócios para aumentar suas chances de sucesso.

A frequência dos posts é importante

Postar conteúdo relevante na sua página do Facebook de forma consistente fará a diferença no tipo de resposta que você gera. Então, se há uma coisa que uma marca nunca deve se preocupar é “postar demais” nas redes sociais…

Tenha em mente que o Facebook se tornou excessivamente competitivo. O que significa que muitas empresas (de todos os tipos) estão competindo por atenção. O Facebook, por outro lado, quer servir seus usuários da melhor maneira possível, mostrando-lhes o conteúdo mais relevante.

O resultado? Nem tudo o que você publica na sua página é visto pelos seus fãs. Apenas uma pequena porcentagem é. E muitas vezes o Facebook vai tentar mostrar o conteúdo mais relevante para as pessoas mais adequadas. 

Essa redução no alcance orgânico levou as empresas a postarem com mais frequência. Mas aqueles que são mais bem sucedidos com postagens frequentes são as marcas que estão fazendo isso sem sacrificar a qualidade. Portanto, deve haver um equilíbrio definido entre a qualidade do conteúdo que você está publicando com a quantidade.

Agora, a questão é: que frequência de postagem você deve ter?

Não há dúvida de que suas taxas de engajamento melhoram quando você publica regularmente. Mas isso tem que ser feito de maneira ideal, mantendo a qualidade em mente.

De acordo com um estudo realizado em conjunto pelo Buffer e pelo BuzzSumo, as páginas agora estão se movendo para postar mais conteúdo.

O volume de posts do Facebook influencia o engajamento

Depois de analisar 43 milhões de posts de 20.000 marcas populares usando o Facebook para empresas, eles descobriram que as páginas que postavam pelo menos 5X por dia recebiam 2.466 engajamentos em média. No entanto, as páginas que postaram 10X tiveram um envolvimento 50% menor. Portanto, pode-se dizer que postar 5 vezes a cada 24 horas é uma frequência de postagem efetiva.

Esta frequência de postagem é definitiva? Não, absolutamente não.

Quando se trata de usar o Facebook para negócios, nada é gravado em pedra. As estratégias estão evoluindo conforme o Facebook evolui.

Portanto, nunca pode haver uma abordagem perfeita, de tamanho único, que ofereça os melhores resultados para todos. Continue fazendo experiências para descobrir com que frequência você deve postar para um envolvimento maior.

Aproveitando o conteúdo gerado pelo usuário

Ao usar o Facebook para empresas, é essencial que seus produtos sejam o mais autênticos possível. E quando falamos de conteúdos gerados por usuários, essa autenticidade acaba sendo ampliada de forma exponencial. Ou seja, quando seu usuário produz conteúdo relevante sobre sua marca, o Facebook tende a aumentar muito o engajamento. Muito mais do que sua própria marca!

Se você pesquisar um pouco sobre campanhas efetivas de marketing no Facebook, verá que algumas das mais eficientes e lucrativas do Facebook tiveram um elemento de produção de conteúdo por usuários envolvido. 

Isso apenas mostra que o conteúdo criado por seus seguidores, prospects e clientes não é ignorado. Na verdade, ele obtém conversões muito mais altas.

Um dos maiores exemplos de implementação bem-sucedida dessa estratégia pode ser encontrado na página Coca-Cola do Facebook, que foi criada por dois fãs inveterados da Coca-Cola. Um monte de conteúdo compartilhado nesta página veio de pessoas reais (e normais), o que impulsionou seu crescimento. Uma vez que a página obteve uma quantidade impressionante de engajamento, a Coca-Cola deixou os caras continuarem postando conteúdo gerado pelo usuário.

Ação da Coca-Cola usando conteúdo produzido por usuários
As audiências da mídia social são inteligentes o suficiente para diferenciar conteúdos produzidos por usuários daqueles que são puramente feitos para marketing.

Esse conteúdo, também chamado de UGC (User Generated Content – Ou “conteúdo gerado pelo usuário” em tradução literal), tem sido o responsável por cerca de 5 horas diárias de engajamento de cada usuário em redes sociais. 

Além disso, as campanhas publicitárias do Facebook que utilizam o conceito de UGC têm uma influência cerca de 20% maior nas decisões de compra quando comparados a outros tipos de promoções.

UGC está crescendo de forma exponencial. A prova está nos números…

A explosão do conteúdo produzido por usuáriosHá muitas maneiras de usar o UGC, como promover seu produto / serviço, mostrando como seus clientes o estão usando. 

Remarketing significa mais conversões

Há pouca dúvida de que o direcionamento adequado desempenha um papel fundamental em tornar sua campanha publicitária do Facebook bem-sucedida. Em outras palavras, usar o Facebook para empresas funciona melhor quando você tem certeza do seu público-alvo. E uma maneira segura de fazer isso é direcionar clientes em potencial que já demonstraram interesse em seu produto / serviço.

É isso mesmo, estamos falando sobre o remarketing do Facebook, que geralmente recebe conversões melhores.

O remarketing é uma tática comum (e bem-sucedida) que ajuda a exibir seus anúncios do Facebook apenas para as pessoas que…

  • Já visitaram seu site no passado 
  • Mostraram algum tipo de interesse em seu produto / serviço

Não há ciência complexa envolvida aqui. É bem simples se você olhar para isso …

  1. As pessoas visitam uma ou mais páginas no seu site.
  2. Você segmenta seus visitantes com base nas páginas visitadas.
  3. Cria anúncios personalizados segmentados que são exibidos para esses visitantes em seu Facebook.

O ciclo de conversão dos usuários no Facebook

 

  • Visitante entra no seu site e recebe um pixel de rastreamento
  • Ele lê sobre seus produtos, porém vai embora sem fazer uma compra
  • O Facebook exibe anúncios para trazê-lo de volta e fazer a compra

 

 

Pergunte a si mesmo: por que alguém visita seu site em primeiro lugar? Geralmente é uma das três razões a seguir.

  1. Eles querem obter informações relevantes sobre você, seu produto ou seu segmento.
  2. Eles querem entrar em contato com você com uma consulta ou com uma sugestão.
  3. Eles querem comprar seu produto ou serviço.

O que nos preocupa é, obviamente, os números de vendas. Queremos mais e mais pessoas para comprar de nós. Mas o problema é que as decisões de compra raramente são impulsivas e podem levar algum tempo. Isso é especialmente verdadeiro no marketing B2B, onde as compras são grandes e os compromissos são longos, criando uma jornada de compra mais extensa. 

No entanto, ao usar o remarketing do Facebook, você pode continuar expondo o usuário à sua oferta e tentar remover sua hesitação ou dúvida, aumentando assim a chance de conversão.

O motivo pelo qual o remarketing do Facebook pode ser uma ótima estratégia é pelo fato de quem está vendo seu anúncio. As pessoas com quem você faz remarketing estão familiarizadas com sua marca e têm maior interesse em seu produto / serviço. Isso inclui….

  1. Pessoas que não estão familiarizadas com seu produto / serviço, mas podem querer comprá-lo.
  2. As pessoas que já visitaram seu website, visualizaram seu produto / serviço, mas ainda não acessaram o botão de compra.
  3. Pessoas que compraram seu produto / serviço e se tornaram clientes.

Criar conteúdo compartilhável é importante

Estratégias virais no Facebook podem ajudar a alcançar um público imenso, se é isso que você está procurando. Mas com que frequência você vê conteúdo no Facebook que está surfando nesse conceito viral? Então, não é muito comum…

Você pode aumentar as chances de divulgação do seu conteúdo ao compartilhá-lo com as pessoas certas e certificando-se de que elas terão interesse em compartilhar também. 

Usar o Facebook para negócios torna-se mais fácil e muito mais proveitoso quando você dá prioridade à criação de conteúdo que incentiva as pessoas a compartilharem com outras pessoas. É como você finalmente aprimora sua estratégia de conteúdo de mídia social .

Para entender como você pode criar esse tipo de conteúdo, você precisa saber porque as pessoas compartilham conteúdo em primeiro lugar. O que exatamente os leva a clicar no botão de compartilhamento e mostrar esse conteúdo para sua rede de amigos? 

Um estudo conduzido pelo New York Times apropriadamente chamado de “Psicologia do compartilhamento” descobriu que as pessoas compartilham conteúdo pelas razões e motivações mais diversas possíveis. Como por exemplo: 

  1. Para aprender algo novo
  2. Para informar os outros e influenciá-los
  3. Para ajudar seus amigos e familiares
  4. Para mostrar identidade e ser conhecido
  5. Para se conectar com pessoas em seu círculo
  6. Para simplesmente participar da “conversa” e espalhar a opinião
  7. Para dar apoio a quem precisa

Então, se o seu post no Facebook ensina, inspira ou surpreende, ele tem que tocar as emoções certas do seu público-alvo, de modo que elas estejam inclinadas a compartilhá-lo. Dê um motivo para compartilhar e certifique-se de que vale a pena.

Compartilhar vídeo nativo é melhor

Jogar um link do YouTube funciona no Facebook, mas não vale a pena, a longo prazo, de uma perspectiva de marketing. Por quê? Porque o Facebook favorece o conteúdo de vídeo nativo (ou seja, o vídeo dentro do próprio Facebook) no lugar de links do YouTube ou Vimeo. Eles querem que você envie mais conteúdo de vídeo diretamente para sua página no Facebook. Assim, todas as marcas que usam o Facebook para empresas devem entender o poder dos vídeos nativos.

Além disso, compartilhar vídeos nativos é muito melhor do ponto de vista do engajamento também. Porque os vídeos são reproduzidos automaticamente enquanto seus seguidores navegam pelo feed de notícias. Isso não só ajuda você a gerar mais visualizações / cliques, mas também dá uma impressão positiva para ambos, seus fãs e o Facebook. Levando a mais comentários sobre seu vídeo. 

Aqui estão três benefícios reais do upload de vídeos nativos …

  1. Ajuda a criar uma galeria de vídeos
    Ter uma seção separada para seus vídeos de mídia social faz muito sentido. E é exatamente isso que acontece quando você usa vídeos nativos. O Facebook cria uma galeria de vídeos dedicada à sua página para armazenar todo o seu conteúdo de vídeo produzido por ela. As pessoas que gostam de seus vídeos podem navegar para esta seção e acessá-las mais tarde.
  2. Melhora o alcance orgânico
    Dizem que o conteúdo é rei, o que é verdade. Mas, devido à crescente popularidade do conteúdo visual, o vídeo está se tornando altamente eficaz e envolvente. Se você deseja melhorar seu alcance orgânico do Facebook e adicionar variedade ao seu mix de conteúdo, o vídeo nativo é o caminho a percorrer.

    O algoritmo do Facebook mudou ao longo dos anos e continua evoluindo. E como o Facebook está tentando se tornar maior que o YouTube em termos de visualizações de vídeo / engajamento, o algoritmo deles está claramente favorecendo o vídeo nativo.
    Em um estudo de caso, descobriu-se que o conteúdo de vídeo nativo levou a um aumento de 135% no alcance orgânico, quando comparado a links e fotos. Em um estudo de caso diferente conduzido por Quinty, eles descobriram que os vídeos nativos no Facebook têm 4 vezes mais interações do que os links de vídeo de outros sites.
  3. Permite uma melhor análise
    O sucesso de sua campanha de mídia social depende de quão bem você analisa os dados de seus sucessos e fracassos. Uma das vantagens de usar vídeos nativos é que ele ajuda você a obter acesso a melhores análises sociais . Que você pode usar para melhorar seus resultados.
    Por exemplo, se você olhar para o Facebook Page Insights, verá quantas pessoas viram seu vídeo por dez segundos ou mais. Além disso, você também aprende como seus principais vídeos estão se saindo em termos de engajamento. 

 

Utilizar o Facebook Live aumenta o seu alcance

Você está trabalhando com um orçamento de marketing limitado? Então o Facebook Live é algo em que você deve se concentrar.

Embora existam muitos benefícios de usar o Facebook Live, como requisitos de qualidade mais baixos, sem custo, etc. Uma vantagem que claramente faz valer a pena é que ele pode ajudá-lo a aumentar seu alcance orgânico no Facebook. Às vezes, o alcance é ainda maior do que o do vídeo nativo.Quando você tem um alcance melhor, você tem mais pessoas consumindo seu conteúdo. Que afeta diretamente o tipo de resultados que você gera no marketing do Facebook. O Facebook envia até uma notificação para seus fãs quando você estiver ao vivo. O que aumenta as chances de eles se envolverem com seu vídeo.

Além disso, o Facebook Live facilita o destaque no feed de notícias de seus seguidores, pois seu vídeo permanecerá no topo enquanto você estiver no ar. 

A seguir são algumas idéias de vídeo ao vivo do Facebook que sua empresa pode aproveitar.

Organize uma live de perguntas e respostas: Se você tem muitas dúvidas de clientes em relação ao seu produto ouserviço, poderá convidar seus clientes / prospects para entrar em uma live de perguntas e respostas via Facebook Live. Isso permitirá que você tire suas dúvidas e também mostre seu próprio conhecimento, gerando uma relação de credibilidade.

Faça uma entrevista: Chame um especialista do segmento que possa conversar sobre um tópico importante, que tenha relação direta com seus produtos/serviços. E transmita pelo Facebook live.

Transmitir um evento: seja uma feira ou algum outro tipo de evento que seu público possa se beneficiar, você pode transmiti-lo ao vivo usando o Facebook Live. Toda a ideia de capturar um evento ao vivo e transmiti-lo aumentará consideravelmente o valor do seu conteúdo.

Anuncie um novo produto/serviço: Não importa em que setor você esteja e o tipo de produto que você está vendendo, você pode usar as redes sociais para anunciar o lançamento do seu produto e fazer com que mais pessoas participem do evento. O Facebook Live é ótimo para fazer isso porque não apenas ajuda a criar o nível certo de antecipação, mas também permite envolver os espectadores com um pouco de preparação.

Oferecer descontos influencia diretamente nas vendas 

Que tal fazer com que os seus seguidores / clientes se sintam mais especiais concedendo um desconto exclusivo? Você pode fazer iso usando as ofertas do Facebook, um recurso popular para explorar se você estiver usando o Facebook para negócios.

Usando as Ofertas do Facebook, você pode postar descontos interessantes, ofertas especiais e cupons em sua página do Facebook. Seja você o administrador ou o editor, você pode criar uma oferta relevante. 

Aqui estão três tipos de ofertas do Facebook que você pode aproveitar:

  1. Somente na loja: essas ofertas só podem ser resgatadas por clientes na loja onde eles precisam apresentar uma versão impressa da oferta ou exibi-la em seu telefone celular.
  2. Somente on-line: essas ofertas não podem ser resgatadas off-line em uma loja. Em vez disso, os clientes podem utilizá-los em seu site ou em outro destino on-line (como um cupom de desconto).
  3. Na loja e on-line: essa opção oferece o melhor dos dois mundos, pois o desconto pode ser resgatado pelos clientes tanto off-line quanto on-line.

Aqui estão algumas dicas sobre o uso eficiente de ofertas do Facebook…

Seja generoso: Dar um pequeno desconto dificulta todo propósito, por isso certifique-se de que o seu desconto é interessante para sua audiência. Uma boa regra é não dar um desconto inferior à 20%. Você também pode experimentar dar brindes junto com a compra, pois eles geralmente trazem ótimos resultados. 

Pratique a simplicidade: Quanto mais complicado for os termos  termos e condições, mais difícil será converter. Lembre-se de manter as coisas simples para seus clientes em potencial. Qualquer etapa extra e desnecessária deve ser evitada. 

Use uma imagem envolvente: é uma boa ideia escolher uma foto que mostre seu cliente usando seu produto de alguma forma. Se você simplesmente postar a imagem do seu item, pode não ser tão envolvente. E, sim, use uma imagem diferente da foto do seu perfil, pois elas serão exibidas lado a lado. 

Use Linguagem Natural: Além de tornar atraente o título, você também precisa garantir clareza suficiente para seus clientes em potencial. Quanto mais natural e direta for a sua linguagem, melhores resultados você verá.

Tenha uma data de validade: você não quer dar a seus clientes muito tempo, mas também precisa evitar acelerar demais. Dar a eles a quantidade certa de tempo é crucial para que eles possam ver, entender e solicitar sua oferta. Ao oferecer algum tempo, você também aumenta as chances de as pessoas discutirem sua oferta e espalharem a notícia sobre ela.

Promover a oferta: Você pode fixar sua oferta no topo da sua página do Facebook para exposição adicional. Uma regra importante é não criar muitas ofertas diferentes, pois por recomendação do Facebook, é importante manter o foco nas ofertas existentes.

Comece a usar o Facebook for Business

Agora é hora de colocar todas essas informações para funcionar. Se você já usa o Facebook para negócios, já sabe como usá-lo de maneira ainda mais eficiente para obter os resultados desejados. Se você não estava usando o Facebook para negócios, então já sabe o que está perdendo e as próximas etapas necessárias.

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