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Estratégias de mídias sociais para o Ensino Superior

As mídias sociais são um elemento poderoso de comunicação e marketing. É por meio delas que os nativos digitais da Geração Z interagem com as marcas e tiram dúvidas sobre serviços. Será que sua instituição de Ensino Superior está usando essas ferramentas da maneira certa?

Cada rede tem uma linguagem própria e atinge um público específico. Conhecendo bem os prospects, com personas detalhadas, você pode trabalhar os canais mais adequados e desenvolver estratégias para estreitar laços com a audiência. Esse é um estágio fundamental da jornada do consumidor – e indispensável para elevar o número de matrículas da faculdade no médio prazo.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobra a importância das mídias sociais para o marketing do Ensino Superior. Acompanhe!

Conteúdo das mídias sociais ajuda a “demarcar território”

A presença digital transmite credibilidade. Quanto mais referências sobre a IES o jovem encontrar, mais ele vai querer saber sobre aquele educandário.

Tudo começa com uma simples busca no Google. Pode ser uma adolescente procurando as “melhores faculdades de veterinária”, ou um profissional formado que esteja atrás de um MBA em gestão de processos. Algumas estratégias de SEO e Adwords ajudam sua marca a se destacar, mas apenas o conteúdo institucional não basta.

Quem chegar ao seu site e gostar do que está ali provavelmente irá além: vai acessar o Facebook, o Linkedin ou o Instagram. É nesses ambientes que acontece a verdadeira interação humana. Os comentários nos posts, as fotos tiradas pelos alunos e os vídeos que eles compartilham dão pistas de como é a vida no campus.

Ou seja, mantenha páginas ativas nas redes sociais. Mais ainda, publique material relevante, que estimule a comunidade a participar da conversa. Os prospects estarão de olho.

Presença digital gera engajamento

Ok, as mídias sociais servem para interagir com a audiência da IES. A questão é como fazer isso – e a resposta para essa dúvida, claro, depende de seus objetivos de marketing. Tenha sempre em mente quais são as necessidades do público e como você pode solucioná-las via internet.

Cada plataforma tem seus trunfos. O Facebook, por exemplo, possui a funcionalidade das transmissões ao vivo, que pode ser ótima para veicular entrevistas com professores. O educador explica como funciona o curso de veterinária e quais as possibilidades de atuação profissional, enquanto a adolescente que assiste à live vai enviando mais perguntas.

Já o Instagram tem o Stories, com ferramentas de enquete que fornecem insights rápidos. Além de sanar dúvidas, você pode encantar os seguidores com belas imagens do campus. Proponha o uso de uma hashtag e republique as fotos que os alunos tirarem, também. Isso causa uma ótima impressão nos prospects, pois mostra que existem pessoas de verdade na instituição, não somente figurantes de anúncios.

Do engajamento à matrícula na instituição de Ensino Superior

Não se esqueça de utilizar softwares de monitoramento das mídias sociais. Muitas vezes, alguém pode mencionar a IES sem utilizar hashtag ou arroba. Essas “conversas paralelas” também são significativas. Na medida do possível, interaja diretamente com cada usuário, demonstrando abertura e disponibilidade para resolver problemas.

Ainda, é interessante trazer aos prospects algumas histórias de sucesso. Colha depoimentos de egressos para mostrar como eles se inseriram no mercado e como atingiram seus objetivos de vida.

Lembre-se de adequar o conteúdo ao canal. Um post de blog pode ser “quebrado” em falas menores e transformado em cards, com forte apelo visual para as redes sociais. Se o material estiver em vídeo, tenha uma edição vertical para o Stories e o Snapchat.

Por último, vale lembrar que o esforço para captar alunos via mídias sociais não se encerra quando o estudante efetua a matrícula. O público consolidado também deve ser nutrido.

Você pode usar esses canais para informar sobre datas e eventos importantes, ou oferecer atendimento personalizado via direct message, ou, ainda, divulgar serviços que a instituição ofereça. Tem gente que entra e sai da aula com tanta pressa de ir embora que mal aproveita a biblioteca, as cafeterias, as salas de informática…

Resumindo: dá para fazer muita coisa com as mídias sociais. Você está aproveitando esse potencial todo?

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