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Alunos de Ensino Superior

Estratégias de Google Ads para Instituições de Nível Superior

As faculdades enfrentam uma das maiores concorrências no marketing digital do segmento de ensino. Com o aumento de instituições de ensino oferecendo cursos de graduação, torna-se cada vez mais importante trabalhar estratégias digitais para filtrar e receber os melhores leads para a Faculdade.

O Google Ads é uma das formas mais eficientes e cada vez mais concorridas. Com custos por clique elevando-se com frequência, é preciso pensar em estratégias inteligentes para segmentar e captar visitantes qualificados. Abaixo listamos 6 estratégias para obter o melhor retorno de investimento em campanhas de Google Ads:

Crie landing pages exclusivas

Cada campanha deve ter uma landing page única, visualmente apelativa e que ofereça uma visão adequada da faculdade ou seu curso (seja objetivo e personalizado). Dependendo da estratégia, é essencial que essa landing page tenha um Call-to-Action adequado para gerar o lead ou facilitar sua interação com a instituição (trazendo-o para as redes sociais, por exemplo). Outra estratégia, um pouco mais agressiva, é usar um chat para falar diretamente com a equipe comercial.

Palavras-chave da cauda longa

As palavras-chave da cauda longa são um perfil de keyword que traz um volume menor de acessos, porém altamente qualificado. Ele permite “refinar” os termos de busca para palavras com um custo por clique muito mais baixo, visto que há menos anunciantes usando os termos. Por exemplo: “Pós graduação em Administração em Porto Alegre” vai trazer um tráfego muito mais qualificado que “pós graduação” ou “MBA Porto Alegre”.

Palavras-chave negativas

Além das palavras-chave tradicionais (broad, exact e phrase), existe um perfil de keyword que é essencial e talvez um dos mais importantes: palavras-chave negativas. Elas permite filtrar buscas para remover aquelas que iriam trazer um tráfego pouco qualificado para seu site.  Por exemplo, se você usa o termo “Graduação Enfermagem Porto Alegre”, pode perceber que está recebendo cliques de busca como “emprego enfermagem Porto Alegre”. A solução é negativar a palavra-chave “emprego”. Agora você receberá apenas cliques de potenciais estudantes e não quem busca um emprego!

Analise, monitore e ajuste

Palavras-chave que trazem tráfego não bastam. Você precisa monitorar e entender quais palavras-chave trazem o MELHOR tráfego, aquele que converte e traz potenciais alunos para sua instituição. Livre-se de palavras-chave ruins (que geram tráfego e não convertem), adicione palavras-chave para negativar termos que impactam em outras e acompanhe quais novas palavras-chave podem trazer benefícios. Isso deve ser feito quase que diariamente.

Monitore o comportamento via Google Analytics

Mais do que gerar cliques qualificados, você precisa medir o retorno de investimento. Para isso você precisa configurar as metas do Google Analytics para entender quais cliques resultaram em conversão. Mas você pode ir além, monitorando o comportamento dos visitantes do Google Ads para entender:

  • Por quais páginas navegam
  • Por quantas páginas navegam
  • Quanto tempo permanecem no site

Compare esses 3 indicadores com outros canais de acesso para entender melhor o ENGAJAMENTO do seu público-alvo.

Conteúdo orgânico

O conteúdo orgânico, base da estratégia de Inbound Marketing, também pode ajudar muito as suas campanhas de Google Ads. A qualidade do conteúdo das landing pages define o “índice de qualidade” de cada palavra-chave em sua campanha. Quanto maior a qualidade dessas palavras, menor o custo que você pagará por clique.

 

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