Fator | Performance Driven Marketing

Entenda por que a captação de alunos é 24/7

É natural que a captação de alunos respeite a sazonalidade do calendário. A instituição de ensino costuma aumentar os esforços durante os meses que antecedem o período de matrículas. Ainda assim, o restante do ano não deve ser ignorado. As épocas de baixas servem para nutrir leads e, se o trabalho for bem-feito, conquistar novos estudantes.

Optar por uma marca independe do calendário

A escolha de uma escola ou universidade obedece a diversos fatores. A qualidade de ensino, a distância de casa e o valor das mensalidades são elementos que pesam na decisão. Quando se trata de graduação ou pós, há, ainda, as responsabilidades da vida adulta, como a necessidade de conciliar aulas com o horário de trabalho.

Em poucas palavras, não se trata de uma opção que se faça em dois dias. O jovem do Ensino Médio pode levar anos para definir qual carreira seguirá. Já o recém-formado pode até querer emendar um MBA, mas não tem grana nem tempo para isso, por enquanto.

Frente a essa realidade, o processo de conquista do público é realizado ao longo do ano inteiro. A abordagem envolve um CRM eficiente e estratégias de Inbound Marketing para acompanhar o público ao longo da jornada de compra.

Inbound Marketing e CRM na captação de alunos

Utilizar o Inbound Marketing significa gerar conteúdo de interesse do aluno em potencial – ou dos pais deles, no caso das escolas. O objetivo é desenvolver o relacionamento com esses leads, seja por meio das redes sociais, seja com blog posts.

Esses canais de comunicação atuam como espaços para sanar as dúvidas dos indivíduos. Vale divulgar os eventos que o educandário realiza, apresentar depoimentos de egressos ou explicar como funciona a vida no campus. Os formatos e as linguagens variam de acordo com o perfil de público que se quer atingir.

Tal estratégia precisa estar integrada a um sistema de CRM (Customer Relationship Management). O modelo coleta dados sobre os usuários, facilitando as tomadas de decisão nos processos.

Imagine que a universidade ofereça um MBA em Direito Ambiental. Pelas informações recolhidas, chega-se a um perfil médio do estudante. Os alunos têm menos de 25 anos, ainda não cursaram uma pós-graduação e levam cerca de 30 meses, a partir da formatura, para efetivar a matrícula.

Esse cenário permite desenhar uma estratégia adequada. Sabe-se quem está preparado para uma abordagem comercial, por e-mail ou por telefone, e quem deve entrar num fluxo de automação. No segundo caso, a pessoa continua a receber notícias da IES, mas sem tanta insistência em matrículas. No futuro, quem sabe, a situação mude e a conversão seja efetivada.

Comunicação não para

A captação de alunos 24/7 exige, basicamente, uma mudança de mentalidade. Em vez de pensar nos períodos quentes do calendário, deve-se acompanhar as demandas da audiência durante o ano inteiro.

Isso significa, também, estar disponível para resolver problemas. Canais de acesso direto, como inbox do Facebook e número de Whatsapp, são indispensáveis para estabelecer conversa com os prospects. Certifique-se de aproveitá-los na estratégia de marketing digital da instituição.

 

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.