Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

E-mail marketing com segmentação avançada para Concessionárias e lojas de veículos

E-mails personalizados podem atingir os compradores certos na hora certa, trazendo um tráfego qualificado e interessado para suas páginas. Aliás, o e-mail marketing é um dos canais mais eficientes para aquisição de novos clientes e, nos últimos 10 anos, tem permanecido no topo dos canais com melhor ROI em estratégias de marketing.

Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia que demanda muito menos investimento em comparação aos outros canais, permitindo ainda assim aos profissionais de marketing um alcance muito mais amplo que outras ações disponíveis.

Como as concessionárias estão usando o e-mail

Abaixo seguem alguns números sobre o uso de e-mail marketing para divulgação de concessionárias e lojas de veículos pelo mundo.

  • 57% das concessionárias realizam campanhas de e-mail marketing ou mantém uma newsletter mensal. 21% trimestral.
  • Cerca de ⅓ dos e-mails enviados pelas concessionárias combinam aspectos informativos e promoções na mesma peça, sendo o formato mais utilizado.
  • E-mails que não incluem absolutamente nenhum dado informativo, mas apenas se foca na venda e promoções, é o padrão de cerca de 21% de todos os envios.
  • Contatos gerados através do próprio site representam 36% dos leads de campanhas de e-mail, e clientes atuais ou antigos que já compraram um veículo na concessionária ou visitaram fisicamente a loja representam cerca de 29% da base.
  • A maior parte da concessionárias (73%) não segmenta suas listas de nenhuma forma e envia o mesmo conteúdo para todos os contatos (e isso é péssimo…)

De acordo com estatísticas de concessionárias coletadas, aquelas que utilizam e-mail marketing tendem a ver melhores resultados tangíveis – Aumento de ROI, vendas e base de clientes. As campanhas de e-mail costumam ter uma taxa de abertura elevada, de cerca de 9% a 12%. E dos que abrem, a taxa de cliques chega perto de 15%.

Fica muito claro que o e-mail marketing funciona, mas as concessionárias tem sido muito lentas para implementar estratégias necessárias para vender carros na era digital. E daquelas que começaram a se adaptar à essa nova era, tem gasto milhões de reais em investimentos de marketing que trazem pouco ou nenhum resultado real nas vendas.

Segmente sua lista e personalize todas as comunicações

Ninguém quer receber todas as ofertas que sua loja tem disponível. E se você não investir para segmentar e personalizar suas listas, prepare-se para perder seus prospects de forma exponencial, a cada oferta enviada.  

Cada campanha de e-mail deve ser segmentada e personalizada. Comece com o básico: os dados essenciais que você tem em seu CRM (você tem um CRM, certo?) ou base de prospects. Analise informações como idade, sexo, histórico de compra e outras informações que podem ser filtradas para lhe entregar um conhecimento mais profundo sobre seus clientes e potenciais clientes.

Segmente por comportamento em sua base

As chances são grandes de você já ter enviado um e-mail com uma lista de ofertas para o seu cliente/prospect, certo? Então crie novas segmentações com base no interesse anterior desses contatos: Quem se interessou por sedans? Quem se interessou por SUVs? Essa é uma forma de garantir uma comunicação mais assertiva:
Dica: A cada 3 meses faça uma nova “análise” na sua base de contatos, enviando um e-mail com ofertas diferentes, de forma que você possa segmentar novamente, com base nos interesses nesse e-mail.

Pense nos dispositivos móveis

Praticamente metade dos e-mails hoje são abertos em dispositivos móveis. De acordo com a Hubspot:

  • 48% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis.
  • 69% dos usuários móveis apagam e-mails que não estão otimizados para a tela de um celular.
  • 89% dos profissionais de marketing perdem leads e oportunidades por não otimizarem seus e-mails.

Analise a performance

Um dos estágios mais importantes de uma campanha de e-mail marketing é reservar um tempo para analisar os resultados. Qual a taxa de abertura e cliques? Quais e-mails performaram melhor? Em que horário as pessoas mais abrem e interagem com seu e-mail? Ao monitorar a performance, você pode realizar diversas melhorias e ajustes para garantir os melhores resultados.

O e-mail pode se transformar em um poderoso canal de vendas e oportunidades para sua concessionária, se usado corretamente. Lembre-se que, principalmente no celular, as pessoas estão acompanhando o e-mail com frequência e facilidade, e chegar até elas no momento certo pode ser apenas questão de encaminhar um e-mail segmentado e bem desenhado.

 

banner-blog-marketing-digital-concessionarias

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.