O marketing de sua empresa de TI não deve se resumir a táticas de vendas. Uma estratégia de longo prazo pode garantir presença digital, algo importante para construir a credibilidade da marca. Conquistar clientes e gerar novos negócios depende de um trabalho integrado e bem-planejado.
Presença digital: mostrando a identidade da marca
Tudo começa pelo site. O endereço eletrônico é, de fato, a casa da sua empresa na web. É por meio dele que os clientes em potencial vão pesquisar informações sobre os serviços oferecidos, a qualidade do atendimento e as formas de contratação.
Um website tem que ser bonito, informativo e de fácil navegabilidade. As páginas precisam carregar rapidamente. O design deve ser responsivo e adaptar-se aos diferentes formatos de tela, acompanhando as exigências de um mercado cada vez mais mobile.
Esse é o seu território na rede. É uma janela para o público conhecer a identidade da companhia os valores nos quais acredita, os produtos que entrega. E é, também, o lugar para onde convergem todas as demais campanhas de marketing.
Conteúdo de qualidade garante credibilidade
O conteúdo é um elemento importante dessa estratégia de presença digital. Não se trata apenas de atrair consumidores para aumentar a conversão. Trata-se de identificar as necessidades do público e entregar soluções para seus problemas.
Muitos empreendedores mal conhecem as vantagens das soluções de TI. O lojista pouparia esforço, se utilizasse um software para gerenciar o fluxo de caixa. A dona da floricultura teria menos quebra de mercadoria, se oferta e demanda fossem registradas em relatórios sobre giro de estoque.
Abordar esses pequenos empresários com um discurso comercial, agressivo, nem sempre surte efeito. É melhor manter um blog com dicas de gestão, organização e otimização de processos. Aos poucos, os leitores passam a perceber a marca como referência no assunto. Entendem, então, que precisam contratar algum serviço.
No marketing de conteúdo, você verifica quais são as dúvidas mais frequentes da audiência. Com base em técnicas de SEO, gera informações relevantes para o público e aumenta o alcance orgânico dos posts no Google. No médio prazo, pode transformar mais leads em clientes, pois tornou-se autoridade na área.
Muitos canais, mesma língua
Contudo, um planejamento estratégico de marketing demanda ações mais específicas. Além de gerar conteúdo de qualidade, deve-se levá-lo às audiências.
Seu público pode estar no Facebook, no Twitter ou no Linkedin. Manter perfis nessas redes sociais é uma forma de traçar perfis de consumidores e definir metas de trabalho.
Uma fanpage pode atuar como canal de comunicação direta para sanar dúvidas dos clientes ou apresentar novidades da marca. Também ajuda a propagar os posts publicados no blog corporativo.
Já as interações dos usuários, como curtidas e compartilhamentos, apontam comportamentos que humanizam ainda mais o target. Sabe-se a idade, a profissão e a cidade onde os seguidores da empresa moram.
Esses dados orientam campanhas de anúncios. Ferramentas como o Facebook Ads podem filtrar a publicidade com base nas informações demográficas. Assim, somente leads qualificados visualizam o banner. As chances de cliques são maiores. Menos esforço, mais resultado.
Qualquer que seja a maneira de chegar até essa clientela em potencial, o importante é manter um discurso integrado. A linguagem de um tweet nem sempre é igual à de uma newsletter, mas a postura institucional permanece a mesma.
Por isso, é importante que as diferentes ações de marketing sejam conduzidas por uma equipe experiente, com visão ampla dos negócios e comprometida com resultados. Conte com a Fator Digital para reforçar sua presença na rede. Invista na credibilidade da sua empresa de TI.