Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Como uma pequena instituição de ensino pode concorrer com as grandes do mercado?

O segmento da educação é dominado por grandes universidades. Elas atraem a atenção de muitos jovens, devido ao prestígio histórico e ao diferencial que uma formação dessas proporciona ao currículo. No entanto, há espaço para que faculdades de pequeno porte também conquistem sua parcela do mercado.

É um caminho longo e laborioso, mas que funciona. Se o educandário não figura nos rankings do MEC nem tem um nome conhecido, precisa criar estratégias para destacar-se entre o público. A seguir, vamos explorar algumas maneiras de tornar sua marca mais forte.

Marketing para instituições de ensino pequenas

Antes de irmos às recomendações, vale reforçar a importância de conhecer o próprio target. Sabendo qual é o perfil de estudante que você já atinge, fica mais fácil definir mecanismos para captar novos alunos. Portanto, a equipe de marketing deve desenvolver personas que orientarão todas as ações subsequentes. Feito isso, siga o passo a passo:

  1. Enfatize seus pontos fortes

Uma instituição de ensino recém-fundada não tem a mesma tradição das universidades federais. As aulas num prédio comercial do Centro tampouco terão o mesmo impacto que um campus arborizado ou uma cidade universitária. Sendo assim, é preciso encontrar outros atrativos.

Por exemplo, a faculdade pode estar numa localização de fácil acesso, perto de pontos de ônibus ou linhas de metrô. Essa conveniência atende à demanda de pessoas que precisem conciliar os estudos com o trabalho.

Talvez o educandário tenha parcerias com empresas, ou um banco de talentos atuante para conseguir estágios aos alunos. Pode ser que o forte esteja nos horários flexíveis, ou no pagamento facilitado, ou ainda nos cursos de graduação a distância. Tudo isso pode ser trabalhado.

  1. Agregue valor à marca

Uma formação de qualidade é o mínimo que se espera de qualquer empresa do Ensino Superior. Portanto, a marca deve encontrar diferenciais, reforçando uma identidade institucional.

Isso começa pela linguagem utilizada nas redes sociais e nos demais canais de comunicação. A postura em relação à audiência (sisuda, informativa, despojada…) deve refletir a missão e os valores do educandário.

Defender causas e divulgar campanhas sociais também colabora para você conquistar a admiração de um grupo específico. Os estudantes que se matricularem nessa escola terão um sentimento de propósito e pertencimento a algo maior.

  1. Forneça informações úteis

Muitas vezes, o site é o primeiro ponto de contato de um prospect com a instituição de ensino. Logo, é por ali que as principais dúvidas do jovem deverão ser respondidas.

Certifique-se de ter páginas responsivas, que se adaptem a qualquer dispositivo. O conteúdo deve carregar rapidamente e ser de fácil navegação.

Além dos dados principais dos cursos, como grade curricular e horários das aulas, deixe claros o valor da mensalidade e as formas de pagamento. Geralmente, a questão financeira é a parte mais delicada para um futuro aluno. Aproveite, então, para sugerir uma conversa via WhatsApp. O atendimento personalizado pode ser uma etapa crucial para a captação de novos alunos.

  1. Invista nos canais adequados

Tão importante quanto captar alunos é manter uma relação de confiança com os estudantes já matriculados. Esse bom relacionamento melhora a reputação da faculdade, destacando-a da concorrência. Afinal, a satisfação das turmas pode ser a melhor propaganda para o educandário.

Para ambas as situações, tenha um CRM eficaz. O sistema pode automatizar avisos, aí a pessoa recebe desde votos de parabéns pela aprovação na prova até lembretes sobre os prazos para rematrícula. São pequenas ações, mas que reforçam a presença da marca no dia a dia do indivíduo.

Mas como fazer-se presente? Indo ao encontro da audiência, onde quer que esteja. Newsletters por e-mail são bastante eficazes. SMS, posts em redes sociais e outras estratégias também funcionam. A escolha vai depender das características do seu público – voltamos à necessidade de ter personas bem-estruturadas.

  1. Ajuste o processo ao longo do tempo

Cada interação – seja com um prospect, seja com um cliente consolidado – fornece feedback para uma empresa. As respostas positivas e negativas rendem material de análise, que deve ser estudado pela equipe de marketing.

As instituições de ensino pequenas têm a vantagem de, muitas vezes, trabalhar com perfis mais específicos de estudantes. Assim, a comunicação ganha em eficiência. À medida que as necessidades dos alunos se tornam mais conhecidas, pode-se desenvolver meios para atender a essas demandas.

Em resumo, invista seu tempo e seus recursos para construir uma comunidade acadêmica forte, que respeite e dê apoio ao público. Ao sentirem-se valorizados, os sujeitos só terão coisas boas a falar da instituição. Com o tempo, a marca tende a crescer e se consolidar no ramo do Ensino Superior.

 

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
Um Ebook exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.