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Como o SEO Local pode Aumentar as Matrículas na sua Escola/Faculdade

Mesmo com a crise que bate forte no mercado Brasileiro, um dos segmentos que mais cresce atualmente, com novos players adentrando rapidamente o mercado, é o de ensino. Com instituições de todos os perfis possíveis, começa a se tornar desafiador o processo de conseguir novos alunos.

O processo de decisão de potenciais alunos e pais na escolha da melhor instuição mudou radicalmente, com mais de 65% das pesquisas ocorrendo através dos mecanismos de busca, fazendo com que o recrutamento digital substitua o recrutamento tradicional.

Se você está começando a repensar o posicionamento digital de sua instituição e não sabe bem por onde começar, seguem algumas dicas valiosas para aumentar o volume de matrículas de sua escola/faculdade.

Seja encontrado no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio busca organizar e listar, com endereços, telefone e outros dados, empresas que aparecem nos resultados de uma busca do Google. Garante uma visibilidade bem grande (incluindo fotos da instituição aparecendo direto na página de resultados) e, para um usuário fazendo uma pesquisa para escolher a instituição que irá estudar, pode ser o primeiro ponto de contato com sua escola ou faculdade.

Para garantir uma boa visibilidade no Google Meu Negócio, é importante fazer um cadastro completo, com todas as validações solicitadas para o perfil. Além disso, é importante reforçar que o Google exibe seus resultados com base em localização física (o endereço de IP de quem está buscando), permitindo que seu site apareça com ainda mais destaque quando o usuário estiver próximo de sua instituição no momento da busca. Por isso o poder da “busca local” não pode ser subestimado, ainda mais se sua escola ou faculdade estiver em regiões de grande densidade de pessoas.

Use o Marketing de Conteúdo a seu Favor

Que diferenciais a sua instituição oferece aos alunos? Eventos? Feiras? Encaminhamento para o mercado? Reconhecimento de formação? Fale sobre isso através de conteúdo relevante no site de sua escola/faculdade. Publique informações detalhadas sobre os eventos, feiras que acontecem e detalhe cada diferencial importante em um post no blog da instituição.

Adicionar conteúdo garante um relacionamento com os estudantes atuais mas também ajuda a atrair novos, pois mostra que a instituição está atualizada, antenada com novidades e ideias. Além disso, o conteúdo produzido é compartilhado em redes sociais e auxilia no rankeamento orgânico da instituição.

Mantenha sua instituição em evidência através do Remarketing

Escolher a instituição para estudar é um processo que envolve pesquisa, o que significa acessar sites uma ou mais vezes e as vezes nunca mais retornar! E como esse é um processo que pode levar de 2 semanas à 3 meses, criar uma campanha de remarketing para exibir anúncios institucionais para quem já visitou seu site é uma estratégia muito eficiente!

O funcionamento é simples e garante que os anúncios fiquem aparecendo apenas o perfil que você escolheu, de pessoas que já acessaram seu site e durante um espaço de tempo pré-definido (30, 60 dias). Isso ajuda a aumentar as matrículas pois impacta positivamente usuários que já tiveram interesse em sua instituição. E você ainda pode segmentar esses anúncios apenas para usuários que acessaram determinadas páginas, como um curso específico.

Otimize as Meta Tags do site

Uma dica básica de SEO, que funciona desde a origem dos mecanismos de busca: Otimizar o título (tag TITLE) e a descrição (tag DESCRIPTION) melhora o SEO e a experiência dos visitantes, ao facilitar a leitura da página diretamente da página de resultados do Google.

Você pode usar as palavras-chave mais relevantes para aquela página e criar uma descrição eficiente para explicar rapidamente para o usuário que aquela é a página que ele procura. E quando há uma busca por uma escola/faculdade privada, lembre-se que alunos e pais tem prioridades diferentes, portanto pense nos dois perfis ao otimizar as diferentes páginas do site.
O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é uma estratégia primária na construção e evolução de um website de instituição de ensino e tem grande impacto no volume de matrículas que se originam do meio digital. Existem outras ações que podem ser feitas em redes sociais ou através de campanhas, mas lembre-se que a busca por instituições de ensino geralmente começa com uma busca no Google.

Se você precisa repensar a estratégia digital ou otimizar o site da sua instituição de ensino, converse com a Fator Digital. Nós temos uma sólida experiência em ações digitais para esse segmento e certamente podemos pensar nas melhores estratégias para o aumento de matrículas.

 

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