Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Como melhorar a conversão com Facebook Lead Ads

Os Facebook Lead Ads são bastante úteis numa estratégia de Marketing Digital. Essa solução se adapta aos dispositivos móveis, ajudando a corrigir o problema da baixa conversão a partir desses aparelhos.

A combinação de anúncio + formulário pode ser usada tanto no próprio Facebook quanto no Instagram. Isso permite coletar o e-mail do usuário ou outra informação que seja útil para o remarketing.

Pois é, uma abordagem direta de vendas não costuma funcionar nesses espaços. Porém, a publicidade pode ser ótima para gerar leads. Portanto, vale a pena investir nessa estratégia. Confira algumas dicas para aumentar a conversão com Facebook Lead Ads.

Como montar uma campanha de Facebook Lead Ads

De início, a ferramenta exigirá que você preencha alguns campos. É preciso fazer upload da política de privacidade de sua empresa, além de escolher uma série de perguntas que serão feitas aos consumidores.

Ao ajustar os filtros, lembre-se de:

– Abranger o público semelhante (lookalike audience) de seu target;

– Agendar anúncios para datas e horários específicos, de preferência quando houver pico de movimento na rede;

– Incluir o pixel do Facebook em seu website;

– Criar anúncios separados para cada dispositivo;

– Integrar a campanha ao seu CRM para capturar leads.

Lembre-se que esse tipo de anúncio atinge diferentes audiências. Sendo assim, utilize a hipersegmentação para os prospects mais qualificados. Aliás, essa é nossa primeira dica:

  1. Filtre o público-alvo

Dificilmente uma audiência muito ampla servirá para qualificar os leads. Por isso, direcione a campanha para públicos semelhantes aos usuários que já visitaram seu site ou que já interagiram com outros anúncios no passado. Essa medida permite que você trabalhe com uma buyer persona próxima a seus consumidores reais.

Junto a isso, segmente sua audiência com base nos critérios estabelecidos: interesses, localização, renda, profissão ou mesmo dispositivo utilizado. Analise as informações de quem já converteu em outros canais, tanto por tráfego orgânico quanto por remarketing, e use-as para definir os filtros de seu alvo atual.

Pergunte-se: que conteúdo convenceu a pessoa à conversão? Quais dados demográficos posso obter desse cliente?

  1. Crie uma oferta de valor

Em tempos de escândalos envolvendo vazamentos de dados, os consumidores estão mais seletivos. Se o sujeito fornece uma informação pessoal, mesmo que seja apenas o e-mail, está esperando algo em troca. Pode ser a solução para um problema ou a satisfação de um desejo. Qualquer que seja o caso, sua marca deve retribuir. Ofereça:

– Uma Newsletter mensal;

– Descontos em serviços;

– Pré-venda exclusiva;

– Amostras grátis de produtos ou versões demo de softwares.

Caso o principal objetivo de sua campanha seja a aquisição de leads, você atingirá gente no topo ou no meio do funil. Essa é a fase de ganhar visibilidade e estabelecer pontos iniciais de contato. Nessa situação, o anúncio é mais informativo que comercial. A ideia é apresentar o valor e os diferenciais de sua empresa.

Lembre-se de direcionar o prospect até o fim do processo de assinatura. Alguns usuários acreditam que basta clicar no banner para receber um desconto. Portanto, especifique que o benefício só será concedido a quem preencher todo o formulário. Clareza na mensagem, hein?

  1. Capriche no design

Não só o conteúdo tem que estar claro para o visitante do site, como a forma deve chamar atenção. Isso porque muitas pessoas aprendem por meio de imagens. Sendo assim, garanta que os anúncios transmitam a identidade visual da marca (paleta de cores, tipografia…).

Use pontos focais para realçar seu produto. Você pode mostrar alguém utilizando o objeto, também. O importante é assegurar que as imagens façam sentido e sejam relevantes para a mensagem.

Se possível, invista em vídeos curtos. Uma pesquisa da Nielsen, encomendada pelo Facebook, aponta que 74% do valor total de uma campanha de marketing podem ser obtidos nos primeiros dez segundos de um vídeo.

  1. Simplifique os formulários

Reforçando o que vimos até aqui, uma campanha de Facebook Lead Ads serve para capturar leads por meio de um anúncio. A mensagem deve ser visualmente impactante e oferecer algum valor para o cliente em potencial.

Como fazer isso? Simples. Você deve explicar qual é sua oferta e por que a pessoa deve se inscrever. Não se preocupe muito em usar palavras impactantes no CTA. O que está em jogo é demonstrar seu diferencial.

Em geral, os usuários gastam pouco tempo com formulários, então priorize a concisão. Pergunte apenas o estritamente necessário, como o endereço de e-mail ou o telefone. Quanto mais questionamentos você fizer, menores as chances de obter uma conversão.

  1. Faça follow up

Aproveite a função de agendamento e utilize uma linguagem precisa para explicar ao usuário quando ele receberá um e-mail ou um telefonema. Em paralelo, incorpore seu CRM à campanha de Lead Ads para coletar mais dados sobre os prospects.

A partir daí, use o remarketing e desenvolva campanhas de e-mail marketing com ofertas personalizadas. Essas estratégias servirão para elevar o engajamento e, como consequência, a conversão dos prospects.

Conclusão: por que usar Facebook Lead Ads

Os Facebook Lead Ads não são desenhados para incrementar as vendas, mas ajudam a identificar clientes em potencial e encaminhá-los para o funil. Esse recurso é útil, principalmente, para prospectar usuários do Facebook que não tenham intenção imediata de compra na plataforma, sobretudo os que utilizam dispositivos móveis.

Essa abordagem pode ser bastante eficiente. Sem contar que a ferramenta é superfácil de usar, então você não terá problemas em tirar proveito da tecnologia. Siga as dicas do post de hoje e boa sorte na campanha!

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.