Fator | Performance Driven Marketing

Como lidar com o aumento do custo de captação de alunos

O custo de captação dos alunos sempre preocupa as instituições de ensino. É necessário investir em divulgação, nas mais diversas mídias, para conquistar novas matrículas. E a verba deve se pagar, claro.

No entanto, há um problema. A concorrência cresce, exigindo um posicionamento de marca que se destaque, mas o orçamento para anúncios não aumenta na mesma proporção. E aí: como resolver?

Captação de alunos com marketing digital

Não é de hoje que falamos sobre como o marketing digital se tornou relevante para o planejamento estratégico das empresas. E tampouco custa explicar de novo por quê.

As ferramentas desse meio permitem alocar os recursos com eficiência, já que as campanhas podem ser direcionadas a públicos mais específicos. Essa característica garante maior retorno sobre o investimento.

Pode-se começar pelo Inbound Marketing. Essa técnica utiliza conteúdo informativo para atrair usuários de determinado perfil e torná-los leads (clientes em potencial). Basicamente, eles encontram o material a partir de pesquisas no Google, então é necessário otimizar os posts para os motores de busca.

Entra aí o Search Engine Optimization (SEO). Um estudo de palavras-chave consegue determinar quais são os termos mais relevantes para a persona que se quer atingir. Essas keywords deverão ser usadas nos textos, favorecendo o alcance orgânico do site, ou, então, incorporadas em campanhas de links patrocinados.

Os anúncios chegam aos leads justamente onde eles estão: online. Podem aparecer em redes sociais ou outros sites populares. A maior vantagem é segmentar o alcance conforme a idade, a localização geográfica e até os interesses pessoais de cada indivíduo.

Além disso, tem a questão orçamentária. A quantia para essas ações é bem inferior ao preço que se paga num espaço de jornal ou num outdoor, por exemplo. Alguns serviços de SEO são gratuitos. E o custo dos links patrocinados é por clique: paga-se apenas quando alguém acessa o site – ou seja, gente interessada, com alta possibilidade de conversão.

Tecnologia anda junto com qualidade da equipe

Evidentemente, a facilidade tecnológica não resolve tudo. As ferramentas fornecem dados e estatísticas com os quais trabalhar. Porém, o custo de captação dos alunos só se torna adequado, de fato, quando a equipe de marketing consegue realizar um bom planejamento estratégico.

Embora o investimento em softwares e em verbas publicitárias seja importante, o diferencial está em contratar profissionais acima da média. A equipe deve ser capaz de propor soluções inovadoras e criativas para os desafios que a IES enfrenta.

Bons colaboradores conseguem observar os relatórios, avaliar as métricas utilizadas e determinar, então, quais abordagens funcionam com o público e quais precisam de ajustes. Assim, as campanhas vão ficando cada vez mais refinadas – e o perfil dos leads, cada vez mais específico.

Com a precisão dos números e a expertise do pessoal, não há investimento que não se pague. A empresa ganha em eficiência. Portanto, não tema a concorrência nem os altos custos de publicidade. Conte com o apoio de quem entende do assunto e transforme a performance digital do seu negócio.

A Fator Digital é especialista em marketing para instituições de ensino. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.