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Como extrair o máximo de uma verba pequena de Google Ads

O Google Ads gera R$ 2 em receita para cada R$ 1 investido. Isso significa que, se você souber trabalhar direitinho, poderá dobrar seu dinheiro no Google Ads.

Mas ainda é um risco: muitas empresas acabam jogando dinheiro fora no Google Ads.

E o que acontece quando você não vê retorno do seu investimento em publicidade? Para muitas marcas, isso significa injetar mais dinheiro em sua campanha para obter o resultado desejado. Mas será que mais dinheiro realmente é igual a melhores resultados? 

Você não precisa de um orçamento enorme para obter resultados com o Google Ads. Na verdade, às vezes, as campanhas de baixo orçamento conseguem um ROI melhor do que as campanhas de grande porte, pois focam no que é mais relevante.

Em vez de simplesmente jogar mais dinheiro no problema, seja criativo com os recursos existentes. Obtenha resultados reais, como tráfego, reconhecimento da marca e mais vendas, com melhores práticas de anúncios do Google, independentemente do seu orçamento.

Extraindo mais resultados de um orçamento reduzido no Google Ads

Os profissionais de marketing estão acostumados a ser criativos com seus recursos. A boa notícia é que existem muitas maneiras de extrair mais resultados de sua campanha do Google Ads, muitas vezes sem gastos adicionais com anúncios.

Abaixo abordamos três táticas para aproveitar ao máximo seu orçamento reduzido de Google Ads.

  • Seja esperto

Como acontece com qualquer campanha de marketing, você precisa conhecer sseus objetivos antes de iniciar uma campanha do Google Ads. Um objetivo claro torna seus esforços de campanha mais fáceis de avaliar; você pode ver exatamente o que funciona e o que você precisa ajustar.

Use a estrutura SMART para definir metas melhores para sua campanha do Google Ads. Isso ajudará você a se aprofundar mais do que “Quero criar reconhecimento de marca”. Se você deseja vendas e retenção de clientes, quantifique suas metas com uma data de término definida.

Conhecer suas metas e objetivos ajudará você a otimizar as configurações da campanha para aproveitar melhor sua campanha, em vez de tropeçar na plataforma sem um plano.

  • Atenha-se ao seu orçamento

Se o orçamento é uma grande preocupação, você precisa monitorá-lo a cada passo do caminho. Trabalhe com sua equipe para determinar o melhor orçamento mensal para os anúncios do Google.

Agora pegue seu orçamento mensal e o divida para um orçamento diário, onde você pode definir um gasto máximo de anúncios por dia.

Lembre-se de que o Google pode ocasionalmente ultrapassar seu gasto máximo para obter mais resultados. Se você é muito sensível ao orçamento, considere definir um limite um pouco abaixo do limite verdadeiro.

A partir daqui, o Google analisará seus gastos diários com anúncios e informará como seu orçamento é competitivo em comparação com o CPC médio.

E não deixe isso desencorajar você. É possível aproveitar ao máximo um orçamento pequeno, mesmo que você não seja o primeiro colocado nos anúncios do Google. 

  • Limite suas opções

As limitações são a melhor maneira de proteger seu orçamento do Google Ads. Tudo se resume a limitar três coisas: palavras-chave, localização e agendamento.

Palavras-chave

É mais difícil ter bom ranking em muitas palavras-chave se você tiver um orçamento limitado. Você não pode simplesmente inserir 50 palavras-chave em uma campanha e esperar estar bem posicionado com um orçamento mensal de R$ 300.

Limite o número de palavras-chave segmentadas. Em primeiro lugar, segmente no máximo três palavras-chave. Diminua ainda mais, segmentando palavras-chave de cauda longa ou incluindo consultas locais, como “perto de mim” ou “no bairro X”, se você tiver uma empresa local.

Essas palavras-chave extremamente específicas podem receber menos cliques, mas trarão mais tráfego relevante para seu site. Dessa forma, limitar palavras-chave ajudará a obter cliques mais relevantes para seu orçamento.

Para encontrar as melhores palavras-chave para sua campanha, use o Planejador de palavras-chave do Google. Procure por palavras-chave com tráfego médio ou alto e baixa concorrência. Isso fará com que você receba mais cliques sem o enorme gasto com anúncios.

Não se esqueça de especificar palavras-chave negativas. Palavras-chave negativas informam ao Google quando você não quer que seu anúncio seja exibido. Por exemplo, se você é uma marca de luxo, não deseja que seu anúncio seja exibido para palavras-chave como “barato” ou “gratuito”. Esse recurso é gratuito e reduz cliques irrelevantes.

Localização

Os anúncios do Google permitem segmentar clientes em todo o mundo. Mas isso pode ficar muito caro. Aproveite melhor seu orçamento limitando onde seu anúncio é exibido.

Escolha determinados estados, municípios ou CEPs para exibir seu anúncio. Confie nos dados do cliente para descobrir onde seus anúncios serão convertidos com mais eficiência. Por exemplo, se 90% dos seus negócios forem de Porto Alegre, publique seus anúncios primeiro para essa área.

O Google também permite que você faça uma segmentação negativa por local. Isso funciona exatamente como palavras-chave negativas, impedindo que seus anúncios sejam exibidos em determinadas áreas geográficas.

Programação de anúncios

O Google Ads exibirá seu anúncio a qualquer hora do dia por padrão. Se um cliente estiver pesquisando uma palavra-chave, o Google exibirá o anúncio, independentemente do horário.

A programação de anúncios limita quando seus anúncios serão exibidos, preservando seu orçamento. Esse recurso reduz os cliques errôneos ou fraudulentos.

Considere a possibilidade de exibir seus anúncios durante o horário de funcionamento, no horário comercial, no fim de semana ou sempre que seu público estiver on-line. Afinal de contas, os seus clientes estão realmente procurando por um web designer às 3h da manhã? Provavelmente não.

Às vezes, as limitações são boas. Obtenha mais do seu orçamento, impondo limites à sua campanha do Google Ads.

Resumindo

Todo mundo quer mais resultados por menos dinheiro. Aplique essas práticas recomendadas à sua campanha do Google Ads para que seu orçamento funcione mais para você. Os anúncios do Google têm um ROI incrível, mas apenas se você for estratégico quanto às configurações da campanha, o texto do anúncio, às páginas de destino e aos lances. Encontre mais clientes com um orçamento pequeno para obter resultados incríveis com algumas alterações simples.

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.