Fator | Performance Driven Marketing

Como escolher a agência digital para atender sua empresa?

Ter uma agência digital atendendo sua empresa é uma forma rápida e eficiente de implantar estratégias diversas e entender os resultados do investimento realizado. Porém, quando se trata de escolher a melhor agência (ou até mesmo buscar um profissional para ser alocado “dentro de casa”), as empresas enfrentam o grande desafio: como escolher?

Então, como evitar um problema grave de relacionamento e escolher a melhor agência digital para atender sua empresa? Separamos algumas dicas abaixo:

Imagine que você está contratando um novo colaborador

O processo de selecionar uma agência digital deve ser o mesmo de contratar um funcionário para sua empresa. Sim, o relacionamento será diferente, mas os critérios de escolha devem ser similares.

Em ambos os casos você deve buscar habilidades específicas que tragam valor para sua empresa. Ter a certeza de que uma agência é qualificada para planejar e executar com segurança uma campanha ou projeto é exatamente o mesmo que você irá esperar de um funcionário.

Prepare a sua entrevista

Antes de se reunir com uma agência, é importante entender:

  1. O problema que você quer resolver (ex. “Aumentar a visibilidade da minha marca” ou “aumentar o volume de leads do site”).
  2. Como a agência irá medir o sucesso das campanhas (ex.: indicadores de performance utilizados).
  3. O tipo de campanha que deseja e o orçamento disponível.

O orçamento é uma questão chave para pequenas empresas definirem antes de contratar uma agência, tendo em vista que elas investem com a expectativa de um ROI imediato para cobrir os custos iniciais. É um erro não relevar o orçamento para agência, visto que existem diversas estratégias que podem ser adotadas baseadas no investimento. É importante focar no VALOR, não apenas no CUSTO.

Eles terceirizam?

Terceirizar não é necessariamente ruim. Se um serviço é terceirizado com especialistas, muitas vezes o custo x benefício é melhor e mais escalável do que contratar um funcionário full time. A questão chave (que você deve explorar) é se a agência é capaz de manter a qualidade e o fluxo do trabalho ao atuar excessivamente com freelancers…

Em linhas gerais, priorize agências que não terceirizam seu core business, os trabalhos que são o foco dela.

Verifique como gerenciam projetos e tarefas

Pode parecer estranho chegar nesse nível de especificidade mas, convenhamos, não existem muitas empresas querendo correr o risco de assinar o contrato e a agência digital simplesmente desaparecer. Solicite informações sobre como elas gerenciam os projetos, quem são as pessoas-chave que mantém o fluxo do seu atendimento e quais as métricas e relatórios que sua empresa receberá (e com que frequência).

Questionar sobre gerenciamento de projetos e relatórios demonstra que você está focado na entrega de valor da empresa e não deverá ser encarado de forma negativa pela agência.

Busque referências

O único momento em que todos desejam ter buscado referências de um funcionário é quando a relação de trabalho já deu totalmente errado, não? Então, tenha certeza de buscar todas as referências sobre determinada agência antes de assinar um contrato. E o momento exato para fazer isso é na etapa final de escolha, quando você tiver 2 ou 3 agências em mente para escolher.

Como buscar referências? Analise o trabalho da agência para outros clientes e, não tenha vergonha, um e-mail ou uma ligação para uma empresa e você poderá tirar todas as dúvidas sobre a qualidade do trabalho da agência para aquele cliente!

Alinhe expectativas

A etapa inicial de assinatura de contrato é importante para que agência e cliente estejam devidamente alinhados. Nesse momento é essencial colocar as cartas na mesa e apresentar as expectativas sobre o atendimento, resultados e números que devem ser atingidos. Dessa forma você terá a segurança de estar “conversando na mesma língua” de seu novo parceiro.

Uma das formas de realizar isso é alinhando uma cláusula no contrato para o rompimento do mesmo, após alguns meses, em etapas-chave. Isso deve ser definido de forma realista, com base no projeto ou campanhas que serão realizadas, para que seja possível romper o contrato caso as expectativas não sejam atingidas.

Vá além da reunião e conheça a agência

Assim como buscar referências, você deve conhecer a agência e a equipe envolvida no seu atendimento. Uma visita breve permitirá entender se você está lidando com uma empresa séria, capaz de entregar o resultado necessário e escalar as estratégias junto com sua empresa ou se está iniciando um contrato de risco.

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.