Fator | Performance Driven Marketing

Como a automação de marketing transforma a captação de alunos no ensino superior

Recrutar novos estudantes tem sido um grande desafio para faculdades e universidades. Estamos lidando com a geração Y e a geração Z, que formam boa parte do mercado em busca de educação superior. Esse é um público que muda rapidamente de preferências, então os métodos de engajamento precisam evoluir?. É aí que entra a automação de marketing para instituições de ensino.

Um pacote de automação de marketing analisa os dados coletados sobre os leads. A partir daí, o sistema gera e-mails, campanhas e outras táticas de comunicação sob medida. Tudo isso, claro, numa escala muito maior do que seria possível apenas com o esforço humano. Continue conosco para entender melhor essa vantagem competitiva.

Benefícios da automação de marketing no ensino superior

O caminho da atração de leads à conversão é aquele que você já conhece. Deve-se reunir dados sobre o indivíduo e utilizá-los para entregar conteúdo relevante no momento certo da jornada.

O que a automação de marketing faz é assumir a parte pesada desse trabalho. Ela escolhe qual será a próxima ação, com base numa estratégia pré-definida. A comunicação com o público pode ser feita via chatbot, mensagem de texto ou e-mail.

Um exemplo simples: enviar lembretes sobre as datas de matrícula. É uma tarefa pequena, mas que pode comprometer os resultados se não for executada. O software assume essa missão, deixando a equipe de marketing livre para outros afazeres.

Dá para automatizar pesquisas e análises de mercado, bem como disparo de conteúdo para os prospects no topo do funil. Os profissionais de carne e osso só se envolvem nas fases finais do recrutamento. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro.

Vale lembrar que as universidades contam com diversos canais para atingir a audiência – mídias sociais, sites e até participação em eventos físicos, como feiras de estudantes. Depois que as informações dos alunos em potencial são coletadas nesses locais, acompanhar as várias fontes pode ser bastante difícil, se não houver integração.

Uma característica importante dos softwares de automação de marketing é a capacidade de simplificar o processo ao integrar as estratégias em um único banco de dados centralizado. Ferramentas como formulários podem ser sincronizadas com o sistema para garantir a entrega perfeita de leads. Já as informações coletadas via fontes externas podem ser inseridas manualmente nesse sistema central.

Depois disso, a produtividade dá um salto. É que a automação eleva o número de leads qualificados em proporções imensas.

Ferramentas para automação de marketing na prospecção de alunos

Talvez você pense que comunicação seja uma característica essencialmente humana, mas a inteligência artificial está mudando esse cenário. Que o digam os chatbots. São aquelas caixas de diálogo automáticas que conversam com o usuário de um site por voz ou texto.

Os bots oferecem ajuda ao consumidor e esclarecem dúvidas. Quando se trata de prospecção de estudantes, isso pode ser bastante útil para a geração Z, acostumada a interagir com máquinas.

Os jovens podem perguntar sobre as disciplinas do curso, as possibilidades de carreira depois da formatura e até o custo das mensalidades. O papo rola sem constrangimentos nem limitações, pois não há a pressão de uma interação humana real, com um vendedor querendo garantir a matrícula a todo custo. Lembre-se: nas primeiras etapas do funil, a pessoa quer apenas uma resposta rápida.

E os chatbots não são a única ferramenta tecnológica que altera a maneira como os recrutadores se comunicam com os possíveis alunos. Outro recurso bastante útil é a automação do e-mail marketing, que melhora a capacidade de resposta da instituição de ensino.

Imagine se toda mensagem enviada por um lead tivesse que ser respondida por um humano. A ação ficaria restrita aos horários do expediente e ao número de colaboradores treinados para atendimento ao público. Em resumo, o potencial de resposta seria limitado.

Com os softwares de automação, a estratégia de comunicação e nutrição de leads funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os retornos dos e-mails são pré-programados. Isso não significa dar uma resposta padronizada e fria, pois o conteúdo pode ser segmentado e personalizado conforme as características do destinatário. Logo, o sistema pode dar início a conversas simultâneas, sobre os mais diversos assuntos, atendendo a necessidades e perguntas específicas de cada indivíduo.

A automação é especialmente relevante à prospecção de alunos nos estágios iniciais, quando a interação geralmente envolve perguntas repetitivas. Esses temas podem ser agrupados em tópicos. Respostas de e-mail automatizadas, desde que cuidadosamente programadas, não diferem em nada das enviadas manualmente.

Como a automação de marketing transforma a prospecção de alunos

Para reforçar algumas ideias já exploradas neste post, vamos reunir, abaixo, cinco vantagens da automação de marketing para instituições de ensino superior. Confira:

  1. Reduz a carga de trabalho repetitivo. E-mails com perguntas frequentes, por exemplo, são respondidos automaticamente, 24 horas por dia.
  2. Otimiza o tempo da equipe. Os atendentes pode oferecer serviços personalizados aos leads nas fases finais do funil de recrutamento. Ou seja: a atenção fica concentrada onde haverá maior impacto.
  3. Otimiza o tempo do lead. A comunicação acontece em qualquer horário. A pessoa recebe a resposta para sua dúvida instantaneamente, sem dispersões. E o follow-up imediato aumenta as chances de conversão.
  4. Gera dados relevantes. O sistema também coleta informações cruciais sobre os prospects – quem são, como acessam o site e que tipo de perguntas fazem. Esses dados serão necessários para refinar a estratégia de marketing mais adiante. 
  5. É um modelo escalonável e econômico. Os softwares de automação de marketing custam pouquíssimo, em comparação com outras ferramentas tradicionais. Você atinge um grande público gastando bem menos que numa campanha publicitária de TV, por exemplo.

Para concluir, fica o aviso. Uma estratégia de marketing bem-feita é a que permite a você ter uma visão global dos resultados. Sem automação, os colaboradores ficam ocupados demais com tarefas repetitivas de topo de funil. Eles perdem um tempo precioso, que poderia ser investido nos estudantes com mais chances de efetuarem a matrícula – isto é, aqueles que realmente importam.

Portanto, vale a pena investir em softwares. Um sistema automatizado fornecerá estatísticas e dados mais precisos. Com base nisso, seu esforço para captação de estudantes poderá tornar-se cada mais estratégico.

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.