Fator | Performance Driven Marketing

Benefícios do Retargeting no Segmento de Ensino

Esse é um cenário que todo profissional de marketing no segmento de ensino conhece bem: O estudante em potencial acessa o site da instituição ou uma landing page, não converte em um lead e vai embora. Você investiu seu orçamento em SEO e campanhas de AdWords para atrair o público mais relevante e ele foi embora sem lhe dar atenção. Você sabe que ele estava interessado no seu curso ou na instituição, dessa forma a nossa missão é conseguir novamente a atenção dele para convertê-lo em um lead qualificado para o processo de inscrição.

Aqui na Fator Digital nós conhecemos bem esse processo através da experiência com diversas Instituições de Ensino, e a solução mais efetiva chama-se “retargeting“.

Considerando que mais de 95% dos visitantes não irão converter na primeira visita (para landing pages exclusivas esse número é um pouco menor, em cerca de 85% a 90%), é espantoso perceber como grande parte das instituições de ensino não investem em estratégias de remarketing para buscar o retorno de seus potenciais alunos.

O remarketing pode ser a chave para atingir as metas de matrícula e reduzir o custo por lead das campanhas de marketing, porém precisa ser pensado de forma inteligente e estruturado para reengajar corretamente os visitantes mais relevantes.

O desafio no segmento do Ensino Superior é que simplesmente não é realista esperar que um potencial estudante converta na primeira interação dele com um curso da instituição. O ciclo de venda no ensino superior geralmente é longo, tendo em vista que a decisão de escolha por uma universidade é um processo delicado e que envolverá um comprometimento muito grande do aluno com seu futuro. Dessa forma é preciso planejar as ações para impactar o potencial aluno múltiplas vezes até ele decidir tomar a decisão de enviar seus dados, ação que destaca o maior potencial do remarketing.

Configurar campanhas de remarketing deve ser algo padrão na estratégia de marketing de qualquer instituição de ensino superior, e abaixo estão os motivos:

1. 95% dos visitantes não convertem na primeira visita

Não há como reforçar isso ainda mais. Você pode investir milhões em mídia e estratégias para gerar tráfego qualificado para o site de sua faculdade, mas ainda assim a imensa maioria dos visitantes não se transformará em um lead. Você poderá gastar uma fortuna em SEO, AdWords, estratégias de e-mail marketing e redes sociais e muito mais para direcionar os visitantes para sua página, mas será o remarketing que conseguirá aumentar a eficiência desse investimento ao garantir múltiplos pontos de interação com o seu potencial aluno, mesmo depois de ele ir embora do seu site.

2. O remarketing produz leads que avançam com facilidade no funil de admissional

Apesar da frustração de ver um volume tão grande de desistências do site, o processo de impactar o potencial aluno diversas vezes com a marca da instituição faz com que, quando ele entrar em contato com a faculdade, o processo de avanço em direção à matrícula se torne mais fácil, visto que ele já pesquisou e já tomou uma decisão calculada de se inscrever, além de ter a sensação de que a instituição tem grande presença e visibilidade.

Através do remarketing, você pode manter o nome da instituição em evidência durante o processo de escolha do aluno, reforçando seus valores e diferenciais e facilitando o processo seguinte à geração do lead.

3. O custo/benefício do remarketing é melhor

Se você pode pagar ¼ do valor pago normalmente pelo clique para reengajar um visitante relevante, porque não usar isso como vantagem a seu favor? Você já pagou pela visita inicial, então compensa pagar o valor mínimo para trazer de volta esse potencial aluno rapidamente. Não importa se seu orçamento é de R$ 1.000 ou R$ 100.000 por mês, é extremamente recomendado usar o remarketing como forma de melhorar o custo/benefício da geração de leads qualificados.

4. A possibilidade de criar promoções e destaques exclusivos para determinada audiência

O remarketing pode ser segmentado e customizado para audiência específicas, o que permite atingir determinados grupos de acordo com seus interesses e etapas do funil de admissão. Por exemplo: Um potencial aluno preencheu a primeira etapa do formulário de inscrição, porém abandonou em seguida, sem preencher o restante. Através do remarketing nós temos a possibilidade de criar uma mensagem altamente segmentada apenas para esse público, garantindo uma visibilidade e engajamento mais elevados.

5. Aproveite para engajar com alunos atuais da instituição

Retenção é vital no ensino superior. Através do remarketing é possível manter o relacionamento da marca da instituição com seus atuais alunos através de toda a internet. Você pode enviar uma lista de e-mails para o Facebook para atingir exclusivamente seus alunos na rede social, por exemplo. Esse pode ser um diferencial para começar a reforçar a importância de uma pós graduação para aqueles alunos que já estão no último ano de faculdade.

 

Conheça o trabalho de Marketing Digital para Instituições de Ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.