Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Aumente as Vendas da sua Concessionária em 2018 com Marketing Digital

O percentual de consumidores influenciados pelas mídias digitais, durante a aquisição de um carro, vem aumentando. De acordo com um estudo da Deloitte, conduzido em 2016, os usuários passam até 75% de seu tempo de compra pesquisando automóveis on-line.

Embora o test drive ainda seja um importante elemento para a escolha final, as concessionárias precisam reforçar sua presença na rede. Isso pode garantir a conquista do cliente em todas as etapas do funil de compra. Em resumo, é preciso adotar uma abordagem multicanal.

Marketing digital para concessionárias

A seguir, veja quais estratégias devem ser incluídas no seu plano de marketing para aumentar a venda de automóveis da sua empresa.

E-mail

Essa continua sendo uma das ações mais eficientes de Marketing Digital. Com tantos dados de usuários disponíveis, as concessionárias podem obter insights e direcionar as mensagens de maneira personalizada. Tomam-se como base os interesses e o estilo de vida de cada indivíduo.

De acordo com estatísticas coletadas por empresas do ramo, o uso do e-mail marketing se traduz em resultados tangíveis: aumento do ROI, das vendas e da base de clientes. Entre 9% e 12% das pessoas acessam o conteúdo, sendo que até 14% delas clicam nos links disponíveis.

Site

Quem procura um carro zero pode passar até 73% do tempo de compra visitando sites e pesquisando opções. Entre os compradores de seminovos, o índice sobe para 77% do tempo. Os dados são de um relatório feito pelas companhias Polk e AutoTrader.com.

Essas informações apenas reforçam a necessidade de gerar tráfego para uma landing page. Tanto e-mails quanto posts nas redes sociais devem direcionar os leads a um website. Isso permite identificar o perfil dos usuários que demonstram interesse pelo seu produto. Ou seja, tenha sempre um conteúdo atualizado e que desperte interesse.

Além do endereço institucional da loja, os consumidores também podem buscar informações em outros lugares. Alguns deles são os sites das montadoras, os portais especializados e as páginas com reviews de outros clientes.

SEO

A otimização para motores de busca é inerente a uma estratégia de marketing digital. Conforme o próprio Google, quatro em cada cinco consumidores pesquisam sobre um produto antes de comprá-lo. Por isso, o site precisa estar posicionado logo na primeira página de resultados, o que aumenta o alcance orgânico. A maioria das pessoas clica apenas nos links do topo do ranking.

Redes sociais

O marketing no Facebook e em outras redes se baseia na relevância do conteúdo. Não se trata de fazer propaganda, mas, sim, de oferecer soluções para as dúvidas do público. Uma concessionária pode, por exemplo, dar dicas de segurança na estrada, explicar como obter desconto no IPVA e sugerir roteiros para uma viagem de carro.

A qualidade do material transforma a marca numa referência no assunto. Assim, as plataformas sociais funcionam para aumentar a confiança do público na empresa e estreitar o relacionamento da companhia com futuros clientes. Conforme pesquisa da Digital Air Strike:

32% dos compradores de automóveis viram anúncios no Facebook e 16% clicaram nas peças;

67% dos compradores recorreram aos reviews das concessionárias;

71% desses consumidores utilizaram um buscador, como o Google, para encontrar lojas;

71% escolheram as lojas com reviews mais recentes.

Big Data

Ao se cruzar dados de um determinado usuário, pode-se obter um perfil completo da pessoa. Você vê que o e-mail joao@XYZ.com corresponde ao dono de um Ford Focus 2010, que já foi à oficina três vezes devido a problemas mecânicos no carro. O proprietário do automóvel é um trabalhador na faixa dos 40 anos, casado e com um filho pequeno.

As buscas, as curtidas e as conversas que João tem na rede ajudam a entender melhor suas necessidades – e, por consequência, permitem oferecer um produto direcionado. Alguns consumidores são tão fieis a determinadas marcas que nem vale a pena investir tempo e dinheiro para vender um carro da concorrência. Pode ser o caso dele.

Anúncios

A consultoria eMarketer prevê que, em 2019, 13,2% do investimento em anúncios digitais nos Estados Unidos serão destinados à indústria automotiva. Fácil entender por quê. O uso dos dados está mais sofisticado e possibilita segmentar as campanhas em diferentes plataformas, como Facebook, Twitter e Google.

Com os anúncios dinâmicos, ganha-se em escala. A concessionária também pode escolher o target conforme diferentes critérios: montadora, modelo do veículo, ano de fabricação, estado de conservação, preço. Dessa maneira, determinada faixa da audiência verá apenas os itens correspondentes a seu poder aquisitivo.

Como vimos, os canais digitais têm um peso importante na decisão de compra de um carro novo. Essa é uma oportunidade excelente para a sua concessionária desenvolver uma estratégia de marketing e incrementar as vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o blog da Fator Digital.

 

 

banner-blog-marketing-digital-concessionarias

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.