Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Anúncios no Youtube – 5 motivos para começar

De vlogs a tutoriais, de reviews de produtos a shows: qualquer que seja o tema procurado, é bem provável que você chegue ao Youtube. A plataforma de vídeos roda, pelo menos, 1 bilhão de horas de conteúdo por dia.

Os usuários procuram tanto material no site que esse já é considerado o segundo maior mecanismo de busca da web. Perde apenas para o Google. Não é de se admirar que as marcas invistam, cada vez mais, em publicidade voltada a esse espaço.

Motivos para veicular anúncios no Youtube

Acredite: anúncios no Youtube são simples de fazer. A própria empresa dá dicas de como começar – quais equipamentos escolher, como produzir as peças e como direcioná-las ao público-alvo. Entenda por que você também deve incluir o site na estratégia de marketing de seu negócio.

  1. A audiência não para de crescer

O Brasil já é o segundo país que mais passa tempo no Youtube. Esse período chega a ultrapassar uma hora por dia, especialmente em dispositivos móveis.

A penetração do site supera 94% das pessoas nas classes A, B e C. Estima-se que 98 milhões de brasileiros tenham visitado a plataforma nos últimos anos, sendo que a audiência de indivíduos entre 18 e 49 anos já é maior que a da TV por assinatura. Os dados são da pesquisa Youtube Insights 2017.

  1. Você pode segmentar os anúncios

Em meio a tanto público, é bem provável que sua equipe de marketing consiga gerar tráfego a partir da publicidade na plataforma. O segredo está em segmentar os anúncios a um nicho específico.

Você pode filtrar as peças conforme a idade, o gênero e a localização geográfica do target. A dinâmica é similar à do Google Adwords ou do Facebook Ads.

  1. Existem diferentes formatos de publicidade

Os anúncios do tipo True View In-Stream são aqueles que aparecem antes ou durante um vídeo. Já os da categoria Discovery surgem nos resultados de busca, ou nos links laterais, quando alguém procura um tópico relacionado ao produto ou serviço da marca. Ambos os modelos servem para contar uma história envolvente.

Há, ainda, os bumper ads, audiovisuais com seis segundos de duração. Nesse caso, não existe a opção de pular o material e ir direto ao vídeo. Trata-se de uma abordagem mais agressiva, mas que pode ser útil para gerar awareness.

  1. Você controla o orçamento

Sim, muita gente pula os anúncios do Youtube após os primeiros cinco segundos. Contudo, não se trata de dinheiro jogado fora. Você só paga pelas vezes que um usuário assistir a 30 segundos de publicidade.

No fim das contas, essa é uma ótima relação custo/benefício. O orçamento da campanha é investido em pessoas com alto poder de conversão. Se a segmentação estiver correta (ver item 2), os resultados chegam em pouco tempo.

  1. É mais barato

Investimento em audiovisual não sai tão barato quanto ter um blog corporativo. Ainda assim, existem soluções a um preço razoável, principalmente para pequenos e médios empreendimentos. O próprio Youtube dá orientações iniciais de como roteirizar, gravar e editar conteúdo. A dica é começar por aí e ir se profissionalizando pouco a pouco.

E então: o que impede você de rodar anúncios no Youtube? Deixe um comentário com sua opinião sobre o artigo de hoje!

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.