Fator | Performance Driven Marketing

Anúncios no Facebook ou no Google. O que é melhor para minha empresa?

As constantes mudanças no algoritmo do Facebook tem feito os profissionais de marketing arrancarem os cabelos. Com o Facebook mudando a cada poucos meses a forma como os usuários são impactados pelo conteúdo, os profissionais acabam ficando desatualizados rapidamente…

Antes de falar sobre anúncios pagos, vamos falar sobre o alcance nativo.

O objetivo do Facebook é exibir para os usuários aquilo que eles mais querem ver. Em junho do ano passado, um dos engenheiros do Facebook deixou bem claro que as mudanças que estavam por vir teriam um impacto considerável nos negócios.

O que ele quis dizer, na prática, era: “Desculpem, mas vamos ter uma nova queda, agora de quase 50% no alcance nativos dos posts“. O caos estava por vir.

Ainda ficou claro que as páginas terão uma queda menor de tráfego se os fans compartilharem o conteúdo e os amigos desses fans curtirem e compartilharem também. Ou seja, você terá mais alcance se conseguir gerar mais alcance.

Resumindo: cada mudança no tráfego orgânico (leia-se: grátis) deixa essa opção menos viável. É uma forma sem escrúpulos de aumentar o investimento em anúncios? Talvez.

O resultado é que empresas acabam tendo que investir mais para poder ter maior alcance em seus posts, e com cada vez mais empresas anunciando, maiores os custos de marketing… Essas mudanças deixam o Google AdWords como uma alternativa mais eficiente para marketing?

Para responder a essa questão, precisamos entender melhor as diferenças entre Facebook Ads e Google Adwords:

Segmentação: Com anúncios no facebook você pode segmentar de forma bem específica de acordo com dados demográficos no público-alvo, diferentemente do Google AdWords, que é baseado em keywords. Uma audiência bem segmentada pode resultar em custo por clique mais baixo. Aqui o Facebook ganha em diversos segmentos de negócio.

Timming: No Google o anúncio é baseado em busca por palavras-chave, o que significa aparecer no exato momento em que seu potencial cliente está buscando pelo produto/serviço e está pronto para comprar. Poucas pessoas estão buscando por um produto no Facebook, então aqui vão todos os pontos para o gigante de buscas.

Negócios locais: Aqui a vantagem é novamente do Google. As pessoas usam o buscador para encontrar um local para jantar ou até mesmo o posto de gasolina mais próximo, e provavelmente o fazem através do celular, enquanto estão na rua.

Engajamento: O Facebook ganha essa sem esforços. Enquanto o Google impacta na hora da intenção de compra do usuário, no Facebook as marcas INTERAGEM com o cliente, respondendo questões, oferecendo informações adicionais e se transformando em um “parceiro” do cliente.

Qualidade do anúncio: Aqui o Facebook ganha com facilidade. No Google o máximo que você consegue é ter um negrito em alguma palavra ou uma frase adicional através de extensões de anúncio. No Facebook você pode usar imagens, carrosséis de fotos, vídeos e até mesmo o Canvas – um formato de anúncio em fullscreen para celulares que permite uma grande variedade de ações visuais.

E qual o veredito final? Facebook Ads ou Google AdWords?

Bom, a resposta definitiva depende muito do seu negócio, o que está vendendo e como é o seu público-alvo. Se você está vendendo algo com grande apelo visual e para uma audiência facilmente definidamente por características demográficas, o Facebook é perfeito. Para negócios locais  que precisam se destacar da concorrência e chamar a atenção do cliente enquanto ele está comprando, o Google é a melhor pedida.

A dica é: Invista com cuidado e monitore os resultados. Muitas vezes as duas ações funcionam muito bem conjunto!

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.