Fator | Performance Driven Marketing

Anúncios Geolocalizados no Segmento de Ensino

A segmentação de usuários de dispositivos móveis em estratégias de marketing digital para Escolas e Faculdades tem se intensificado à medida que a base de smartphones continua aumentando, assim como a precisão de estratégias que envolvem geolocalização.

Quando falamos do segmento de ensino, falamos de um público jovem, que passa grande parte do seu tempo online e que tem maior chance de ser impactado por estratégias específicas para dispositivos móveis, com sites amigáveis anúncios para celular e campanhas de SMS ou APPS. E essas estratégias estão assumindo uma participação cada vez maior nos orçamentos de marketing digital das instituições.

A geolocalização, como funcionalidade em estratégia de marketing digital, já está presente há alguns anos, permitindo aos anunciantes entregarem anúncios e conteúdos para prospects e clientes baseados exclusivamente na localização deles, como o país, estado, cidade, CEP e diversos outros critérios específicos. Até a campanha de Google Ads da sua instituição, que é voltada para uma determinada região, é um tipo de anúncio geolocalizado.

Mas como avançar na geolocalização de anúncios?

O conceito mais recente de geolocalização consiste em criar “áreas” que permitem ao anunciante impactar seu público quando ele entra, permanece ou sai de uma determinada região geográfica, muitas vezes com precisão de METROS!

O conceito já é utilizado por aplicativos como o Foursquare, para exibir produtos e serviços para determinados públicos de acordo com sua localização. São estratégias baseadas nos APPS instalados no celular do usuário e permitem impactá-lo com banners e push notifications.

Anuncios geolocalizados para faculdades

Como funciona a precisão da geolocalização?

A geolocalização é baseada no GPS do aparelho e nas redes wifi e 3g/4g que ele está próximo. Anúncios e notificações podem ser exibidas para pessoas que entram um perímetro definido através de coordenadas de GPS. Essas coordenadas podem envolver um país inteiro ou uma loja ou prédio. Pode ser uma coordenada em torno do “alvo” ou de forma mais precisa, com uma margem de erro de 2 ou 3 metros!

Anúncios geolocalizados dependem do visitante ter baixado um dos milhares de aplicativos que fazem parte da rede de anunciantes e o mesmo estar habilitado para monitorar a localização do usuário e enviar notificações (ou exibir banners). Novas funcionalidades de segmentação surgem a cada dia, incluindo o cruzamento de dados com outros canais, como SERASA (para obter dados de renda familiar) e cartões de crédito para informações de comportamento e afinidade de consumo.

É importante reforçar que o conceito de anúncios geolocalizados é o marketing HIPERLOCALIZADO. Ou seja, tenha em mente a importância de anunciar para um público que está a poucos minutos de distância de seu perímetro, seja à pé ou por transporte, dependendo do seu contexto.

Anúncios de geolocalização no segmento de ensino

Como utilizar os anúncios geolocalizados no segmento de ensino?

Abaixo detalhamos algumas estratégias para utilizar anúncios geolocalizados para estratégias de captação de alunos para colégios e faculdades:

Do colégio para a Faculdade

Faculdades podem criar anúncios que aparecem exclusivamente para estudantes de terceiro ano dos colégios de maior interesse.

Transferência entre universidades

O aumento da concorrência com a entrada de novas instituições cria um novo perfil de estratégia: impactar alunos de uma instituição para motivá-los a transferir-se para outra.

Potenciais alunos em eventos do campus

Eventos grandes que atraem potenciais alunos para um campus com palestras, oficinas e bate papos permitem a definição de um perímetro extremamente relevante, impactando esse público com anúncios diretos e notificações durante toda a duração do evento.

Alunos em vestibular em grandes universidades públicas

Vestibular para universidades federais costumam movimentar dezenas de milhares de alunos. A grande maioria desses alunos não conseguirá uma vaga na Federal e buscará universidades particulares nos meses seguintes. Durante os dias de prova é possível disparar anúncios relevantes, com conteúdos e dicas, por exemplo, para aumentar o engajamento da marca com esse público e trazê-los para seus processos seletivos.

Você pensou em disparar anúncios para alunos que estão fazendo o vestibular nas faculdades concorrentes? Sim, também é possível 😉

Do pré-vestibular para a Faculdade

Mapear os principais cursinhos pré-vestibular da cidade ajuda a criar uma audiência muito qualificada para impactar anúncios de universidades.

Do ensino médio para o técnico/profissionalizante

A possibilidade de mapear os colégios de ensino médio da região permite criar uma audiência com potencial para cursos técnicos e profissionalizantes. Ao cruzarmos com interesses e afinidades, podemos afunilar ainda mais o público-alvo.

As estratégias geolocalizadas tem se provado muito eficientes na geração de novos clientes e negócios em diverdas verticais de mercado. Embora o elevado nível de precisão seja algo mais recente, é uma estratégia a se colocar em pauta para captação e relacionamento com o público qualificado, principalmente por sua possibilidade de segmentar a audiência através do cruzamento de diversas informações.

Quer entender como usar o conceito de geolocalização para as campanhas de mídia da sua instituição? Venha bater um papo conosco 🙂

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.