Fator | Performance Driven Marketing

Anúncio online como estratégia para aumentar o movimento na loja física

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que as lojas virtuais fechem 2018 com um faturamento total de R$ 69 bilhões. Serão em torno de 220 milhões de pedidos feitos pela rede. Como garantir, então, que seu estabelecimento físico mantenha margem competitiva? Simples: marcando presença on-line.

Anúncios em plataformas digitais ajudam a aumentar o movimento em sua loja física. As soluções corporativas do Google e do Facebook oferecem ferramentas bastante eficazes para isso. E o melhor é que o investimento fica bem mais em conta, se comparado à publicidade em outdoors ou nas rádios locais.

O poder do call to action para chamar clientes à loja física

Não cansamos de repetir estes dados do IBGE. Dos 116 milhões de brasileiros conectados à internet, 94,6% recorrem ao smartphone para a navegação. O celular superou o computador, que é utilizado por 63,7% dos usuários.

Tem mais. Segundo levantamento internacional da SEMrush, 57% dos brasileiros preferem os dispositivos móveis para fazer uma busca no Google. Ou seja: quando alguém procura por “oficina mecânica em Porto Alegre” ou “loja de brinquedos no centro”, há grandes chances de a pessoa estar em trânsito.

Essa é uma excelente oportunidade de negócio, desde que seu estabelecimento esteja visível na rede. Como a tecnologia móvel funciona por geolocalização, os resultados de busca darão preferência aos anunciantes mais próximos.

Já falamos aqui no blog sobre as vantagens do georreferenciamento para o marketing de concessionárias e de instituições de ensino. Porém, a prática se estende a qualquer segmento comercial. A ideia é aparecer na hora certa, de maneira que você consiga mostrar ao consumidor que tem a solução para a necessidade dele.

Nesse ponto, é necessário estruturar muito bem os objetivos de sua campanha. Monte uma página no Google Meu Negócio. Defina um público-alvo e as palavras-chave para sua estratégia de AdWords. Verifique, ainda, quais são os formatos de Facebook Ads mais interessantes para seu nicho de mercado.

Acima de tudo, tenha um bom call to action (CTA). Trata-se daquele botãozinho que chama a uma ação. Por exemplo, se sua petshop fica numa rua estreita e de mão única, vai ter motorista sem saber como estacionar por lá. Solução: insira um link para o Google Maps e adicione um “veja como chegar” ao anúncio.

Outra situação. Seu restaurante só aceita reservas por telefone? Simples: use um CTA do tipo “ligue para nós” ou “reserve já”. Esses pequenos detalhes podem ser cruciais e aumentar o movimento na loja consideravelmente. A dica é experimentar diferentes opções e avaliar qual delas é a mais proveitosa.

Como medir o impacto dos anúncios de loja física

Tanto Google quanto Facebook oferecem, a um grupo seleto de anunciantes, a possibilidade de monitorar os resultados de conversão off-line. No caso da rede social de Mark Zuckerberg, existe um API específico que se conecta ao sistema de CRM da empresa. No cruzamento de informações, ele indica se os clientes que visualizaram a publicidade efetuaram, de fato, uma compra.

Se não for possível aproveitar essa solução, você pode definir suas próprias métricas. Primeiro, observe os relatórios das campanhas on-line, que fornecem números como impressões e taxa de cliques. Depois, compare esses resultados com os demonstrativos de seu estabelecimento – quantidade de vendas do mês, novos consumidores cadastrados etc.

Dessa forma, já dá para ter uma noção mais precisa do sucesso de sua estratégia digital. Se a loja física registrou elevação no faturamento, num ritmo proporcional às visualizações dos anúncios, é porque a divulgação está dando certo e atraindo clientela.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Fator Digital e veja como podemos ajudar você a marcar presença na rede. E não se esqueça de deixar um comentário com sua opinião sobre o post de hoje!

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.