Fator | Performance Driven Marketing

Google Ads para Faculdades: O que fazer e o que não fazer?

Se você é um gerente de marketing em uma instituição de ensino ou atua em uma agência que atende esse segmento, certamente já sabe que universidades e outras instituições tem desafios (e oportunidades) bem interessantes para anunciantes online.

Através dos anos a Fator atuou com dezenas de instituições de ensino – escolas e faculdades principalmente – e aprendeu, as vezes de forma bem difícil, algumas lições importantes de marketing digital. Listamos abaixo alguns desses aprendizados, principalmente voltado ao Google Ads, a principal mídia que utilizamos para captação de alunos:

1 – Anuncie o ano inteiro

A maior parte das instituições de ensino investem apenas nos chamados INTAKES, os meses do ano onde há novas matrículas ocorrendo. Isso faz com que exista um “BUM” de investimentos em mídia digital apenas quando as datas limite de matrícula estão chegando. De certa forma isso faz sentido, mas não precisa ser assim!

Investir em mídia ao longo de todo ano traz melhores resultados e tem alguns fatores importantes envolvidos:

  • Jornada de compra do lead
    O tempo de aquisição de um novo aluno é longo, e muitas vezes eles iniciam as pesquisas por uma instituição de ensino em momentos diferentes ao longo do ano. Estar presente nessa hora pode significar ser a primeira instituição de contato do lead.
  • Diferenças entre graduações e pós-graduações/MBAs
    Alunos que buscam fazer vestibular e iniciar sua carreira acadêmica costumam ter um comportamento mais previsível, com algumas diferenças em relação aos estudantes que buscam um MBA ou pós graduação. Para esses últimos, qualquer momento do ano é um momento para buscar uma instituição.
  • Branding e remarketing
    Em matéria de branding e remarketing, não é nada inteligente parar as campanhas de PPC ao longo do ano, deixando sua instituição “descoberta” de marketing digital. Sua marca terá menor visibilidade, as listas de remarketing irão “encolher” e será mais difícil otimizar as campanhas para voltar ao lugar de onde sua instituição parou.

2 – Utilize o nome da instituição como palavra-chave no Google Ads

Muitos clientes ainda resistem em usar o próprio nome da empresa como palavra-chave, os chamados “termos institucionais”, acreditando que apenas o SEO será suficiente para o marketing da própria marca. Um engano muito perigoso.

É claro que o SEO tem grande impacto no marketing da marca, mas não é a solução definitiva. Os anúncios com base nos termos institucionais permitem um controle maior da mensagem que será apresentada ao prospect e facilitará para dimensionar ações regionalizadas e definir a landing page que o usuário será direcionado.

Além disso, nunca esqueça: Você pode não usar o nome da sua instituição como palavra-chave, mas isso não evitará que seu concorrente use. E você imagina o que acontecerá quando um potencial aluno buscar pela sua instituição? Então, seu concorrente estará lá. Antes de você.

Para encerrar, não esqueça que termos institucionais costumam ser MUITO baratos para a empresa, potencializando um tráfego de qualidade com baixo custo.

3 – Adicione palavras-chave “erradas”

Muitos estudantes não sabem exatamente o nome do curso que estão procurando. As vezes sabem a área que querem focar, mas não tem muita ideia se é uma graduação, pós-graduação, curso de extensão, especialização ou qualquer outro perfil diferente de curso.

Consequentemente pode ser um diferencial usar palavras-chave “erradas”, que podem levar o estudante para a direção certa. Você pode ter uma palavra-chave como “redação criativa”, mesmo que “criativa” não seja exatamente o nome do seu curso de redação publicitária. Você pode usar um “bacharelado em marketing e comunicação digital” mesmo que “marketing” seja uma graduação e “comunicação digital” uma especialização.

Você precisa investir em pesquisa para mapear as melhores palavras-chave, embora muito cuidado para não deixar o usuário confuso com o texto do anúncio.

4 – Não coloque prédios em seus anúncios. Use pessoas!

Você pode ter um belo campus no meio da cidade ou uma estrutura de primeira em um bairro afastado, com prédios modernos e estruturas chamativas, e torna-se tentador usar todas essas imagens nos seus anúncios.

Mas aqui vai uma dica de marketing: Não use prédios. Prefira usar pessoas, de forma que seus alunos tenham algo com que se identificar ao ver a marca da sua instituição. E isso é uma regra do marketing tradicional trazida para o digital: Pessoas querem se identificar com pessoas, não com coisas.

5 – Dê muita atenção para as landing pages

Por algum motivo a equipe de marketing costuma se envolver mais nas estratégias “pré-clique” (anúncio, promoções, palavras-chave, etc) do que naquelas “pós-clique” (landing pages). Mas para uma campanha de Google Ads, você precisa de ambos na mesma proporção.  E talvez por isso seja comum ver landing pages com design pobre no segmento de ensino.

Mas como é uma boa landing page?

  • Visualmente limpa
  • Call to action claro para chamar a atenção do usuário. E apenas um call-to-action.
  • Poucas opções de navegação
  • Conteúdo objetivo e hierarquicamente organizado
  • Pontos de conversão bem definidos (formulário, e-mail, telefone, etc)
  • Poucas distrações (banners e outros elementos que distraem o visitante)

6 – Não faça a mesma campanha em todos os lugares

A maior parte das instituições de ensino tem uma visão clara de onde vem seus estudantes. Por exemplo, um de nossos clientes está em Porto Alegre, entretanto a maior parte de seus estudantes vem de cidades pequenas no entorno e, com entrada de cursos EAD, o interior do Estado do RS se tornou o segundo maior volume de alunos da instituição.

Dessa forma nós começamos a conduzir campanhas para o interior do Estado com base em informações sobre esse público, adaptando a mensagem e o formato dos anúncios. Como você já imaginaria, os anúncios que utilizamos dentro de Porto Alegre não funcionam da mesma forma para as cidades do interior do Estado.

7 –  Não construa sua estratégia apenas para captação de alunos

Pode parecer estranho, mas essa é uma dica importante. O foco de toda instituição de ensino em campanhas de Google Ads geralmente está em inscrições de vestibular e matrículas de cursos, visto que esse é o objetivo final.

Mas nenhum estudante vai ser persuadido por um anúncio do Google Ads para se matricular (sim, eu sei, isso pode parecer chocante 🙂

O seu objetivo deve ser iniciar uma conversa e desenvolver uma relação com esse potencial aluno. Direcione-o para informações relevantes e dê a oportunidade de engajar com sua instituição e aprender mais sobre os programas de ensino, sua estrutura e o potencial de sua faculdade para o futuro dele.

Nesse ponto o segmento educacional é muito parecido com o marketing B2B (Business to Business). O processo de venda é complexo, longo e tem muitas influências externas, fazendo com o que o objetivo seja construir uma relação de confiança, demonstrando o expertise da instituição e apresentando informação de qualidade. E não uma venda imediata.

O segmento de ensino está entre os mais complexos para atuar no marketing digital. É importante investir em estratégias variadas, realizar testes e analisar os números quase que diariamente para então ajustar os pontos necessários.

Quer saber mais sobre como a Fator tem trazido resultados para diversas instituições de ensino? Clique no banner abaixo e conheça nosso trabalho!

banner-blog-marketing-digital-instituicoes-de-ensino

EAD: O FUTURO
DO ENSINO NO BRASIL
O Ebook completo e exclusivo para profissionais de marketing de instituições de ensino.
Um histórico do mercado de Ensino à Distância no Brasil e as principais tendências para o futuro, trazendo indicadores de comportamento do público e como se preparar para captar melhor os alunos.
BAIXE AGORA O EBOOK

Fator.ag

Somos uma agência de performance digital com cultura data-driven, moldada em 3 pilares: Design, Performance e Simplicidade.

Nos diferenciamos no mercado ao não fomentar o modelo tradicional de agência, que se propõe a ser apenas inquieto ou disruptivo. Nossa proposta consiste em ajudar empresas a terem sucesso no meio online através de ações eficientes de marketing digital.

Acreditamos na entrega de soluções, e não de serviços. Vendemos valor, e não tempo. Por isso pensamos as estratégias com foco em resultados que possam ser quantificados e qualificados.

Gostamos de dados, de como as coisas se conectam, mesmo quando parecem tão distantes. Aliás, acreditamos apenas em dados. O resto é achismo. E não trabalhamos com achismo na Fator.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

Preencha seu nome e e-mail abaixo e enviaremos automaticamente as novidades do blog da Fator para você.