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9 dicas de Instagram para Empresas

O Instagram tem mais de 800 milhões de usuários ATIVOS mensais, o que significa que muitas pessoas estão verificando com frequência seu aplicativo do Instagram todos os meses! Esse aumento da exposição pode ajudar a reunir mais leads, aumentar o tráfego do site, criar lealdade à marca, alcançar seu público-alvo e estar preparado para dispositivos móveis. Se algum desses itens for do seu interesse, esta postagem no blog foi feita com você em mente! 

Abaixo, mostraremos as 9 melhores dicas do Instagram para empresas que você pode implementar em sua campanha de marketing! Essas dicas ajudarão você a aproveitar ao máximo os muitos recursos do Instagram, além de oferecer uma vantagem sobre seus concorrentes.

Vamos começar? 

1. Use as hashtags apropriadas

Vamos começar com a famosa #HASHTAG! Elas se tornaram parte essencial de todas as campanhas de marketing do Instagram e com razão. Como o Instagram é um dos sites sociais mais populares e com maior envolvimento, entender as hashtags e como usá-las é crucial.

Muitas vezes os usuários clicam em uma hashtag que consideram interessante.Em outros casos, eles pesquisam hashtags específicas e navegam pelas postagens que contêm essa tag específica. Um conteúdo que vai levando ao outro através de links que identificam. Isso são hashtags.

Essa é a primeira dica do Instagram para negócios: Você não deve incluir apenas tags relacionadas à imagem que publica, mas também uma ou duas hashtags da marca! Essas tags personalizadas podem basear-se no nome da sua empresa, em uma campanha de marketing atual ou na ação que você deseja que seu público execute.

2. Publique conteúdo de qualidade

A única coisa mais importante do que suas tags é seu próprio conteúdo ou arte! Ao pensar nas idéias de conteúdo, lembre-se de três palavras; curto, memorável e divertido! Isso não significa que TODAS as postagens devem refletir esses três tópicos, mas o conteúdo criado com eles em mente tende a ter o melhor desempenho.

Todos nós sabemos que criar imagens, capturar a foto perfeita, adicionar texto, criar vídeos curtos pode ser um trabalho imenso, especialmente quando você cuida da empresa e também do marketing, então, para a segunda dica do Instagram para Negócios, vale o clichê: “Work smart, not hard”.

Como? Templates!

Use templates e modelos prontos para usar! Aplicativos criativos como Spark Post, Canva e Venngage podem ser os seus melhores parceiros nessa etapa! Você poderá criar artes de qualidade atraentes e envolventes com facilidade. 

O tempo de todo empresário é precioso. E ao usar modelos, você poderá criar gráficos com aparência profissional, sem levar muito tempo!

3. Conte histórias

Você sabia que MAIS de 300 milhões de usuários interagem diariamente com os Stories do Instagram?

O Stories é um dos recursos mais recentes do Instagram e foi criado para competir com o Snapchat Stories. Na prática, ninguém tinha certeza se iria superar os stories do Snapchat. Mas, no primeiro ano de existência, quase duplicou as visualizações em relação ao concorrente… 

Ou seja, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não usar Stories em sua estratégia!

Ainda não está convencido? Sem problemas. Vamos olhar mais alguns números:

  • O Instagram Stories tinha mais de 300 milhões de usuários diários até o final de 2017! Para fins de comparação, o Snapchat teve apenas cerca de 166 milhões de usuários diários no mesmo período…
  • Um estudo realizado pela Digital Trends mostrou que 1 em cada 5 stories faz com que um seguidor envie uma mensagem direta (DM) a uma empresa.
  • Um estudo de caso realizado na Agorapulse descobriu que os anúncios exibidos em histórias de IG tendem a ser melhores para gerar resultados econômicos (incluindo cliques) do que os anúncios de feed tradicionais.

Isso torna o Instagram Stories uma ferramenta poderosa para criar conversas, conhecer a opinião do seu público e dar voz a ele nas decisões da sua empresa!

E como tirar o máximo de proveito dos Stories? Essa é nossa dica de Instagram para Negócios de número 3. Faça o seguinte:

 

Use stickers para gerar resultados ! Os quatro principais que você deve incluir com frequência, são hashtag, local, votação e stickers de emoji. O uso dessas informações ajudará a impulsionar o engajamento e, ao mesmo tempo, tornar suas histórias mais atraentes e atuais!

A maioria das empresas publica muitas fotos em seus stories, o que é interessante. Mas não se esqueça do vídeo! Um vídeo curto de 10 segundos de algumas cenas dos bastidores pode fazer toda a diferença entre um usuário que vai voltar para assistir mais e outro que vai assistir apenas uma vez…. O vídeo é extremamente envolvente e faz os usuários quererem saber o que está por vir através da narrativa visual!

Por fim, é essencial que você use as informações do seu storie para saber o que funcionou para envolver o público! Caso você não saiba, agora você pode encontrar análises sobre o desempenho de seus stories nos insights do Instagram! Basta verificar na guia “conteúdo”. Você poderá ver seus stories e quem as viu. Eu sei, os dados não fornecem uma grande quantidade de informações, mas dão uma idéia do que está funcionando e do que não está!

4. Esteja “AO VIVO” com IG Live ou IGTV

A dica número 4 do Instagram para Negócios é usar o recurso IG Live Stream ou IGTV para interagir com seu público em TEMPO REAL! Você pode usá-lo para compartilhar notícias importantes e/ou empolgantes, ensinar um tutorial ou compartilhar o que acontece nos bastidores da sua empresa. Não se esqueça de promover seu evento AO VIVO através de uma postagem no Instagram algumas horas antes. Além disso, não deixe de postar seu storie para direcionar tráfego para o seu ao vivo também! 

Agora é a hora que você se pergunta:
Mas vou usar Instagram Live ou IGTV? Bem, existem duas perguntas que você deve fazer antes de tomar essa decisão:

  1. Quanto tempo durará o seu vídeo?
  2. Por quanto tempo você deseja que seu público tenha acesso ao vídeo?

Os stories do Instagram têm uma vida útil curta e desaparecem após 24 horas, a menos que você adicione as imagens aos seus destaques, enquanto o IGTV, como vídeos do youtube, permanece no seu canal para sempre, até que você as exclua manualmente!

5. Torne suas postagens “compráveis”

Essa é uma dica especial para quem tem um e-commerce e pretende aumentar as vendas usando redes sociais. Um dos mais interessantes recursos do Instagram são os posts de compra de produtos, que permitem taggear os produtos do seu e-commerce. Esse recurso tornou mais fácil para um consumidor comprar a partir do feed do Instagram! 

Utilize o poder visual do instagram para direcionar usuários que se interessarem pelos seus produtos, sem que eles precisem ficar procurando em seu e-commerce.


A configuração é fácil, bastando conectar o catálogo de produtos à sua conta. Depois de concluído, você poderá marcar seus produtos como se estivesse marcando uma pessoa ao enviar sua postagem. O novo recurso de postagens para compras do Instagram oferece uma oportunidade incrível para você transformar seus seguidores em clientes! 

6. Crescimento orgânico de seguidores

Como uma pequena empresa, entendemos o quão importante é ter um grande número de seguidores em suas plataformas de mídia social. Em um mundo onde o alcance é essencial, é preciso pensar em estratégias para aumentar a base de seguidores.

Antes de entrar nas dicas do Instagram para Empresas sobre como aumentar seus seguidores, vamos definir claramente o que é crescimento orgânico e o que é crescimento pago de seguidores. O crescimento orgânico de seguidores é quando seu conteúdo atrai seguidores ao longo do tempo, enquanto o crescimento pago de seguidores acontece quando você compra seguidores. Eu nunca sugiro tomar a última opção! 

Se a ideia é crescer organicamente, a nossa dica número 6 de Instagram para negócios envolve essas 10 estratégias: 

  1. Publique de forma consistente (pelo menos uma vez por dia)
  2. Experimente vídeos, vídeos ao vivo e stories
  3. Estudar e usar hashtags de qualidade
  4. Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário
  5. Colabore com outras pessoas – talvez influenciadores do seu segmento
  6. Publique nos seus melhores momentos
  7. Use suas análises
  8. Envolva seus fãs – responda aos comentários deles
  9. Organize concursos, sorteios e/ou premiações
  10. Postagem cruzada – Publique em todas as suas plataformas de mídia social

Quando você implementa essas práticas de maneira consistente, começa a perceber um crescimento de seguidores gradual.

7. Você precisará investir para ampliar seus resultados

Recentemente o Instagram revelou os três principais fatores que determinam quais postagens aparecem nos feeds dos usuários:

  • Interesse – quanto alguém gostaria de ver uma postagem
  • Oportunidade – Quão recente foi feita a postagem
  • Relacionamento – contas com as quais você interage regularmente

Além desses, eles levam em consideração outros três fatores:

  • Frequência – com que frequência um usuário abre o Instagram
  • Seguidor – Conteúdo de todas as contas que um usuário segue
  • Uso – quanto tempo um usuário gasta no instagram

Sites de mídia social como o Instagram querem que você pague para alcançar seu mercado ideal! Eu sei o que você está pensando … Por quê ?! Simplificando, é porque é assim que eles ganham dinheiro! No Facebook, por exemplo, o alcance orgânico de um post é de 3% a 6% da base de fans. Para atingir os outros 94% a 97%, vai ser preciso pagar!

E como o Facebook é dono do Instagram, é normal esperarmos que essa restrição também se estenda – em um nível diferente – para essa rede. E aqui vem a nossa sétima dica de Instagram para Negócios: Invista para impulsionar seus posts. Você verá um engajamento muito maior ao impulsionar uma postagem com apenas R$ 10 ao longo de 1 a 3 dias!

8. Acompanhe seu Analytics

Para a dica 8 do Instagram para negócios – lembre-se, o diabo está nos detalhes e você precisa estar lá com ele!

Para isso é essencial acompanhar os Insights dos stories, mas é preciso ir além e começar a usar todas as ferramentas de analytics do Instagram! Mas o que olhar? Vamos resumir aqui algumas métricas importantes para você acompanhar no Instagram Insights:

 

  1. Impressões – quantas vezes sua postagem apareceu na tela dos usuários.
  2. Alcance – descreve o número de usuários únicos que viram suas postagens no Instagram.
  3. Cliques no site – o número de vezes que os links que você incluiu no perfil da sua empresa foram clicados.
  4. Visitas ao perfil – o número de vezes que seu perfil foi visualizado.
  5. Seguidores – Este insight informa quantos seguidores você ganhou ou perdeu na semana passada! Ele também permite que você saiba a melhor hora “média” do dia em que seus seguidores estão usando o Instagram, para que você saiba qual a melhor hora para postar.

Use esses dados para maximizar seus resultados!

9. Divirta-se!

Para a última dica do Instagram para Negócios, deixe seu perfil divertido e criativo.

Exatamente,certifique-se de se divertir com seu Instagram! Implemente brindes para direcionar tráfego, faça parceria com outras empresas que não são concorrentes diretos, use seu Instagram como uma maneira de resolver os problemas de seus clientes! Seja criativo! Mantenha leve e divertido.

Antes de terminarmos este post, vamos falar um pouco mais sobre brindes. Nunca faça sorteios ou promoções com brindes sem penxar exatamente no que espera ganhar com isso. Essas promoções podem ajudá-lo a espalhar o reconhecimento da marca, recrutando participantes para compartilhar, curtir e marcar amigos para participar da sua oferta (um dos muitos conjuntos de regras que você pode criar para a sua oferta)! Uma postagem altamente compartilhável irá gerar compartilhamentos orgânicos e gerar mais impressões e exposição para você!

Vamos resumir esse post?

Agora você vai criar suas campanhas no Instagram com as melhores práticas possíveis! Você incluirá hashtags de marca, combinando com o conteúdo objetivo, que você não levou muito tempo para criar, pois usou modelos prontos no Canva.com. E se você tem um e-commerce, certamente vai taggear seus produtos!

Você também começará a usar stories do Instagram, vídeos ao vivo e IGTV como forma de envolver seu público! E no meio de toda a diversão, você estará de olho no Instagram Insights para saber como alterar sua abordagem e refazer sua estratégia para garantir o crescimento orgânico dos seguidores.

Esperamos que essas dicas sema interessantes para sua empresa e tragam bons resultados. Se quiser contar com o apoio de uma agência especialista em mídia, design e conteúdo, venha conversar conosco!

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.