Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

8 elementos importantes na estratégia de marketing de agências de viagens

Os últimos 2 anos foram difíceis no segmento de turismo, que acabou fortemente impactado pela crise que atingiu o Brasil. Entretanto, em 2017, o cenário econômico parece mais promissor (ou pelo menos mais otimista) e as agências de viagens começam a fazer os primeiros movimentos de marketing para recuperar o espaço que perderam nos dois últimos anos.

 

Mas com tantas estratégias e táticas disponíveis, às vezes fica difícil entender ONDE investir no marketing para o segmento de turismo. Dessa forma selecionamos os 8 itens mais relevantes para começar a pensar o marketing de uma agência de turismo:

 

1 – Website

 

Tudo começa e termina com um site que seja rápido para carregar, informativo, agradável visualmente e que disponibilize informações relevantes (como um blog), além de funcionalidades para contratação ou pelo menos tirar dúvidas online.

Além de tudo, obviamente, ele precisa ser responsivo (amigável para dispositivos móveis) e atrativo para os mecanismos de busca.

 

2 – Redes sociais

 

Seja inteligente ao usar as redes sociais para uma agência de viagens, pois cada plataforma tem seus benefícios e você não conseguirá ser eficiente em todas. Você não vai para o Caribe ver neve nem surfar em Nova York, certo? Então escolha 2 ou 3 redes sociais com base nos benefícios que elas podem trazer e aplique ali seus esforços de marketing.

 

3 – Newsletter

 

Enviar e-mails frequentes para seus potenciais e atuais clientes é uma forma eficiente de manter-se em contato. MAS, tenha certeza que eles optaram por receber seus e-mails e utilize uma plataforma dedicada para envio de email marketing. Além disso, envie e-mails formatados em HTML (nada de imagens recortadas), com linguagem simples e propostas de valor.
Dica: Segmente sua lista com base nos interesses (lembre de não enviar aquele pacote para esquiar nos Alpes para o público que quer surfar na Austrália).

 

4 – Estratégia para busca orgânica

 

As pessoas estão buscando informações a TODO MOMENTO. Garantir que seu site esteja bem posicionado nos resultados do Google é o que chamamos de Search Engine Optimization (SEO) e resume-se em o quão atrativo seu conteúdo é para os mecanismos de busca.

Existem muitas coisas que você pode fazer para um trabalho de SEO, mas o mais importante é criar um conteúdo de qualidade que as pessoas irão buscar e compartilhar com amigos. É simples.

 

5 – Ter um blog

 

Ainda na onda do posicionamento orgânico, é essencial o site da sua agência de viagens ter um blog. Produza conteúdo que seja relevante e que ajude seus potenciais clientes a resolver dúvidas ou se interessar por sua agência. Quer um exemplo? Se você vende pacotes de lua de mel em Nova York, porque não construir um post falando sobre os 5 melhores restaurantes da cidade para uma jantar romântico? Isso é exatamente o que o público que vai comprar seu pacote tem interesse!

 

6 – Anuncie online

 

Sim, você deve separar uma verba para investir em publicidade online – isso é parte essencial de uma estratégia de marketing eficiente. Existem muitas opções, como o Google AdWords, Facebook Ads e anúncios “nativos” em blogs e sites de viagens, por exemplo. Apenas tenha certeza de estar bem assessorado e acompanhar de perto o retorno de investimento (ROI) dessas ações.

 

7 – Último, mas não menos importante, combine todas as ideias acima em uma estratégia híbrida

 

Quer um exemplo? Produza um post de blog realmente amigável em SEO e promova-o via redes sociais e sua própria newsletter (segmentada, claro).

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.