Fator Digital - Performance e Resultados em Marketing Digital

Tendências de Marketing Digital para Lojas de Veículos

Consumidores interessados num veículo novo estão, cada vez mais, voltando-se para a internet. Em vez de ir de concessionária em concessionária para pesquisar modelos de carro, agora eles fazem tudo isso on-line. Afinal, assim é muito mais cômodo comparar marcas, preços e até cores disponíveis.

As lojas do setor automotivo têm consciência desse fenômeno. E isso está longe de ser um problema. Com estratégias de marketing digital, é possível atingir uma audiência muito maior. Porém, conforme os hábitos do público mudam, as abordagens também precisam acompanhar essa evolução.

3 tendências de marketing digital para concessionárias

Um relatório da consultoria eMarketer aponta que a indústria automotiva dos Estados Unidos vem investindo pesado em anúncios digitais. Em 2020, as cifras devem superar a marca dos US$ 14,14 bilhões, em comparação a um orçamento de US$ 6,1 bilhões em 2014.

Junto a essa realidade, também se podem vislumbrar algumas tendências para o mercado. Conheça as principais.

Experiência digital personalizada

Antes de adquirir um automóvel ou uma motocicleta, o consumidor médio pode passar de 90 a 120 dias namorando diferentes marcas. Em vez de esperar pela decisão do cliente, as lojas de veículos podem oferecer uma experiência digital rica e engajadora ao longo de toda a jornada de compra.

Por exemplo, o usuário pode visitar o site de uma montadora. Logo em seguida, no feed do Facebook, ele começa a ver anúncios de um modelo específico de carro. Isso é possível graças ao uso inteligente do Big Data. Quanto mais informações se tem sobre a pessoa, mais direcionada pode ser a publicidade.

A segmentação permite trabalhar categorias, conforme o estilo de vida do indivíduo. Podem-se ofertar diversos modelos de automóvel (passeio, utilitário, luxo). O target também pode ser delimitado pelo poder de compra. Não faz sentido oferecer uma Mercedes para quem ganha salário mínimo, né?

Facebook Ads para gerar leads

De acordo com um estudo realizado pela comScore, a ferramenta de anúncios do Facebook colabora diretamente para o consumidor preferir um produto em detrimento da concorrência.

Após verem publicidade na rede social, os usuários tomam mais atitudes como ir à concessionária (aumento de 37%) e visitar o site da marca (aumento de 11%). Ao mesmo tempo, também há diminuição na procura por veículos (14%) e marcas (3%) concorrentes.

Os critérios de segmentação do Facebook estão ficando mais sofisticados. No ramo de concessionárias, eles incluem:

– Tipo de veículo (carro, caminhonete etc.);

– Montadora;

– Modelo;

– Ano;

– Intenção de compra (se o consumidor prefere carro zero ou usado);

– Período de compra (se a aquisição será feita imediatamente ou nos próximos meses).

Over the top (OTT) advertising

Serviços como Netflix e Globo Play mudaram a maneira de assistir à TV. Agora, há muito mais opções de conteúdo à disposição da audiência. No próximo ano, a tendência é que surjam novas plataformas do tipo, conhecidas como OTT. O fluxo televisivo tradicional, da grade de programação intercalada por comerciais, está ficando em segundo plano.

Já a navegação na internet acontece, prioritariamente, pelo celular. Ou seja: os consumidores estão por trás de mais telas e aparelhos, e as marcas da indústria automotiva devem adotar novas abordagens.

De novo, estamos falando de dados orientando as estratégias de marketing. A segmentação avançada precisa considerar o dispositivo ou app que a pessoa usa, bem como sua localização geográfica. Em vez de interromper a experiência da pessoa com um anúncio, deve-se incorporar a publicidade naturalmente aos espaços digitais.

 

banner-blog-marketing-digital-concessionarias

Fator Digital

A Fator Digital é formada por uma equipe especializada, criativa e capacitada para executar projetos digitais com foco em resultados.
Atuação completa no planejamento de websites, portais e e-commerces e atuando ainda na gestão de campanhas online através do Google AdWords.